domingo, 17 de agosto de 2008

Sporting vence FC Porto por 2-0 e conquista SuperTaça 2008/2009

Sporting vencedor da SuperTaça 2008/2009

O Sporting tem sido um caso sério para o FC Porto, e mais uma vez os leões levaram a melhor sobre os campeões nacionais vencendo, tal como na época passada, a Supertaça, por 2-0, num jogo disputado no Estádio do Algarve. Yannick Djaló brilhou e foi dele a autoria dos golos que valeram o primeiro troféu à equipa de Paulo Bento.

Num jogo muito intenso - nem sempre bem jogado, como é normal nesta altura -, competitivo, com a bola a correr com rapidez e o Sporting a começar melhor. Paulo Bento apostou em Caneira para a esquerda da defesa e Moutinho a trinco (Grimi e Miguel Veloso no banco), enquanto Jesualdo manteve o seu 4-3-3 com Farias a ponta-de-lança em vez de Mariano, que ficou no Porto, passando Lisandro para a esquerda e com Rodriguez à direita.

Melhor o 4-4-2 do Sporting, mais simples e naturalmente mais forte no meio-campo, onde o FC Porto perdia sistematicamente as segundas bolas. O defeito estava sobretudo em Guarin, que jogava na posição 6, onde ainda não está à vontade - se alguma vez vier a estar. Mas claramente o colombiano tem dificuldades em saber qual é o seu lugar no campo, fez várias faltas escusadas e parecia sempre ou demasiado à frente ou demasiado atrás. E por isso o futebol do Sporting era apesar de tudo mais fluente, muito embora qualquer das equipas falhasse passes fáceis.

Yannick Djálo desorientou dragóes

Os campeões nacionais voltaram a não se entender com a estratégia montada por Paulo Bento, ainda e sempre desenhada num losango, mas com muita dinâmica, sempre à espreita de explorar os flancos, e com Derlei e Yannick Djaló muito irrequietos, ante um quarteto portista demasiado inseguro. A primeira oportunidade pertenceu ao Sporting, aos 19 minutos, na sequência de um livre directo. O disparo de Fábio Rochemback passou muito perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Helton.

Os portistas responderam da melhor forma e, aos 32 minutos, Lucho González rematou à entrada da área, com a bola a embater com estrondo no poste da baliza leonina. Contudo, aos 44 minutos, os "leões" chegaram à vantagem, após jogada conduzida pelo lado direito. Romagnoli flectiu para o centro, cruzou para a área e Yannick fez a emenda vitoriosa.

Desespero de Lucho após falhar penálti

O segundo tempo começou praticamente com uma oportunidade perdida por Yannick. Valeu aos "azuis-e-brancos" a intervenção de Helton, a negar o segundo para os comandados de Paulo Bento. Aos 53 minutos, o FC Porto chegou com perigo à área "verde-e-branca" e Lisandro López esteve perto do golo, mas Rui Patrício defendeu com segurança.

Jesualdo Ferreira lançou então o brasileiro Hulk para o lugar de Farías, mas o Sporting fez o 2-0 aos 56 minutos, novamente por intermédio de Yannick. Izmailov progrediu pelo lado esquerdo, aproveitou um deslize d o romeno Sapunaru e o avançado leonino, perante Helton, atirou a contar. Aos 64 minutos, os portistas estiveram perto do golo, após remate de primeira de Raúl Meireles, com Rui Patrício a efectuar uma boa defesa.

o FC Porto continuou na procura do seu primeiro golo e o Sporting adoptou uma toada de maior contra-ataque, e Lucho González teve mesmo nos pés uma grande oportunidade para reduzir o marcador aos 72 minutos, mas falhou uma grande penalidade assinalada por Carlos Xistra depois de uma mão na bola de Caneira dentro da área. Rui Patrício defendeu o remate rasteiro do capitão portista, e a manutenção do resultado funcionou como um duro golpe na ambição dos jogadores do FC Porto. Os dragões não mais foram capazes de jogar com a cabeça e a vitória do Sporting foi então um dado praticamente adquirido.

Yannick Djálo e Miguel Veloso sempre em cumplicidade

Esta foi a sétima Supertaça vencida pelo Sporting que, ainda assim, continua muito distante do FC Porto, já com 15 troféus idênticos nas suas vitrinas. Benfica (3), Boavista (2) e Vitória de Guimarães (1), são as restantes equipas que já venceram a prova, cuja primeira edição realizou-se na época 1980/81.

Vídeo

Sporting 2-0 FC porto
Yannick Djaló 44´e 56´


Festa do Sporting


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

6 comentários:

  1. Já lá vão 4 vitórias SEGUIDAS frente ao PORTO 7-0 sequinhos.
    É verdade que nestes jogos tem de haver sempre a estrelinha do jogo e o SPORTING teve-a 2 vezes através de Lucho que é de facto um jogador extraordinário...falasse tanto de Quaresma e Lucho continua a espalhar classe neste pobre campeonato português.
    Para mim foi o melhor em campo, contrastando com os 2 pobres laterais que o Porto tem:Benetiz e Sapunaru que miséria.
    Rodriguez o tal que ia partir tudo pouco se viu tirando 2 arrancadas ainda no inicio.

    Quanto ao meu clube...Djaló marcou 2 golos fácies e IZMAILOV foi para mim o motor leonino--o melhor do Sporting , seguido de PAtricio que tanto critiquei.
    Patricio estava irritantemente inseguro no inicio, não pronuciando nada de bom, mas depois na 2ª parte quase que ofereceu esta Supertaça ao Sporting, defendendo um penalty que até foi bem executado pelo Lucho.

    Espero que este troféu o 4º na era P.Bento seja agora complementado por uma regularidade no campeonato, a tal regularidade que o P.Emanuel referiu e bem na sua entrevista.
    Estes canecos dependem de momentos...o campeonato são 30 jogos e tem de se estar sempre no máximo seja contra o Trofense , seja contra o Porto!

    ResponderEliminar
  2. Um grande jogo de futebol principalmente na primeira parte, o sporting a presionar muito bem e preencher muito bem todos os espaços do campo, penso que toda a equipa esteve num bom nivel, Ismailov foi o maestro, Moutinho muito abaixo do habitual nota-se que está resentido só quase no final do jogo começou a dar um ar da sua graça, mas falando em Moutinho e sem olhar ao que aconteceu ultimamente, penso que Moutinho não tem estaleca para ser capitão da equipa, não sabe impor-se como capitão quando é preciso, estou-me a lembrar do jogo da época passada com o benfica quando o arbitro marcou penalti contra o SLB, e depois voltou com a decisão atrás ai Moutinho não soube impor a sua autoridade como capitão, em que ficou o Nuno Gomes e Rui Costa a falar com o arbitro e Moutinho afastou-se.
    Djaló é um jogador em franco crescimento, sabado começa a Liga é preciso entrar com o pé direito.

    ResponderEliminar
  3. parabéns ao Sporting por uma vitória que foi justa e que permitiu mais uma conquista à custa do meu Porto! Começa a tornar-se num (mau) hábito desde que o Jesualdo Ferreira é treinador do FC Porto!

    Depois, dizer que estou farto de ser humilhado pelo Sporting por termos um péssimo treinador! As derrotas em finais seguem-se umas às outras sem que a SAD tome a decisão que se impõe: agradecer a Jesualdo aquilo que fez mas não renovar o contrato!

    ResponderEliminar
  4. Aqui esta a razao porque o Jesualdo nao tem estofo para ser treinador do Porto.Jogo fraquissimo do Porto,por culpa das tais invencoes do Jesualdo.Lisandro na esquerda e Rodriguez na direita...tentou mudar quando ja era muito tarde,e mostrou-se impotente de mudar o curso dos acontecimentos.O Sporting,para ser franco,tambem nao fez nada de especial,e tirou proveito dos erros do Porto.A haver um vencedor,tereria que ser o Sporting porque nao cometeu erros infantis.

    ResponderEliminar
  5. ha certas coisas que nao se entende no porto e no seu treinador...

    1- quaresma esta no plantel e nao joga???? sera pior que os outros extremos??? nem extremos havia

    2- o nosso "suposto" treinador reforça a equipa no meio campo e com jogadores de mobilidade para poder jogar no 4-4-2 assim que necessario e ontem contra uma equipa que tem um meio campo a 4 e muito forte joga em 4-3-3 mesmo nao tendo extremos (apenas rodriguez)... sera que ao fim de tantos bailes do sporting ainda nao entendeu??? se ainda ao menos jogasse com extremos mesmo extremos era uma coisa agora jogar com o lisandro na linha e com o farias n o meio é obrigar o lisandro a estar sempre na linha pk o farias nao tem mobilidade... ou seja... perdem-se 2 jogadores... nao percebo

    3- expliquem as dispensas do ibson... que jeito dava neste porto

    4- e o renteria???? um avançado de mobilidade como ele teria certamente uma palavra a dizer neste plantel...

    no fundo acho que o porto tem excelentes jogadores e muitas opções que no ano passado nao tinha mas tem um problema que se chama jesualdo... nos outros anos tb contamos com a manutenção da base da equipa e o mau campeonato dos outros... e este ano sera assim???

    a ver vamos....

    ResponderEliminar
  6. Achei que houve ali um ou outro caso que poderia ter sido evitadissimo, foi um jogo um pouco equilibrado, um bom jogo acima de tudo. Infelizmente gostaria de estar aqui a dizer que a minha equipa tinha ganho o jogo e que tinha conquistado o 1º titulo da epoca, mas dou os parabens ao FC Porto por ter chegado ali da maneira que chegou. E agora é seguir, trabalhar e lutar para conquistar as outras provas.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas