segunda-feira, 23 de junho de 2008

EURO 2008 : Quartos-de-final - Espanha elimina Itália nos penáltis e 24 anos depois repete meias-finais

Fabregas colocava a Espanha nas meias-finais

A Espanha bateu a Itália no desempate por penáltis, por 4-2, após o empate a zero registado nos 120 minutos e defrontará a Rússia nas meias-finais. No duelo entre os dois melhores guarda-redes do mundo, Casillas foi mais forte que Buffon. Isto num jogo em que os espanhóis colocaram um ponto final em várias maldições.

O duelo latino prometia, ainda por cima porque os 31 graus fizeram da noite a mais quente do Euro 2008. Na selecção italiana, privada da dupla Gattuso-Pirlo, confirmou-se a titularidade de Aquillani e de Cassano, que jogou ao lado de Luca Toni. Donadoni apostava assim teoricamente numa Itália mais ofensiva do que o costume, com dois avançados de início. A temperatura estava quente, mas no relvado o futebol não aquecia nem arrefecia. A Espanha assumia as despesas do jogo, mas a squadra azzurra não concedia grandes espaços à fantástica dupla de avançados espanhola, formada por David Villa e Fernando Torres. Mas quando reos pontas-de-lança inventavam alguns lances perigosos, o remate nunca levava a direcção da baliza.

A Itália só se soltou no ataque duas vezes na primeira parte. Primeiro, Perrotta cabeceou para defesa de Casillas; depois, Luca Toni teve boa oportunidade após fantástica jogada de Cassano, mas o cabeceamento bateu em Marchena. O futebol dos espanhóis era mais bonito, mas pouco eficaz. Iniesta e Silva provocavam desequilíbrios, mas quando a bola chegava às imediações da área os intratáveis italianos afastavam o perigo. A solução era tentar a sorte de longe. Numa dessas ocasiões, em cima do intervalo, o remate de Silva passou a rasar o poste de Buffon. O número de remates ao intervalo (10-2 para Espanha) sugeria que se tinha assistido a uma grande superioridade de nuestros hermanos. Mas tal não correspondia à realidade. Em lances perigosos, os espanhóis só ganhavam por 3-2. Após o intervalo, a Espanha continuou a assumir as despesas do jogo. Mas Villa e Torres não apareciam. Muito por culpa de Panucci e Chiellini, autênticos muros de betão.

Buffon ia dando um verdadeiro frango

Como é habitual, a Itália não se aventurava muito no ataque, mas quando o fazia criava perigo. E aos 61 minutos desperdiçou a melhor oportunidade de golo do jogo. Camoranesi, entrado três minutos antes para o lugar de Perrotta, atirou colocado. Mas Casillas salvou com uma excelente defesa. O jogador da Juventus entrou muito bem em jogo e foi um dos grandes responsáveis pelo maior atrevimento italiano nesta fase da partida. Com uma hora exacta de jogo, Luis Aragonés quis dar um abanão no jogo e retirou Xavi e Iniesta, a dupla de médios centro do Barcelona. Fabregas e o extremo direito Cazorla entraram e o jogo espanhol melhorou um pouco.

Festa espanhola

No espaço de um minuto, a Espanha quase marcou através de dois remates de Marcos Senna. Num deles, aconteceu algo pouco habitual: Buffon deixou escapar a bola e valeu o poste ao guarda-redes italiano. Foram as últimas oportunidades para resolver o jogo nos 90 minutos. Por isso, este foi mais um jogo do Euro 2008 com prolongamento. O tempo extra manteve a tendência dos 90 minutos iniciais. A Espanha dominou e teve as melhores oportunidades. Silva voltou a atirar muito perto do poste, tal como Villa. A Itália respondeu com um remate de cabeça de Di Natale parado por Casillas, na única defesa complicada do guarda-redes do Real Madrid durante todo o jogo. No duelo dos penáltis entre os dois melhores guarda-redes do mundo, Casillas defendeu os remates de De Rossi e Di Natale. Buffon só conseguiu parar o remate de Guiza e a Espanha vencia os italianos em jogos oficiais passados mais de 80 anos!

Vídeo

Espanha 0-0 (4-2 gp) Itália (quartos-de-final)


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. A Itália nem sempre pode ser bafejada pela sorte de não jogar nada e passar. Desta vez tiveram a desculpa de terem perdido vários jogadores importantes, mas não invalida que ano após ano, não consigam surpreender com um futebol mais positivo, e jogadores para isso têm de sobra.

    Força Espanha

    ResponderEliminar
  2. A Espanha é desde o início a minha grande favorita. Quem se dá ao luxo de ter Fabregas no banco... pode ter tudo. A história jogava contra eles mas já ultrapassaram esse mito. Agora, com uma equipa extremamente talentosa à disposição, Aragonés tem uma oportunidade de ouro para conquistar o título. Se ganhar à Rússia, será Campeão Europeu...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas