terça-feira, 17 de junho de 2008

EURO 2008 : Grupo B - Alemanha vence Àustria por 1-0 e jogará com Portugal nos quartos-de-final. Croàcia fez pleno com vitória de 1-0 sobre a Polónia

Ballack e companheiros terão Portugal pela frente nos Quartos-de-final

Tal como se previa, a Alemanha será quinta-feira, em Basileia, o adversário de Portugal nos quartos-de-final do Euro 2008. A Mannschaft venceu a Áustria por 1-0, com um golaço de Ballack, e vai reencontrar a nossa Selecção quase dois anos depois de ter vencido (3-1) no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares no último Mundial.

Os alemães começaram a todo o gás, com Klose em grande plano. O avançado do Bayern Munique passou com muita facilidade pelo lateral-esquerdo Pogatetz e ofereceu o golo a Mario Gomez, que voltou a estar desastrado, conseguindo não empurrar a bola para dentro da baliza,a meio metro da linha de golo.

Depois do domínio alemão no primeiro quarto de hora, a Áustria começou a perder a timidez e empurrou os alemães para o seu meio-campo, contando com o forte apoio do público presente no Ernst Happel.No espaço de apenas três minutos, a equipa da casa esteve perto do golo outras tantas vezes. Primeiro, o árbitro espanhol Mejuto Gonzalez não assinalou um penálti de Metzelder sobre Korkmaz, depois Aufhauser obrigou Lehmann a boa defesa e finalmente Hoffer não dominou bem a bola, isolado frente ao guardião alemão.

Era o melhor período do jogo, até porque a Alemanha não se ficava e Podolski quase igualou David Villa como melhor marcador do Europeu, com quatro golos. Mas Macho fez uma grande defesa. Aos 40 minutos o quarto árbitro, o esloveno Damir Skomina, mostrou que não ganha quatro mil euros por jogo apenas para levantar a placa das substituições e avisou o árbitro Mejuto Gonzalez de uma discussão entre Josef Hickersberger e Joaquim Löw. O juiz espanhol ordenou a expulsão dos dois treinadores.O técnico alemão foi ver o resto do encontro próximo da chanceler alemã Angela Merkel.

Michael Ballack marcava de livre

A segunda parte começou com um erro incrível do central Mertesacker, mas Hoffer também falhou, mostrando que não é muito bom com os pés, ao não dominar bem a bola, isolado perante Lehmann.

Ballack decidiu então aparecer em jogo, deixando um aviso a Scolari. A Alemanha beneficiou de um livre a 30 metros da baliza adversária e o médio arrancou um míssil que só parou nas redes de Macho. Foi um dos melhores golos do Euro 2008 até ao momento.Até ao final os austríacos perseguiram o empate, mas não conseguiram esse merecido prémio. Mas mostraram que, ao contrário do que muitos compatriotas temiam, não foram os bombos da festa.

Croàcia fez o pleno

Croacia fez o pleno frente a Polonia

Um golo de Klasnic no início da segunda parte deu o triunfo da Croácia frente à Polónia, por 1-0. Os croatas jogaram com os suplentes (9 alterações !) e não deram hipóteses, mostrando que dão cartas no Euro.

Os polacos entraram melhor no jogo e lançaram-se no ataque em busca do milagre, que seria vencer por dois golos de diferença, esperando que no outro jogo a Áustria derrotasse a Alemanha por um golo apenas. No entanto, à parte alguns calafrios para o guarda-redes Runje, o habitual suplente, os polacos estiveram bem longe do golo. Aliás, até ao intervalo foi a Croácia a criar mais lances de golo iminente, sobretudo no último quarto de hora, altura em que Klasnic surgiu isolado frente a Boruc, mas permitiu a defesa do guardião polaco.

Apesar de apresentar uma onze formado pelos suplentes dos dois primeiros jogos, a Croácia mostrou ser superior e não surpreendeu que se colocasse em vantagem logo aos 53 minutos,numa excelente jogada do defesa-esquerdo Pranjic, que cruzou atrasado para Klasnic facturar. Pouco depois, em Viena, a Alemanha acabava com o sonho dos polacos, que a partir daí perceberam que pouco mais havia a fazer perante uma selecção croata que promete neste Euro 2008. Ainda assim, Zahorski quase fez o empate nos últimos minutos.

Resultados da 3ª jornada do Grupo B do EURO 2008

Áustria - Alemanha, 0-1 (Ballack, 49')
Polónia - Croàcia, 0-1 (Klasnic 53')

Classificação final do Grupo B do EURO 2008

Classificacao final do Grupo B

Vídeos

Áustria 0-1 Alemanha
Ballack, 49'


Polónia 0-1 Croàcia
Klasnic 53'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

3 comentários:

  1. SÉRGIO MATIAS17 junho, 2008 16:07

    Força Portugal, acredito na vitória! Pelo que tenho visto da Alemanha, pouco tem mostrado.

    Portugal 2-0 Alemanha, Pepe e Nuno Gomes marcam

    ResponderEliminar
  2. O jogo entre Portugal e Alemanha vai ser decisivo qt ao nosso sucesso no que falta da competição.

    Se jogarmos ao nosso estilo, ou seja, rápidos, bom toque de bola e sempre a pensar na baliza adversária, penso, que os alemães poucas hipoteses terão. Agora se marcarmos um golo primeiro e cedo e mudarmos a táctica por isso, vamos ter problrmas, porque recuados, e com o futebol directo alemão, será basnatnte complicado.

    Haja força, mentalidade, e muita vontade de jogar para ganhar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. S e estão à espera de ver a equipa alemã da primeira fase, estão enganados. Nestes jogos a eliminar, o que vai contar é a força mental e o detalhe. Que tiver mais argumentos neste capitulo será vencedor.

    Acho que Portugal tem mais que condições para alcançar a final deste Euro.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas