Estava quase convencido de que estava falando do campeonato francês nesta coluna de Brasileirão. Os poucos gols na quarta rodada se reverteram neste último fim de semana, onde tivemos três goleadas, e nada menos que 30 gols nos dez jogos entre sábado e domingo. Destaque para Flamengo, São Paulo e Atlético-PR.
Começamos nosso giro pelo sábado. No Morumbi, o São Paulo parece ter enfim entrado no campeonato: meteu 5 a 1 no Atlético Mineiro. A partida começou horrível para os mineiros: em 15 minutos, o São Paulo fez três gols, com Hernanes (o gol do jogo), Joílson e André Dias. Antes do intervalo, Hugo ainda marcou o quarto gol são-paulino. Nos 45 minutos finais, o Galo apenas conseguiu descontar com Coelho, mas em seguida viu Hugo bisar e fechar o placar humilhante de 5 a 1.
No Maracanã, outra goleada: o líder Flamengo arrasou o fraco Figueirense (pior defesa do campeonato, levando em média três gols por partida). Apresentando um futebol ofensivo, o líder foi logo marcando com Marcinho, aos 2’. O “Figueira” não ameaçava e acabou sofrendo a partir dos 36 minutos.
Foi quando Marcinho lançou Souza na “cara” do goleiro Wilson: 2-0; pouco depois, Marcinho fez o 3-0 em rebote do arqueiro; e aos 44’, Leo Moura fez grande jogada na linha de fundo e cruzou para Marcinho marcar outro. Na etapa final, o Fla diminuiu o ritmo, mas chegou ao quinto gol com Souza, já perto do final.
Domingo, o Atlético PR massacrou o Goiás com 5-0. O jogo ficou marcado por um lance inusitado aos 75 minutos: o goiano Amaral pegou a bola na mão dentro da grande área pensando que o árbitro parara a partida; porém, o apito viera das bancadas. Resultado: pênalti e gol de Marcelo Ramos, o quarto na goleada do Furacão.
No estádio Olímpico, o Fluminense – finalista da Taça Libertadores – entrou em campo pela primeira vez no torneio usando boa parte do time titular. Mas a quarta derrota acabou vindo mesmo assim, após dois gols do colombiano Edixon Perea para o Grêmio (2 a 1).
Já o maior rival do Grêmio, o Internacional, segue com problemas. O revés diante da Portuguesa (3 a 1, de virada – e com três gols da Lusa marcados em um intervalo de apenas 21 minutos) deixou o Colorado na zona de rebaixamento, e ainda sem técnico: o substituto de Abel Braga deve ser anunciado somente nesta semana.
No Mineirão, a maior polêmica da rodada. O Cruzeiro já havia falhado um pênalti contra o Vasco quando, aos 62’, o árbitro Wilson Souza de Mendonça marcou tiro livre indireto após o arqueiro vascaíno Tiago soltar a bola com as mãos e pega-la novamente. Na cobrança do tiro livre, em cima da linha da pequena área praticamente, Charles abriu o placar. A polêmica se estendeu após o jogo, com muitas manifestações contrárias e favoráveis à marcação do juiz.
E, no estádio da Ilha do Retiro, os reservas do Sport (os titulares treinam para a segunda partida da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians) bateram o badalado – e até o momento decepcionante - Palmeiras por 2 a 0.
Resultados da 5ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
São Paulo FC – Atlético MG, 5-1 (Hernanes 8’, Joílson 12’, A. Dias 15’, Hugo 38’, 85’; Coelho 71’)
Ipatinga – Náutico, 0-0
Flamengo – Figueirense, 5-0 (Marcinho 2’, 39’, 44’, Souza 36’, 88’)
Sport – Palmeiras, 2-0 (Luciano Henrique 59’, Roger 87’)
Portuguesa – Internacional, 3-1 (Washington 47’, Rodrigo 57’, Diogo 66’; Nilmar 8’)
Grêmio – Fluminense, 2-1 (Perea 23’, 57’; Dodô 78’)
Atlético PR – Goiás, 5-0 (Antônio Carlos 11’, Alan Bahia 35’, 65’, Marcelo Ramos 76’, Pedro 81’)
Vitória – Santos, 1-0 (Dinei 22’)
Cruzeiro – Vasco, 1-0 (Charles 64’)
Botafogo – Coritiba, 2-1 (Alberto 19’, Flávio 86’; Hugo 67’)
Classificação
Vídeos
Flamengo 5-0 Figueirense
São Paulo 5-1 Atlético MG
Atlético PR 5-0 Goiás
Cruzeiro 1-0 Vasco
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)
Página Inicial
Parece que o jogo mais controverso da rodada foi mesmo Cruzeiro e Vasco, no Mineirão.O futebol brasileiro esta cada dia mais chato.A rodada pode até não ter sido tão memorável assim, mas aquele lance do jogador do Goiás que pegou a bola dentro da área com a bola rolando, foi bastante curioso.
ResponderEliminar