quinta-feira, 13 de março de 2008

Taça UEFA : 2ª mão dos Oitavos-de-final - Benfica eliminado pelo Getade

Albin festejava o golo do Getafe

O Benfica despediu-se ontem da Taça UEFA, ao voltar a perder com o Getafe, desta vez, por 1-0. Mais do que a eliminação frente a uma equipa do meio da tabela da Liga espanhola e que ontem actuou sem cinco titulares, os encarnados foram um conjunto medíocre, sem ideias e velocidade. A garra que Chalana pedira aos jogadores antes do jogo ficou afinal... no hotel.

O Benfica regressou em Getafe ao sistema de 4x4x2 em losango que havia sido deitado para o lixo com José Antonio Camacho. Os primeiros minutos mostraram que os jogadores estavam unidos e determinados para tentar a reviravolta, mas a equipa mostrou um grave defeito:demasiada lentidão. E com o passar do tempo veio ao de cima a instabilidade provocada pela crise de resultados e os jogadores fartaram-se de falar dentro de campo.

Mas o jogo até poderia ter começado de forma brilhante, quando logo aos sete minutos Makukula desviou, na pequena área, uma bola para o poste, após excelente jogada de Rui Costa. Em vantagem na eliminatória, o Getafe esperava para ver o que conseguia fazer o adversário.

Benfica durante um ataque do Getafe

Os espanhóis foram testando a defesa encarnada e por pouco não se adiantaram no marcador devido a um erro de Edcarlos, que Casquero não aproveitou. Era o incentivo que a equipa de Laudrup precisava, uma vez que a partir dos 25’ o Getafe tomou conta do jogo e o Benfica desuniu-se por completo, com os jogadores sempre à procura de Rui Costa, que na realidade tem outra noção do que é jogar futebol.

Os encarnados acabaram por ter sorte em ter chegado ao intervalo sem sofrer golos, pois num lance em que Katsouranis apareceu sozinho entre Kepa Blanco e Gavilán, o Getafe quase matou a eliminatória. Só que Gavilán rematou às malhas laterais.

Tristeza benfiquista no fim

Chalana tentou alterar o rumo dos acontecimentos ao colocar Di María no lugar de Maxi, nove minutos após o recomeço do encontro, mas antes de arriscar a entrada de mais um homem no ataque, Pedro Mantorras, viu Albín desperdiçar nova oportunidade perante Quim, ao rematar ao lado da baliza benfiquista. Aos 68 minutos, Makukula assistiu a preceito Rui Costa, de cabeça, mas o forte pontapé do "maestro" saiu à figura do guardião Pato.

Enquanto o tranquilo Michael Laudrup refrescou o seu conjunto, o treinador do Benfica apostou o último triunfo e colocou em campo László Sepsi. Contudo, a 13 minutos do final, o Getafe acabou definitivamente com qualquer dúvida no desfecho da eliminatória. Katsouranis não conseguiu interceptar o esférico e permitiu a fuga de Albín e este aproveitou o adiantamento de Quim para sentenciar a partida.

Com este resultado Portugal fica apenas com uma equipa nas competições europeias, o Sporting, que disputará com o Bolton a passagem aos quartos-de-final da Taça UEFA.

Fiorentina e PSV passam nos penáltis

Fiorentina passou em frente em Liverpool (Everton)

Ao contrário do que aconteceu na Liga dos Campeões, prova em que estão quatro equipas de Inglaterra nos quartos-de-final, os "oitavos" da Taça UEFA estão a ser amargos para os ingleses. Se o Sporting eliminar hoje o Bolton, deixará de haver clubes da Premieship na prova, depois de ontem o Everton e o Tottenham terem caído aos pés da Fiorentina e do PSV, respectivamente.

Festa do PSV

Curiosamente, as duas eliminatórias foram decididas no desempate por penáltis. Em Liverpool, o Everton anulou no tempo regulamentar o 0-2 que trazia de Florença, mas nas grandes penalidades os italianos foram mais eficazes. Em Eindhoven, o Tottenham também forçou o tempo-extra, ganhando pelo mesmo resultado que os holandeses tinham conseguido em Londres, só queo PSV prevaleceu nos penáltis (6-5).

Leverkusen festeja em Hamburgo

Em Munique, o Anderlecht limpou a face, ganhando ao Bayern por 1-2, depois de ter sido goleado em casa por 5-0, mas a qualificação dos bávaros nunca esteve em causa. Os alemães jogaram sem vários titulares, uma vez que a eliminatória estava no bolso desde a primeira mão. No duelo germânico entre o Hamburgo e o Bayer Leverkusen, a sorte sorriu aos segundos, que ontem perderam por 3-2, mas tinham vencido em casa por 1-0, na semana passada.

O Bayer esteve a ganhar por 1-2, só que, nos últimos minutos, o Hamburgo deu a volta ao resultado, com golos de Guerrero e Van der Vaart, chegando a dar a ideia de que podia ganhar a eliminatória, o que acabou por não acontecer.

Belgas redimiram-se em Munique

Na Rússia, o Zenit surpreendeu com uma vitória, por 2-0, sobre o Marselha, suficiente para passar, depois do 3-1 favorável aos marselheses na primeira mão. Este resultado foi mau para as pretensões portuguesas no ranking da UEFA, pois deste modo os russos continuam com uma equipa na Europa, tendo assegurado o sexto lugar do ranking no final desta época, que garante três equipas na Champions e mais três na UEFA, em 2009/10.

Resultados da 2º mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Bayern Munique - Anderlecht, 1-2 (5-0, 1.ª mão) (Lúcio 9'; Serhat 20', Yakavenko 34')
Everton - Fiorentina, 2-0 (2-4 g.p.) (0-2, 1.ª mão) (Johnson 16', Arteta 67')
PSV Eindhoven - Tottenham, 0-1 (5-6 g.p.) (1-0, 1.ª mão) (Berbatov 81')
Getafe - Benfica, 1-0 (2-1, 1.ª mão) (Albin 77')
Zenit St. Petersburgo - Marselha, 2-0 (1-3, 1.ª mão) (Pogrebnyak 39', 78')
Hamburgo - Bayer Leverkusen, 3-2 (0-1, 1ª mão) (Trochowski 53', Guerrero 64', Van der Vaart 81'; Barbarez 18'. Gekas 55')
Werder Bremen - Glasgow Rangers, quinta-feira (0-2, 1.ª mão)
Sporting - Bolton, quinta-feira (1-1, 1.ª mão)

Vídeo com todos os golos da 2º mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA (parte 1)


Vídeo com todos os golos da 2º mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA (parte 2)




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP + Às

Página Inicial

1 comentário:

  1. Mais 1 dia para esqueçer. Já não tenho idade para ser jogador, mas nos meus tempos até penso ser melhor do que alguns destes que vestem a mitica camisola do Benfica.

    Edcarlos, Nelson, Luis Filipe, etc Nunca mais em próximas épocas.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas