sexta-feira, 18 de julho de 2008

Brasileirão: 12ª jornada - Portuguesa dá show; Flamengo derrotado.

Benazzi (centro) segue na Lusa

Neste meio de semana, transcorreu a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O líder Flamengo acabou sofrendo a segunda derrota no nacional, sendo a primeira longe do Maracanã: 1-0 para o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Mas antes de falar dos ponteiros da tabela, torna-se necessário comentar a grande partida entre Portuguesa e Náutico, no Canindé.

Vindo de três derrotas consecutivas, a torcida da Lusa pressionou o técnico Vágner Benazzi para que este pedisse demissão, antes da partida. Durante o primeiro tempo, os murmúrios aumentaram, vendo que a Portuguesa perdia por 0-2 para o Timbu, gols de Felipe e Gilmar. Poucos acreditavam no que estava por vir.

Logo aos 48’, Edno descontou de falta. Pressionando, a Portuguesa chegou ao merecido empate com Patrício, aos 83’. E o mais incrível veio aos 90 minutos: Carlos Alberto cruzou, a defesa afastou e Jonas pegou o rebote, marcando o gol triunfal da equipe lusitana. Ao final do jogo, o técnico Benazzi (que ajudou o time a sair da Série B em 2007) comemorou com os jogadores e torcida com intensa euforia.

Dito isto, falemos dos jogos dos líderes. O Flamengo foi derrotado pelo Coritiba, por 1 a 0. O gol saiu cedo: aos 17 minutos, Rodrigo Mancha arriscou de longe, a bola desviou na zaga e matou o goleiro Bruno. Foram 34.741 pagantes no estádio, que viram o “Fla” dominar o segundo tempo, mas em poucos momentos conseguindo criar chances claras de gol.

O vice-líder Cruzeiro diminuiu a diferença para o Rubro-Negro para dois pontos, após vencer o Atlético PR no sofrimento (para 15.247 pagantes). O jogo foi muito bom principalmente na etapa final, com chances para os dois times. No final, melhor para a Raposa: Elicarlos fez o gol da vitória, num lance confuso que contou com vários desvios até ir para o fundo da rede.

Já o terceiro colocado Grêmio esteve próximo de ganhar, e de perder o jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro. Esteve em vantagem duas vezes no placar, criou chance para definir a partida, mas no fim levou sufoco e por pouco não foi derrotado. O 2-2 final acabou refletindo o bom segundo tempo de ambas as partes.

Noutros jogos, destaques para São Paulo, Palmeiras e Santos. O time são-paulino calou 35 mil pagantes no estádio Barradão, ao fazer 3-1 no Vitória. Destaque para o golaço marcado por Éder Luís, arrancando do campo de defesa, passando por três adversários e finalizando na saída do goleiro.

O Palmeiras ganhou do Fluminense, num belo jogo: 3-1. Kléber fez dois gols, sendo o destaque da partida – o Palmeiras, todavia, perdeu diversas chances, tendo grandes problemas para superar o goleiro Fernando Henrique, que vive grande fase. E o Verdão segue subindo na tabela.

Já o Santos... Segue em seu inferno astral. Levou uma “tunda” do Figueirense, 3-0 (Edu Salles “bisou”), e especulou-se a saída do técnico Cuca, desmentida posteriormente. É o pior início de Brasileirão dos santistas, que têm com Cuca oito jogos, com míseros quatro empates. Vitória? O Santos não conhece há dez jogos. Do outro lado, o Figueira cresceu com o técnico PC Gusmão: já são cinco jogos sem perder.

Êxodo de jogadores

Ainda não estamos em agosto, mas a “janela” de transferências já deixa as primeiras baixas no futebol brasileiro. Começou com o zagueiro Henrique, do Palmeiras para o Barcelona. Nos últimos dias, são pelo menos oito saídas já consumadas.

O goleiro Diego Cavalieri deixou o Palmeiras e assinou com o Liverpool; Hélder saiu do Juventude, da Série B, e firmou-se ao Nancy; Renato Augusto, do Flamengo ao Bayer Leverkusen; Jefferson, do Paraná (Série B) para a Fiorentina; Carlão, do Corinthians (Série B) ao Sochaux; Marcinho, do Flamengo para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes; Cícero, do Fluminense ao Hertha Berlim; e Rodrigo Tabata, do Santos para o Gaziantepspor, da Turquia.

Mas calma, a janela de transferências está só começando - e nem citamos os jogadores mais "obscuros". Mal posso esperar o dia em que nossos clubes consigam manter-se economicamente sem a necessidade da venda em massa. Porém, até lá...


Resultados da 12ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Sport – Grêmio, 2-2 (Durval 60’, 82’; William Magrão 52’, Rodrigo Mendes 63’)
Botafogo – Ipatinga, 4-0 (Zé Carlos 6’, Wellington Paulista 16’, J. Henrique 43’, 52’)
Portuguesa – Náutico, 3-2 (Edno 48’, Patrício 83’, Jonas 90’; Felipe 14’, Gilmar 31’)
Figueirense – Santos, 3-0 (Edu Salles 27’, 44’, Tadeu 56’)
Vitória - São Paulo FC, 1-3 (Dinei 90’; Hugo 11’, Dagoberto 72’, Éder Luís 80’)
Palmeiras – Fluminense, 3-1 (Kléber 32’, 48’, Maicossuel 77’; Washington 34’)
Cruzeiro – Atlético PR, 1-0 (Elicarlos 84’)
Vasco – Goiás, 1-1 (Luizão 90’; Romerito 42’)
Internacional – Atlético MG, 1-0 (Nilmar 6’)
Coritiba – Flamengo, 1-0 (Rodrigo Mancha 17’)


Classificação
class_br12_desportugal

Vídeos

Portuguesa 3-2 Náutico


Coritiba 1-0 Flamengo


Cruzeiro 1-0 Atlético PR


Vitória 1-3 São Paulo FC


Palmeiras 3-1 Fluminense


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas