segunda-feira, 21 de abril de 2008

Liga Holandesa - Última jornada: PSV vence em Arnhem e é tetracampeão.

Festa dos campeões

Foi parecido com a época 2006/2007. O PSV foi melhor em quase toda temporada, mas apenas na última jornada confirmou o título, e contra o mesmo adversário: o Vitesse. O triunfo por 0-1 em Arnhem deu o quarto troféu consecutivo à equipa de Eindhoven, o 21º na história.

O Ajax, que vencera o Groningen por 1-2 no meio de semana – mantendo as chances de título – dependia de um mau resultado do PSV para conquistar a taça. Além, claro, de vencer o seu jogo. E o Ajax venceu: 5 a 1 contra o Heracles Almelo, resultado que acabou sendo inútil.


4º título seguido do PSV

O PSV de Sef Vergoossen fez um jogo de poucos lances de perigo contra o Vitesse. O 11º colocado raramente ameaçou a baliza de Gomes. E, logo no início da segunda parte, aos 48’, o golo do título veio quando Lazovic ficou livre na área do Vitesse, para “cumprimentar” o guarda-redes Velthuizen: 1 a 0.

Após o apito final, a festa se estabeleceu na parte vermelha e branca das bancadas do estádio do Vitesse. Foi a salvação da temporada, visto que o PSV foi eliminado na Taça Uefa e acabou fora da Taça da Holanda por escalar um jogador de forma irregular nas fases iniciais.

Nos play-offs da Liga dos Campeões, se enfrentarão Ajax vs. Heerenveen e Twente vs. NAC. Um desses irá para a fase eliminatória da maior competição entre clubes europeus. Já o play-off da Taça Uefa depende do resultado da Taça da Holanda, que será decidida entre Feyenoord e Roda JC. Se der Feyenoord, os play-offs Utrecht vs. Groningen e Roda JC vs. NEC. Em caso de título do Roda, teremos Utrecht vs. Feyenoord e NEC vs. Groningen.

Na parte de baixo da tabela... A queda do Excelsior para a Segunda Divisão foi confirmada com um humilhante desaire em Heerenveen (0-5). Nos playoffs de despromoção, a tabela ficou assim:

Primeira fase: A. Go Ahead Eagles vs. De Haag; B. TOP Oss vs. Helmond Sport.
Segunda fase: C. Vencedor A vs. VVV; D. MVV vs. RKC; E. Zwolle vs. Den Bosch; F. Vencedor B vs. De Graafschap.
Fase final: Vencedor C vs. Vencedor D; Vencedor E vs. Vencedor F.

O substituto do Excelsior na próxima época será o Volendam. A equipa sagrou-se campeã da segunda liga com 77 pontos, ganhando no saldo de golos do RKC. O Volendam participara pela última vez na época 2003/04, quando acabou no penúltimo posto.

Resultados da 34ª (última) jornada da Liga Holandesa – Eredivisie 2007/2007

VVV – De Grasfchap, 3-0 (Volmer [p.b.] 56’, Amrabat 63’, Ofrany 83’)
Vitesse – PSV, 0-1 (Lazovic 48’)
Utrecht – Groningen, 1-0 (Pieters 46’)
Twente – Willem II, 2-0 (Hersi 51’, 79’)
NAC Breda – NEC, 1-3 (Amoah 27’; Lens 32’, 87’, van den Boogaart 64’)
Heerenveen – Excelsior, 5-0 (Sibon 8’, 77’, Sulejmani 45’, Bandjar 54’ [p.b.] 54’, Roorda 79’)
Feyenoord – Roda JC, 3-0 (Bruins 55’, Sahin 77’, Mols 88’)
AZ – Sparta Rotterdam, 1-0 (El Hamdaoui 15’)
Ajax – Heracles Almelo, 5-1 (Suarez 2’, Perez 18’, 73’, Huntelaar 30’, Heitinga 81’; Klavan 54’)

Classificação final

class_eredivisie_desportugal

Vídeo

Vitesse 0-1 PSV
Lazovic 48'


Foto: UOL

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

1 comentário:

  1. Acho que o Ajax merecia ser campeão esta época, mas a regularidade, do PSV que não foi tanta como em anos anteriores, foi decisivo.

    Não concordo é com o sistema de apuramento das restantes equipas para a Liga dos Campeões. Se o Ajax não se qualificar, fica sa sensação que fizeram um campeonato para nada.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas