domingo, 22 de junho de 2008

EURO 2008 : Quartos-de-final - Rússia espreme Holanda e vence por 3-1 no prolongamento

Arshavin - estrela russa brilhou e marcou frente à Holanda

A Rússia venceu a Holanda, por 3-1, após prolongamento, e apurou-se para as meias-finais do Euro 2008. Tal como já se adivinhava, assistiu-se ao melhor jogo da prova, ou não estivessem em campo as duas equipas com futebol mais ofensivo. Rússia e Holanda só tiveram olhos para a baliza do adversário!

Os russos entraram a todo o gás e entre os 6 e os 8 minutos desperdiçaram três boas oportunidades. Primeiro num livre directo fantástico de Zhirkov e, depois, através de dois lances de Pavlyuchenko. Mas Van der Sar voltou a mostrar que está em grande forma e que é um dos grandes candidatos a melhor guarda-redes do Europeu.

A Holanda acordou a partir dos 20 minutos, muito por influência da imaginação de Van der Vaart e Sneijder. O jogador do Hamburgo criou muito perigo através de dois livres indirectos nas imediações daárea, mas Van der Vaart e De Jong falharam o desvio.

Van Nistelrooy marcava perto do fim dos 90

Até ao intervalo, a Rússia só esteve perto do golo através da meia-distância, com dois grandes remates de Kolodin. Um quase tirou tinta à barra, o outro foi parado pelo fantástico Van der Saar (fez ontem o 16.º jogo em fases finais de Europeus, igualando o recorde de Thuram). Do outro lado, Akinfeev mostrou que também é umexcelente guarda- redes e negou o golo a Van Nistelrooy e Van der Vaart com duas fantásticas intervenções.

Arshavin já tinha feito uma boa primeira parte, mas foi após o intervalo que apareceu em grande estilo. O médio ofensivo do Zenit ameaçou de livre directo e depois assistiu de forma perfeita Pavlyuchenko, que não desperdiçou e marcou o terceiro golo na competição com um remate colocado. Marco van Basten tinha feito entrar Van Persie para o lugar de Kuyt. E o avançado do Arsenal, juntamente com Sneijder, foi o grande responsável pelo pressing holandês que se seguiu ao golo de Pavlyunchenko.

Torbinski fazia o 2-1 para a Russia

A Holanda dominava, mas a Rússia continuava a criar muito perigo pela esquerda, com Zhirkov e Arshavin a darem cabo da cabeça aos defesas holandeses. A equipa de Leste só falhava na concretização. Os russos não contavam com Van Nistelrooy... Mas aos 86 minutos, o ponta-de-lança do Real Madrid fugiu à apertada marcação e igualou o jogo de cabeça, após livre de Sneijder, obrigando ao prolongamento.

Nos últimos 30 minutos só deu Rússia e... Arshavin. O número 10 russo ainda estava cheio de força e assistiu Torbinski para o 2-1 e marcou ele próprio o 3-1. O médio já deve ter quase todos os grandes clubes europeus atrás de si.

Em resumo a Rússia é, e vai ser a grande sensação de EURO 2008 demostrando uma grande evolução desde 2004 ou das eliminatórias para o Mundial 2006, onde por exemplo tinham perdido por 7-1 em Alvalade com Portugal. Agora tudo diferente, futebol rápido, joga bonito e cativa todos.

Vídeo

Rússia 3-1 (a.p.) Holanda (quartos-de-final)
Pavlyuchenko, 56'
Van Nistelrooy, 86'
Torbinski, 111'
Arshavin, 116'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. A Rússia foi a selecção e o pais que mais evoluiu nestes ultimos anos no futebol europeu. Os clubes encheram-se de dinheiro à custa das petroliferas que viram no futebol um bom meio de lavar dinheiro. Venceram a UEFA com o CSKA e o Zenit este ano e tem uma selecção cheia de jogadores que alinham no seu campeonato e treinados por um grande treinador.

    Quem os viu em 2004, e agora!

    ResponderEliminar
  2. O que me impressiona em ARSHAVIN é a alegria com que joga á bola, parece um "puto" a jogar algo raro nos dias que correm.Pode entrar no OLIMPO neste EURO e bem o merece diga-se.

    Tive pena pela Holanda, mas que raio, esqueceram-se do que tinham feito nos 3 últimos jogos?

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas