quinta-feira, 11 de setembro de 2008

CONMEBOL: Fase de qualificação - Vexame nacional.

Ronaldinho não teve espaço para brilhar

Ingressos caros, estádio quase vazio e um futebol decepcionante. É o que podemos tirar do jogo de ontem, entre Brasil e Bolívia, que terminou empatado em zero a zero e aumentou a pedida dos torcedores para a saída do treinador Dunga, após a realização da 8ª jornada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo na África do Sul.

Numa rodada com poucos gols e apenas dois times vencedores - Paraguai e Chile -, sobressaiu-se o mau futebol. No estádio Engenhão, o alto preço dos ingressos, entre 30 e 200 reais, afastou boa parte do público. Com diversos lugares vazios, vazio também foi o futebol apresentado pelas duas equipes.

Resumir o jogo é complicado. Em toda a primeira parte, apenas um lance de perigo, numa cabeçada de Luís Fabiano longe do gol. Os bolivianos até conseguiram ameaçar, mas o goleiro Júlio César esteve seguro. Aos 27 minutos, ouviram-se as primeiras vaias.

Já no segundo tempo, logo aos 53’, García fez falta em Robinho e foi expulso. Com um a mais durante todo este tempo, a Seleção de Dunga pouco ou nada ameaçou, com exceção de outra cabeçada, agora de Júlio Baptista, pela linha de fundo. Ao final, festa para a equipe visitante, que pontuou fora de casa pelas eliminatórias pela primeira vez em sete anos - festa abafada pelas vaias e gritos de “Fora Dunga” dos adeptos.

A outra grande potência do nosso continente, a Argentina, vive fase igualmente obscura. Num jogo fraco contra o Peru, em Lima, os Hermanos marcaram aos 83 minutos com Cambiasso, mas a péssima atuação foi “coroada” com o gol de empate peruano nos descontos, por Fano. Já são cinco jogos sem vitória para os comandados de Alfio Basile.

Por sua vez, o Paraguai disparou na liderança. Venceu sem sobressaltos a Venezuela em Assunção: gols de Riveros e Valdez, ambos na etapa inicial. Já o Chile arrasou a Colômbia, recuperando-se da derrota para os brasileiros. Os colombianos, com apenas quatro gols marcados em oito jogos, vão ficando cada vez mais longe do Mundial. Outro que decepcionou foi o Uruguai. Após a vitória na Colômbia, sábado, o time não furou a defesa equatoriana no estádio Centenário.

Resultados da 8ª jornada das eliminatórias - Mundial 2010

Paraguai - Venezuela, 2-0 (Riveros 28’, Valdez 45’)
Uruguai - Equador, 0-0
Chile - Colômbia, 4-0 (Jara 27’, Suazo 39’, Fuentes 49’, Fernandez 71’)
Brasil - Bolívia, 0-0
Peru - Argentina, 1-1 (Fano 90’; Cambiasso 83’)

Classificação

1. Paraguai 17 pontos
2. Brasil 13 [saldo 7]
3. Argentina 13 [saldo 6]
4. Chile 13 [saldo 1]
5. Uruguai 12
6. Colômbia 10
7. Equador 9
8. Venezuela 7 [saldo -4]
9. Peru 7 [saldo -11]
10. Bolívia 5 [saldo -12]


Vídeos

Paraguai 2-0 Venezuela


Peru 1-1 Argentina


Chile 4-0 Colômbia


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas