sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Liga dos Campeões : Composição da fase de Grupos 2008/2009. FC Porto com Arsenal e Sporting com Barcelona

Os melhores da Champions League 2007-2008

Ontem foi dia de Sorteio da fase de Grupos da Liga dos Campeões 2008/2009 e as duas equipas portuguesas presentes (Porto e Sporting) podem quanto a mim ambicionar chegar aos oitavos-de-final da prova.

No grupo do FC Porto, o Arsenal será apontado como favorito ao primeiro lugar a par do tricampeão português. Fenerbahçe, agora orientado por Luis Aragonés (conduziu a Espanha ao título de campeã da Europa) e Dínamo Kiev serão «outsiders» a ter em conta, contando com o apoio entusiasta dos adeptos nos seus recintos. O plantel da equipa turca apresenta nomes como Roberto Carlos, Mateja Kezman, Deivid (antigo jogador do Sporting) ou Dani Guiza (avançado contratado ao Maiorca). O Dínamo Kiev, actual segundo classificado no campeonato ucraniano, com 13 pontos em seis jogos, defrontou o Sporting na época passada, tendo perdido em casa (1-2) e em Alvalade (3-0).

Adversários do FC Porto à lupa:

Arsenal

Arsenal

Aí está um velho conhecido dos dragões. O Arsenal não deixou boas recordações ao FC Porto há duas épocas na Champions. Um empate a zero em casa e uma derrota 0-2 no Emirates Stadium, em Londres, confirmaram a história: os portistas nunca venceram em Inglaterra. Arséne Wenger continua a treinar estrelas como Fàbregas, Nasri, Eduardo da Silva, Van Persie ou Adebayor.

Fenerbahçe

Fernenbach

Os dragões vão estrear-se frente ao Fenerbahçe em provas europeias. Este ano, os
campeões turcos apostam forte na Champions. São treinados por Luis Aragonés, reinador
campeão da Europa, e conta com jogadores como Roberto Carlos, Alex, Güiza, o
ex-sportingusta Deivid, bem como vários internacionais turcos, como Demirel, Emre,
Sentürk, Tümer Metin, Kazim Kazim ou Ugur Boral.

Dínamo Kiev

Dinamo Kiev

O Dínamo Kiev está ligado à primeira caminhada dos dragões para o título de campeão
europeu, em 1987. Nas meias-finais, uma dupla vitória por 2-1 levou os dragões até à final de Viena, onde derrotaram o Bayern Munique. Estes ucranianos vêm de dois
triunfos por 4-1 com o Spartak Moscovo na pré-eliminatória e têm em Aliyev, Ismaël Bangoura e Milevskiy as principais figuras.

Barcelona, Shaktar e Basileia no caminho dos “leões”

No grupo do Sporting, o Barcelona dispensa apresentações. A equipa catalã, agora orientada por Pep Guardiola, viu sair Deco e Ronaldinho mas conta com «estrelas» como Messi, Etoo e Thierry Henry, entre muitas outras. Sendo assim, o Shahktar Donetsk, deverá ser o grande obstáculo do Sporting, que enfrenta a quinta tentativa para ultrapassar a fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol. A formação "leonina" jamais defrontou o Shakhtar, mas já encontrou uma equipa ucraniana, o Dínamo de Kiev, precisamente na edição da época passada, tendo somado dois triunfos: 2-1 na Ucrânia (primeira vitória de sempre fora na prova) e 3-0 em casa.

Como nos últimos anos, o conjunto comandado pelo romeno Mircea Lucescu, que afastou na terceira pré-eliminatória o Dínamo de Zagreb, tem uma grande preponderância de jogadores brasileiros, nomeadamente Brandão, Jadson, Willian, Fernandinho, Ilsinho e Luiz Adriano.

A fase de grupos da "Champions" realiza-se de a 15 e 16 de Setembro (primeira jornada), 30 de Setembro e 01 de Outubro (segunda), 21 e 22 de Outubro (terceira), 04 e 05 de Novembro (quarta), 25 e 26 de Novembro (quinta) e 09 e 10 de Dezembro (sexta).Qualificam-se para os oitavos-de-final os dois primeiros classificados dos oito grupos.

Adversários do Sporting à lupa:

Barcelona

Barcelona

O Barcelona é um clube com quem os leões não têm boas recordações na Taça UEFA. Em 1986, depois de perderem 0-1 no Camp Nou, estiveram quase a vencer a eliminatória em Alvalade, mas um golo de Julio Alberto a sete minutos do fim caiu como um balde de água fria... o triunfo 2-1 não chegou. Hoje o Barça tem Xavi, Iniesta, Hleb, Eto’o e Henry, que fazem guarda de honra à superestrela Messi.

Shakhtar

Shakhtar Donetsk

O Shakhtar é uma equipa incómoda, que o diga o Benfica, que na época passada sentiu dificuldades com em ultrapassá-los na Liga dos Campeões. É uma equipa treinada pelo experiente Mircea Lusescu, que tem uma grande colónia de brasileiros: Fernandinho, Jadson, Willian, Luiz Adriano, Brandão e Moreno. A viagem a Donetsk, na Ucrânia, é sempre complicada por causa do frio.

Basileia

Basileia

Meses depois, os leões reencontram o Basileia, que afastaram na época passada nos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Mas este ano há um novo desafio para o Sporting: vingar o Vitória de Guimarães, que na quarta-feira foi afastados por esta equipa onde joga Carlitos. E tudo por causa de um erro inacreditável do árbitro auxiliar. Os suíços são um adversário perfeitamente ao
alcance dos leões.

Composição dos grupos da Liga dos Campeões de futebol 2008/09 :


Grupo A:

Chelsea (Ing), AS Roma (Ita), Bordéus (Fra) e Cluj (Rom).

Grupo B:

Inter de Milão (Ita), Werder Bremen (Ale), Panathinaikos (Gre) e Anorthosis Famagusta (Chp).

Grupo C:

FC Barcelona (Esp), Sporting (Por), Basileia (Sui) e Shakhtar Donetsk (Ucr).

Grupo D:

Liverpool (Ing), PSV Eindhoven (Hol), Marselha (Fra) e Atlético de Madrid (Esp).

Grupo E:

Manchester United (Ing), Villarreal (Esp), Celtic de Glasgow (Esc) e Aalborg (Din).

Grupo F:

Lyon (Fra), Bayern de Munique (Ale), Steaua de Bucareste (Rom) e Fiorentina (Ita).

Grupo G:

Arsenal (Ing), FC Porto (Por), Fenerbahçe (Tur) e Dínamo de Kiev (Ucr).

Grupo H:

Real Madrid (Esp), Juventus (Ita), Zenit de São Petersburgo (Rus) e BATE Borisov (Bie).

Calendário dos jogos neste link.

Cristiano Ronaldo premiado como melhor jogador da Liga dos Campeões 2007/2008

Ronaldo o melhor de 2007_2008

Nunca um vencedor foi tão anunciado. Como se esperava, Cristiano Ronaldo saiu de mãos cheias da gala da UEFA que se realizou no Mónaco e onde foram entregues os prémios para os melhores jogadores da Liga dos Campeões da época passada. O craque português recebeu o prémio para o melhor avançado – anunciado e entregue por Eusébio – e, pouco depois, o de melhor jogador. Apesar de ser uma escolha mais do que óbvia, Cristiano Ronaldo não foi capaz de esconder um largo sorriso de satisfação.

O português foi decisivo na vitória do Manchester United na Liga dos Campeões, tendo apontado oito golos na competição, o que lhe valeu o título de melhor marcador. O Verão foi aquecido pela possível transferência para o Real Madrid, que acabou por não se concretizar.

Cristiano Ronaldo foi o único intruso na gala de prémios da UEFA, que foi pintada em tons de azul. Os jogadores do Chelsea, finalistas vencidos da última edição da Liga dos Campeões, conseguiram todos os prémios individuais... que o português não podia disputar. Assim, o checo Petr Cech foi eleito o melhor guarda-redes da prova, repetindo o prémio que já tinha conseguido no ano anterior. O capitão dos blues, John Terry, levou a melhor na votação para o melhor defesa. E a distinção para melhor médio coube a Frank Lampard, que até apontou um golo na final de Moscovo. Depois, entrou Cristiano Ronaldo em acção e mais ninguém tocou nos troféus. A cerimónia acabou com o craque português a ser aplaudido em palco pelos jogadores do Chelsea, o grande rival do Manchester United na Liga inglesa e também na Europa.

Para terminar fica o resultado da inquérito do Blog Desportugal, onde pediamos a vossa opinião sobre quem era actualmente o melhor jogador do Mundo. O resultado não poderia ser mais claro. Obrigado pela vossa participação.

Sondagem Desportugal para melhor jogador do Mundo

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas