quinta-feira, 15 de maio de 2008
Zenit vence Taça UEFA 2007/2008 ao bater o Rangers por 2-0
Os russos do Zenit, a equipa-sensação da presente Taça UEFA, conquistaram o troféu ao vencer, por 2-0, os escoceses do Glasgow Rangers, que haviam eliminado o Sporting nos quartos-de-final da competição. O Zenit acaba por ser um justo campeão, dada a brilhante carreira que fizeram ao longo da época, com destaque para as eliminações do Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Villarreal e Marselha. Quanto ao Glasgow Rangers, teve o seu mérito, com uma táctica definida (defesa cerrada e contra-ataque) , mas pessoalmente e como já tinha dito nas meias-finais, chata de se ver jogar.
O jogo, realizado em Inglaterra, no estádio do Manchester City perante 44 mil pessoas, foi muito equilibrado e só se decidiu nos derradeiros 20 minutos. Na primeira parte, o Zenit dominou por completo o encontro, mas sentiu dificuldades para entrar na super povoada área escocesa. Os russos tiveram sempre mais posse de bola e fizeram muito mais remates do que o adversário (a primeira tentativa dos escoceses foi feita a sete minutos do intervalo), só que o sector defensivo do Rangers foi resolvendo os problemas criados sobretudo pelo avançado Arshavin, uma das figuras da selecção da Rússia que estará no Euro 2008.
Nos segundos 45 minutos, começou melhor o Rangers, aos 53 minutos, com um lance na área russa, onde Darcheville, isolado, rematou para defesa apertada de Malafeev. Na sobra, lance confuso de Barry Ferguson, com a bola a bater no poste. O Zenit procurou responder de imediato, mantendo a toada rápida que o desafio estava a registar, começando a assumir protagonismo Arshavin.
O primeiro golo surgiu aos 72’ através de Denisov, castigando a atitude demasiado passiva dos escoceses, que voltaram a ser a mesma equipa cautelosa, que jogou sempre nos erros do adversários e assim foi passando as várias eliminatórias da prova.
A perder, o Rangers teve de arriscar um pouco mais. Mas o jogo viria a ficar sentenciado já nos descontos, quando Zyrianov apontou o 2-0 para o Zenit deixando os adeptos do Rangers em muito maior número desesperados.
A vitória resulta na primeira conquista europeia do Zenit, que assim sucede ao Sevilha, vencedor das duas últimas edições, e recupera a Taça UEFA para a Rússia, depois da vitória do CSKA de Moscovo frente ao Sporting há três anos.
Vídeos
Zenit São Petesburgo 2-0 Glasgow Rangers
Fotos: Fox
Página Inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito merecido para os russos.O GR não jogou nada e chegou a uma final sem ler nem escrever.
ResponderEliminar