sábado, 24 de maio de 2008

Taça Libertadores: Fluminense vs Boca; LDU vs América nas semifinais.

Fluminense garantiu vaga inédita às semifinais

O brasileiro Fluminense, o argentino Boca Juniors, a equatoriana LDU e o mexicano América são os quatro semifinalistas (equivalente as meias-finais, em vosso português) da Taça Libertadores da América. Neste meio de semana, definiram-se os confrontos das quartas-de-final.

Começamos pelo primeiro a entrar em campo. O Boca Juniors aniquilou o Atlas, em pleno Estádio Jalisco do México, por claros 0-3. O empate por dois gols na Argentina dava uma pequena vantagem ao time de Guadalajara, que no fim se mostrou inútil contra a força e técnica de Riquelme, Palacio e Palermo.

Principalmente este último. Martin Palermo definiu o jogo ainda no primeiro tempo, com um hat-trick. Marcou aos 18’, aos 33’ e aos 37’, este num golaço encobrindo o arqueiro Bava.

Na mesma noite, num Maracanã lotado com mais de 70 mil pessoas, o Fluminense conseguiu a vaga para as semifinais pela primeira vez em sua história, e de forma dramática. Após perder por 1 a 0 na casa do São Paulo, o Flu precisava de gols. Começou bem: Washington abriu o placar aos 12’.

A pressão carioca foi forte, principalmente nas tentativas do argentino Conca (acertou o travessão em uma oportunidade). Entretanto, o início do segundo tempo foi diferente, com os paulistas em busca do empate e da conseqüente classificação. Por alguns minutos, conseguiram: aos 70 minutos, Adriano (da Inter de Milão) subiu sozinho e igualou.

Mas não demorou muito para a torcida local comemorar novamente: dois minutos depois, Dodô errou o chute, mas enganou Rogério Ceni para marcar o 2-1. A partir daí, houve sucessivas tentativas cariocas, sempre esbarrando em Ceni.

Até que, aos 92 minutos, Thiago Neves (especulado recentemente como reforço do SL Benfica) cobrou escanteio para uma bela cabeçada do artilheiro Washington – conhecido como “Coração Valente”, graças a problemas de saúde superados ao longo da carreira -, superando Ceni e fazendo a massa tricolor carioca explodir de alegria.

Na quinta-feira, a LDU recebeu o San Lorenzo, em Quito. Os equatorianos, que arrancaram um empate na Argentina por 1-1, começaram melhor e abriram o escore com Manso, num golaço aos 26 minutos. A situação dos visitantes piorou com a expulsão de Juan Torres, à passagem de meia-hora de jogo.

Porém, aos 47’, os argentinos surpreenderam e conseguiram o empate através de Bergessio, em cabeçada que superou o goleiro local. Mesmo pressionando, a LDU não conseguiu superar o arqueiro Orion e a decisão foi para os pênaltis. Aí, brilhou a estrela do equatoriano Cevallos: o equatoriano pegou a cobrança de Aureliano Torres e definiu a classificação da LDU por 5 a 3.
No último duelo das quartas, o Santos precisava reverter a vantagem do América (0-2). Quase conseguiu. Mesmo tendo mais de vinte finalizações no jogo, e mais que o dobro da posse de bola, e apoiados por uma Vila Belmiro lotada com quase 20 mil pessoas, os santistas conseguiram apenas um gol - do artilheiro Kleber Pereira (63’). O goleiro Ochoa segurou as pontas e garantiu a vaga mexicana.

Dos semifinalistas, o único vencedor é o Boca Juniors: já foram seis conquistas, faltando apenas uma para igualar o maior vencedor da competição (o Independiente). Desde 2000, os Xeneizes já levaram três taças, além de um vice-campeonato. LDU, América e Fluminense jamais conseguiram o troféu. Na edição passada, os equatorianos caíram na primeira fase; os mexicanos, nas quartas-de-final; e os brasileiros, não participaram.


Vídeos

Fluminense 3-1 São Paulo


Atlas 0-3 Boca Jrs.


L.D.U. 1-1 San Lorenzo (5-3 pênaltis)


Santos 1-0 América


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Futbolizados.com)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas