segunda-feira, 21 de julho de 2008

Brasileirão: 13ª jornada - Flamengo perde e rivais encostam.

Paulo Sérgio, autor do gol gremista

A tabela de classificação após a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro apresenta um equilíbrio poucas vezes visto num campeonato nacional. Os jogos do fim de semana decretaram mais uma derrota flamenguista, enquanto que os rivais na luta pelas primeiras posições venceram, ou pelo menos, somaram pontos.

O Flamengo tem 26 pontos, contra 25 do Grêmio, 24 do Cruzeiro, 23 de Vitória e São Paulo, além do Palmeiras com 21. Destes, Fla e Palmeiras foram derrotados no domingo: o Rubro-Negro pelo Vitória em pleno Maracanã (0-1), e o Verdão pelo Goiás (3-2).

Começamos nosso resumo pelo líder. Foram 41.827 pagantes, público que viu um Flamengo apático em campo. Sem Renato Augusto e Marcinho, vendidos, a equipe perdeu qualidade no meio e no ataque, qualidade esta que acabou não sendo reposta por Jônatas e Diego Tardelli. Melhor para o Vitória, que esteve muito compacto em campo e mereceu chegar ao gol com Dinei, aos 56 minutos.

O Flamengo teve apenas uma finalização no primeiro tempo, e com o zagueiro Fábio Luciano. Na etapa final, ainda teve um gol anulado, por impedimento, de Tardelli. Pouco depois, o mesmo Tardelli obrigou Viáfara a boa defesa. Os baianos se fecharam após seu gol, e a partida teve poucos lances de emoção.

Sábado, o Grêmio bateu o Cruzeiro num duelo direto pela vice-liderança. Num estádio Olímpico com 31.270 torcedores, o Tricolor realizou um primeiro tempo primoroso: marcou a saída de bola cruzeirense, empilhou chances e fez do goleiro mineiro Fábio o melhor em campo. Ele só não evitou o gol de Paulo Sérgio, num belo chute aos 17’.

O segundo tempo iniciou com maior equilíbrio, e o Cruzeiro teve algumas chances de gol - defendidas por Victor e pela trave. Depois, a equipe local retomou a melhor condição e esteve perto do segundo gol, mas Perea, André Luís e Paulo Sérgio não conseguiram balançar as redes.

Já o São Paulo dá mostra de que finalmente acordou para o campeonato. O atual bicampeão derrotou o Botafogo por 2 a 1, e se aproximou do “G-4”. O time do Morumbi começou amassando e chegou ao primeiro gol em pênalti cobrado por Rogério Ceni. O polêmico Carlos Alberto, campeão europeu com o Porto, empatou num chute de longe na etapa final. O jogo se encaminhava para o empate quando Jorge Wagner cruzou para Dagoberto marcar aos 87’.

Num bom jogo disputado, sob forte calor, o Goiás bateu o Palmeiras no Serra Dourada. Os goianos logo abriram 2-0, mas os visitantes empataram ainda na etapa inicial. No segundo tempo, Alex Terra fez o que seria o gol triunfal do Goiás, aos 61’. O palmeirense Kléber ainda foi expulso, e a partir daí só deu Goiás: o goleiro Marcos fez várias defesas e impediu um placar maior.

No meio de semana passado, falamos aqui que o técnico Vagner Benazzi escapara da demissão na Portuguesa por um triz. Mas desta vez não deu: a Lusa apanhou de 4 a 1 do “lanterna” Ipatinga e Benazzi caiu após dois anos de trabalho. Valdir Espinosa o substitui, em sua terceira passagem pelo clube.

No Mineirão para apenas 6.569 pagantes, o Atlético MG conseguiu uma bela virada contra o Coritiba: 3 a 2, na primeira vitória do Galo em seis jogos. O Coxa abriu 0-2, mas levou o empate em gols de Gedeon e Petkovic. Aos 49’, Rubens Cardoso deixou o Coritiba com um a menos ao ser expulso, facilitando as coisas para o Atlético. Eduardo fez o gol da vitória aos 72’, enquanto o Coxa ainda teve mais um expulso: Marlos.

Noutras partidas, destaque para o Santos, que venceu após dez jogos: 1-0 no Sport. Já o Vasco desperdiçou um pênalti com Leandro Amaral e amargou a derrota na casa do Atlético PR (3-1); Náutico e Internacional fizeram um jogo parelho, onde o 1-1 acabou justo; e o Fluminense ganhou do Figueirense num gol polêmico: os atletas do Figueira reclamaram falta no goleiro Wilson, que dividiu a bola no alto e facilitou as coisas para Thiago Neves marcar no rebote.


Resultados da 13ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Grêmio – Cruzeiro, 1-0 (Paulo Sérgio 17’)
Ipatinga – Portuguesa, 4-1 (Rodriguinho 11’, 35’, Dias [p.b.] 73’, Marinho 76’; Halisson 63’)
Fluminense – Figueirense, 1-0 (Thiago Neves 81’)
Santos – Sport, 1-0 (Kléber Pereira 43’)
Náutico – Internacional, 1-1 (Radamés 59’; Nilmar 86’)
Goiás – Palmeiras, 3-2 (Alex Terra 11’, 61’, P. Henrique 20’; Alex Mineiro 41’, Jeci 45’)
Atlético PR – Vasco, 3-1 (Joãozinho 19’, Márcio Azevedo 49’, Aquino 90’; Alan Kardec 70’)
São Paulo FC – Botafogo, 2-1 (R. Ceni 34’, Dagoberto 87’; Carlos Alberto 77’)
Flamengo – Vitória, 0-1 (Dinei 54’)
Atlético MG – Coritiba, 3-2 (Gedeon 30’, Petkovic 44’, Eduardo 72’; Keirrison 9’, César Prates [p.b.] 18’)

Classificação

class_br13_desportugal

Vídeos

Flamengo 0-1 Vitória



Grêmio 1-0 Cruzeiro



São Paulo FC 2-1 Botafogo



Goiás 3-2 Palmeiras



Atlético MG 3-2 Coritiba



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas