terça-feira, 15 de abril de 2008

Liga Holandesa: 33ª jornada - Título adiado para o PSV.

Fogo nas bancadas em Groningen

Falta agora uma jornada para o final da Eredivisie 2007/2008. Entretanto, o título segue indefinido até a quarta-feira. No domingo, o PSV podia ser tetracampeão de forma antecipada, mas ficou no 1-1 com o Twente, no Phillips Stadion. Já o Ajax teve seu confronto com o Groningen adiado devido a um incêndio no estádio Euroborg.

Em Eindhoven, os balões para festejar o título tiveram de ser guardados. Mas chances de golo não faltaram. Antes dos dez minutos, o guarda-redes do Twente, Boschker, e a trave salvaram os visitantes de levar o 1-0. Pouco depois, Jéferson Farfán acertou a trave em tiro livre.

E, com quem não faz leva, o PSV levou o golo aos 35 minutos: após livre, N’Kufo aproveitou o rebote da falha do arqueiro Gomes. E o Twente não parou por aí, tendo até iniciado a segunda parte com melhor desempenho. Mas a equipa da casa esteve sempre com mais posse de bola, e esta surtiu efeito aos 68’. Farfán avançou livre, ninguém marcou e o peruano guardou o seu sétimo golo na liga. E assim foi, 1 a 1.

Em Groningen, o time da casa teve seu jogo adiado para quarta-feira. Parte das bancadas foram evacuadas após um princípio de incêndio, originado do papel higiênico que os adeptos locais usariam para quando sua equipa entrasse no relvado. Aproximadamente 150 pessoas pularam para o campo, além de casos de intoxicação pela fumaça. Na última rodada, o Ajax tem tudo para vencer o fraco Heracles. E o PSV pega o complicado Vitesse, em Arnhem.

Noutros jogos, destaque para o fiasco do Feyenoord. Cotado para o título, o time sofreu com a perda de Roy Makaay, que se lesionou em março. O actual sexto lugar os deixa fora da zona de playoffs para a Liga dos Campeões, ainda mais após o revés contra o Willem II – ameaçado de despromoção – por 3-1.

Quanto aos playoffs, faremos agora um panorama para a rodada final. No playoff que decide uma vaga na Liga dos Campeões, já está garantido apenas o NAC. Quem perder o título entre PSV e Ajax fica com outra vaga. Heerenveen e Feyenoord lutam pelo último posto.

No playoff da Taça da UEFA, além do “perdedor” de Heerenveen e Feyenoord, já estão assegurados Groningen e Roda JC. NEC, Utrecht e Vitesse estão na briga ainda. Fora de qualquer coisa, estão AZ e Sparta Rotterdam.

E, no playoff de descenso (lembramos que apenas um “cai” diretamente), Heracles, Willem II e De Graafschap lutam para escapar de uma vaga no playoff decisivo. Excelsior e VVV brigam para não caírem diretamente, e o que se salvar vai para o playoff contra dois times da Segunda Divisão. Entendido?

Resultados da 33ª jornada da Liga Holandesa – Eredivisie 2007/2008
Willem II – Feyenoord, 3-1 (Demouge 7’, 19’, Boutahar 36’; André Bahia 74’)
Sparta Rotterdam – Heerenveen, 4-2 (Dissels 55’, Boukhari 63’, Polak 73’, Emnes 80’; Pranjic 13’, Sibon 44’)
Roda JC – VVV, 4-1 (Meeuwis 36’, Lamah 50’, Bodor 53’, Hadouir 78’; Soltani 21’)
PSV – Twente, 1-1 (Farfán 68’; N’Kufo 35’)
NEC – Vitesse, 1-0 (Vadocz 28’)
Heracles Almelo – NAC Breda, 0-1 (De Graaf 59’)
Excelsior – AZ, 1-1 (Luijckx 61’; Donk 69’)
De Graafschap – Utrecht, 1-1 (Grandel [p.b.] 73’; van der Gun 76’)
FC Groningen vs. Ajax (adiado)

Classificação

class_eredivisie_desportugal


Vídeos

PSV 1-1 Twente



FC Groningen vs AFC Ajax [fogo nas bancadas]



Foto: Ajax

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

1 comentário:

  1. Ainda o Ajax vai ser campeao. Se vencer 4º feira fica a 3 pontos e depois tudo para a última.

    Esse fogo também foi mesmo de otários. Mandam papel higénico das bancadas e depois acendem tochas, estavam à espera de que!!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas