domingo, 15 de junho de 2008

EURO 2008 : Grupo D - Espanha vence Suécia por 2-1 e está nos quartos-de-final. Grécia eliminada após derrota com a Rússia por 1-0

Festa espanhola

A Espanha ao contrário de 2004, não esperou pela última jornada e fruto da vitória por 2-1 sobre a Suécia marcará presença nos quartos-de-final do Euro 2008.

Sem deslumbrar, como no primeiro jogo frente à Russia, os espanhóis dominaram uns suecos determinados em segurar o empate, especialmente durante todo o segundo tempo, mas David Villa castigou merecidamente a táctica nórdica com um golo já nos descontos. O jogador do Valência, leva já 4 golos na competição, e segue na liderança dos melhores marcadores.

Os espanhóis começaram melhor a partida, e o golo acabou por surgir aos 15 minutos num apontamento de grande nível de Fernando Torres que desviou a um cruzamento de David Silva, depois de um canto curto apontado por David Villa. Pensava-se que «nuestros hermanos» estariam lançados para mais uma grande partida, mas a resposta da Suécia foi sempre efectiva na procura do golo.

Sem espanto, Ibrahimovic recebeu a bola junto à área à passagem do minuto 34, e utilizando a sua força e qualidade, aguentou a marcação de Sérgio Ramos e, rodando, rematou para o fundo da baliza defendida por Iker Casillas. O empate justo surgia, e o golo marcou a Espanha, que perdeu um pouco os equilíbrios ofensivos, bem diferente da máquina atacante bem oleada apresentada na 1ª jornada frente aos russos.

Ainda assim não se pode catalogar como deficiente a exibição espanhola, que foi ocupando quase sempre terrenos mais avançados, criando algumas oportunidades, mas com a Suécia a dar boa resposta, apesar de, após a saída ao intervalo de Ibrahimovic por lesão, ter ficado mais refém de fugazes contra ataques.

David Villa marcava nos descontos e apurava Espanha

Nos últimos 15 minutos a Espanha deu o último «forcing» e a sorte acabou por sorrir já depois do minuto 90, com David Villa a acreditar e a não desistir de lutar por uma bola resultante de lançamento longo de Capdevilla. O avançado do Valência confirma assim que Raúl não era necessário.

Campeão da Europa Grécia vai para casa mais cedo

Zyryanov marcava para a Russia

Num jogo que era determinante para as duas selecções, a Rússia foi mais feliz e venceu o jogo por 1-0 deixando os campeões em título fora dos quartos-de-final. Depois da glória em Portugal, a Grécia sai pela porta pequena neste Europeu perdendo com a única selecção que a tinha vencido no Euro 2004. O único golo da partida foi apontado por Zyrianov aos 33 minutos. Agora a Rússia vai jogar a qualificação no último jogo frente à Suécia, no qual precisa de vencer para se apurar, já que à Suécia basta-lhe o empate visto que tem melhor diferença de golos.

karagounis frente à Russia

Sendo um jogo decisivo para ambos, foi a Rússia que entrou melhor no jogo e que praticou o melhor futebol. A Grécia, sempre fiel aos seus princípios, esteve muito retraída no terreno e nunca arriscando no ataque. Sempre muito conservador nas suas opções, o seleccionador grego nunca mudou a táctica da sua equipa. Apesar de ser ver obrigado em alterar o onze, com a saída de Seitaridis lesionado e entrar para o seu lugar Karagounis.

A Rússia a praticar um futebol bem mais positivo ia chegando com perigo à baliza grega, e fui num desses lances, e com a ajuda do guarda-redes Nikopolidis, que a Rússia chega ao golo por intermédio de Zyrianov. Estavam passados 33 minutos da primeira parte e era posta justiça no resultado. Até ao intervalo o jogo continuou com o mesmo cariz e a Rússia ainda teve algumas oportunidades para aumentar a vantagem.

Para a segunda parte a Grécia continuava a não alterar nada no seu jogo conservador, e a Rússia ia muito inteligentemente tentando tirar partido do conservadorismo grego. A Grécia melhor um pouco, muito por culpa de Karagounis que dinamizou bastante o jogo grego. A Rússia teve nesta segunda parte muitas oportunidades para alargar a vantagem através de contra-ataques muito rápido e aproveitando o adiantamento grego. Conforme ia passando o tempo, mais a Grécia ia ficando ansiosa e a Rússia ia aproveitando para chegar com à baliza grega com muito perigo e por algumas vezes com vantagem numérica. Contudo o jogo chegou ao fim com o 1-0 conseguido no primeiro tempo, deixando a Grécia sem hipóteses de qualificação.

A Rússia vai agora disputar com a Suécia uma autêntica final com vista aos quartos-de-final, embora para a Suécia lhe baste empatar o jogo.

Resultados da 2ª jornada do Grupo D do EURO 2008

Grécia - Rússia, 0-1 (Zyryanov 33')
Suécia - Espanha, 1-2 (Ibrahimovic 34'; F. Torres 15', Villa 92')

Classificação do Grupo C do EURO 2008

Tabela classificativa do Grupo D

Vídeos

Suécia 1-2 Espanha
F. Torres 15'
Ibrahimovic 34'
Villa 92'



Grécia 0-1 Rússia
Zyryanov 33'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas