Começamos a esmiuçar a rodada pela quinta-feira. O Palmeiras bateu o Cruzeiro por 5 a 2, no Palestra Itália. Os mineiros saíram na frente com Guilherme, mas se complicaram após a expulsão (equivocada, em minha opinião) do zagueiro Thiago Martinelli. Ficou melhor para o Verdão, que contou com dois gols de Alex Mineiro para ganhar com autoridade.
No duelo entre os mineiros Atlético e Ipatinga, melhor para o Centenário time da casa. O Galo meteu 4-2, em jogo com três pênaltis (um, do Ipatinga, desperdiçado), na segunda vitória atleticana no campeonato. O resultado deixou o estreante Ipatinga sem técnico: Giba pediu demissão.
Pulamos para o sábado. O Flamengo dominou o primeiro tempo contra o São Paulo, mas foram os visitantes quem marcaram: Jancarlos cruzou, Hugo escorou e Borges marcou 1 a 0. O Fla dominava mas não ameaçava, até que... Diego Tardelli fintou Jancarlos, foi derrubado e conseguiu o pênalti. Ibson converteu: 1-1.
Porém, pouco depois, o goleiro Bruno falhou grotescamente e Borges marcou o segundo gol são-paulino. A torcida paulista ainda comemorava quando Richarlyson cruzou e Aloísio fez 1-3. O jogo seguiu eletrizante e o Flamengo conseguiu outro pênalti, desta vez inexistente, e descontou após Ibson pegar rebote de Rogério Ceni. Um jogaço. Que ainda teve mais um gol: Éder Luis, já no final, marcou o 4-2.
No estádio Serra Dourada, o Grêmio quebrou um jejum de 12 anos sem vitória no local com estilo: 3 a 0 contra o ameaçado Goiás. O ex-Benfica Marcel marcou dois gols, enquanto outro ex-encarnado, Roger, atuou de forma discreta. O Tricolor Gaúcho, eliminado precocemente na Copa do Brasil, surpreende e é vice-líder.
Em Porto Alegre, o Internacional teve a estréia do técnico Tite na vitória por 2-1 contra o Botafogo. Em Pernambuco, atuando no estádio do Santa Cruz após interdição de seu campo, o Náutico empatou com o Vasco por 1 a 1 (golaço de bicicleta de Wellington, para o Náutico, a conferir nos vídeos abaixo).
Na quarta-feira, tivemos a final da COPA DO BRASIL, no estádio da Ilha do Retiro, campo do Sport. O “Leão da Ilha” perdera a primeira mão para o Corinthians por 3-1, e precisava de dois gols de diferença para conseguir o primeiro título de uma equipe nordestina no torneio. E foi o que aconteceu.
O Corinthians de Mano Menezes atuou todo recuado, buscando claramente deixar o tempo passar. Não conseguiu, pois o Sport de Nelsinho Baptista abriu o placar ‘cedo’: 34 minutos e Carlinhos Bala recebeu na área, bateu cruzado e abriu o placar num estádio tomado por rubro-negros pernambucanos.
Não demorou muito e veio o segundo gol. Após escanteio, Luciano Henrique pegou o rebote da defesa e bateu com estilo, e ainda contou com a falha do goleiro Felipe: 2 a 0. O resultado dava o título ao Sport. Por isso mesmo, no segundo tempo, o Timão partiu para cima, botando Lulinha e Acosta para auxiliar o ataque. Não rendeu, e o Corinthians ainda viu Wellington Saci (após entrar em campo segundos antes) e William serem expulsos.
O jogo terminou e a festa foi pernambucana na Ilha do Retiro. Parabéns ao Sport, que será um dos representantes brasileiros na Taça Libertadores 2009. Ao Corinthians, resta jogar o Brasileirão Série B, onde é líder com 100% de aproveitamento após seis jogos e deve confirmar facilmente o título e o retorno à Série A.
Resultados da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2008
Palmeiras – Cruzeiro, 5-2 (Alex Mineiro 30’, 42’, Valdívia 57’, Diego Souza 67’, Henrique 79’; Guilherme 16’, Charles 77’)
Fluminense – Santos, 1-1 (Washington 6’; Luis 90’)
Atlético MG – Ipatinga, 4-2 (Leandro Almeida 1’, Coelho 34’, Beto 52’, Petkovic 56’; Gérson Magrão 16’, Adeílson 76’)
Internacional – Botafogo, 2-1 (Edinho 5’, Adriano 16’; Alessandro 90’)
Flamengo – São Paulo FC, 2-4 (Ibson 55’, 68’; Borges 22’, 60’, Aloísio 64’, Éder Luis 90’)
Figueirense - Sport, 3-1 (Tadeu 42’, Ramón 54’, Cleiton Xavier 87’; Henrique 57’)
Náutico – Goiás, 1-1 (Wellington 73’; Edmundo 68’)
Goiás – Grêmio, 0-3 (Marcel 28’, 65’, Thiego 84’)
Coritiba – Vitória, 0-0
Portuguesa – Atlético PR, 1-0 (Washington 1’)
Classificação
Vídeos
Sport 2-0 Corinthians (Copa do Brasil)
Flamengo 2-4 São Paulo
Goiás 0-3 Grêmio
Palmeiras 5-2 Cruzeiro
Náutico 1-1 Vasco
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)
Página Inicial
O Brasil anda a domir ou que? Perde jogos consecutivos e com selecções muito mais fracas. O Dunga arrica-se a fazer história pela negativa a continuar assim nem Mundial 2010.
ResponderEliminarPost da qualificação pro Mundial, estará aqui em algumas horas. :)
ResponderEliminar