quarta-feira, 16 de julho de 2008

Carlos Queiroz apresentado como novo seleccionador de Portugal

Carlos Queiroz - novo seleccionador de Portugal apresentado

Carlos Queiroz foi apresentado na F.P.F. onde assinou um contrato de 4 anos à frente da Selecção Nacional. O ex-técnico adjunto do Manchester United traçou objectivos, e o primeiro será qualificar Portugal para o Mundial 2010 na àfrica do Sul e tentar fazer melhor que Scolari em 2006, ou seja , chegar à final.

Queiroz em 1991 com Figo, Rui Costa entre outros

Esta foi uma escolha consensual por parte da opinião em geral, pediram Queiroz e Madaíl fez a vontade, trazendo o técnico que em 1989 e 1991 deu a Portugal dois títulos de campeão do Mundo Sub-20 a Portugal. Depois disso, alguns altos e baixos numa carreira marcada por uma verdadeira volta ao Mundo. Só faltou treinar no continente asiàtico. Destaque para as passagens pelo Sporting, Real Madrid e Manchester United.

A critíca especializada afirma ser Queiroz o garante de toda a restruturação do futebol português a nível de todas as selecções. Aqui residem as minhas dúvidas. Actualmente os principais clubes nacionais apostam em estrangeiros para as suas equipas de formação (ainda ontem chegaram mais 2 brasileiros para o FC Porto)e o tempo que Queiroz tinha para trabalhar essas equipas em meados dos anos 80/90 são agora tarefa impossível. Mais, se repararmos nos jovens jogadores que alinham actualmente na selecção nacional, muitos apareceram logo na Selecção A sem fazer o trajecto normal e outros nem sequer passaram pelas selecções. Sinais dos tempos modernos. Antigamente tinhamos resultados brilhantes nos escalões juniores e a Selecção A ficava constantemente fora das grandes competições. Na altura de prestar contas, se a Selecção A não mantiver o nível até aqui, quem vai ligar às Selecções Sub-16...etc e já agora que vai alimentar a actual nova rica F.P.F.? Boa sorte Professor.

Joao Pinto frente a Roberto Carlos no Mundial Sub-20 em Lisboa

Na primeira passagem pelo cargo de seleccionador, entre Setembro de 1991 e Novembro de 1993, Carlos Queiroz orientou a equipa nacional A em 23 jogos, 13 dos quais oficiais, a contar para a qualificação do Euro 92 e do Mundial 94. No total, somou 10 vitórias, oito empates e três derrotas. A estreia aconteceu num particular frente à Áustria, que terminou com um empate 1-1. A despedida foi em Itália, com uma derrota por 1-0 que afastou Portugal do Mundial 94 e ficou célebre por causa de declarações onde pedia que fosse varrida a “porcaria” na Federação.
Nesses 28 meses, Queiroz lançou 19 jogadores na Selecção principal. O mais marcante de todos foi, obviamente, Luís Figo, o recordista de jogos com a camisola das quinas (127). Mas craques como Rui Costa, João Pinto, Jorge Costa, Paulo Sousa, Hélder, Pedro Barbosa e Abel Xavier foram também lançados pelo professor.

O primeiro compromisso de Carlos Queiroz como seleccionador é a 20 de Agosto, num particular com as Ilhas Feroé, em Aveiro. A 6 de Setembro, o primeiro jogo oficial. Portugal começa o apuramento para o Mundial 2010 em Malta. Quatro dias depois, a equipa das quinas recebe a Dinamarca. Até ao final do ano, mais duas partidas. Na Suécia, a 11 de Outubro e recepção à Albânia, quatro dias depois. A qualificação para o Mundial é o grande objectivo do novo timoneiro.

Add to Technorati Favorites

Página Inicial

2 comentários:

  1. Um grande blog.

    ¿Trocamos links?
    Se interessa-te responde em meu blog: http://marcador-desportivo.blogspot.com/

    Um saúdo.

    ResponderEliminar
  2. EPOCA 2008/2009

    03-06-2009

    SELECÇÃO DE SUB.15 FUTEBOL 11 DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA.


    CONVOCATORIA PARA OS TREINOS DA SELECÇÃO DE SUB.15 FUTEBOL 11 DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA QUE IRA DECORRER NO DIA 8 DE JUNHO DE 2009 PELAS 19.00 HORAS NO CAMPO DO C.A.CULTURAL DA PONTINHA.


    LISTA DEFINITIVA DOS JOGADORES CONVOCADOS PARA O TORNEIO PROTOCOLAR INTER-ASSOCIAÇÕES DE SUB.15 FUTEBOL 11:

    C.F.BELENENSES:
    ANDRE RODRIGUES.GONÇALO BARROSO,GONÇALO RIBEIRO,HUGO VINHA,TOMAS GREGORIO

    F.C.ALVERCA:
    BRYAN CERQUEIRA

    A.C.CACEM:
    VASCO NUNES

    C.A.CULTURAL:
    DIOGO MARTINS

    G.D.ESTORIL-PRAIA:
    DUARTE REBELO,GONÇALO PINHEIRO,RUI PINHEIRO

    A.D.OEIRAS:
    ANTONIO CAMPOS,EDI OLIVEIRA,GONÇALO SOARES,JOAO ALBUQUERQUE,JOAO MAXIMO,MARCOS PEREIRA

    S.C.U.TORREENSE:
    ANTONIO CESTEIRO

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas