quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Liga dos Campeões : FC Porto vence Fenerbahçe por 3-1 ao sabor sul-americano

Lucho comemora golaço

Finalmente uma estreia feliz. O FC Porto venceu Fenerbahçe por 3-1 e acabou com amaldição que durava há cinco anos de não ganhar no primeiro jogo da Liga dos Campeões. Além deste feito, os dragões instalaram-se já no primeiro lugar do grupo G, uma vez que o Arsenal foi empatar a Kiev.

Mas bem se pode dizer que foi melhor o resultado do que a exibição. Os dragões entraram muito bem, mas depois adormeceram e viram a vitória em perigo. Um golo de Lino, em período de descontos, carimbou definitivamente os três pontos. Mas a reacção dos turcos e um penálti que parece ter ficado por marcar permitem concluir que o desfecho é enganador.

Não foi preciso esperar muito para verificar as intenções das duas equipas. Jesualdo apostou no habitual 4X3X3, mantendo Fernando a trinco e com Mariano González de volta à ala direita ofensiva. Já Luís Aragonés mostrou-se mais cauteloso. Deixou no banco Kazim Kazim e colocou Alex nas costas da contratação mais sonante da equipa, o espanhol Güiza.

Lisandro fazia o 2-0

O FC Porto começou por ser demolidor até perto da meia-hora, altura em que fez dois golos e que podia ter marcado mais, tal a sua superioridade. Os dragões desperdiçaram mesmo o 3-0, num lance de Lisandro. Pouco depois consentiram um golo e ficaram a tremer. O golo de Güiza despertou os turcos e enervou os portistas, que até ao intervalo não voltaram a construir um lance perigoso. Mariano, em quebra física, era o espelho da ineficácia. Mas Jesualdo insistiu nele até aos 60 minutos. A margem mínima mudara o sentido do jogo e a reacção do FC Porto deixou a desejar.

Tango de Lucho e Lisandro

Os dragões permitiram o crescimento dos turcos e nas bancadas os adeptos estavam inquietos. Roberto Carlos e Güiza espalharam algum pânico na defesa portista e um agarrão de Bruno Alves a Lugano, já perto do fim, não assinalado pelo árbitro, acabou por constituir o canto do cisne turco. O FC Porto segurava a vantagem e, para cúmulo, ainda ampliou pelo recém-entrado Lino para 3-1, num final emotivo. A maldição acabava, mas a equipa não ganhou para o susto.

Resultados da 1ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões 2008/2009

FC Porto - Fenerbahçe, 3-1 (Lisandro López 11', Lucho González 13', Lino 92'; Guiza 29')
Dínamo Kiev - Arsenal, 1-1 (Ismael Bangoura 64' g.p.; Gallas 88')

Vídeo

FC Porto 3-1 Fenerbahçe
Lisandro López 11'
Lucho González 13'
Guiza 29'
Lino 92'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas