sexta-feira, 14 de março de 2008

Liga dos campeões: Sorteio dos Quartos-de-final e Meias-Finais 2007/2008

Composição do sorteio da Champions League 2007/2008

Estão definidos os quartos-de-final da Liga dos Campeões, com duas equipas inglesas a medirem forças nesta fase da competição. Arsenal e Liverpool, dois gigantes ingleses, irão defrontar-se naquele que será o único confronto entre grandes da Europa. AS Roma-Manchester United, Schalke 04-Barcelona e Fenerbahçe-Chelsea foram os restantes jogos sorteados.

Nas meias-finais, o vencedor do Arsenal-Liverpool encontrará o vencedor da eliminatória entre Fenerbahçe e Chelsea, pelo que se a equipa de Avram Grant sair vencedora do confronto com os turcos a Inglaterra garante pelo menos uma equipa na final da competição. Caso se confirme a presença de uma equipa inglesa em Moscovo a 21 de Maio, será a quarta temporada consecutiva em que a final tem uma equipa inglesa a disputar o título de campeão europeu.

A sorte deste sorteio esteve de facto do lado de Barcelona e Chelsea, que defrontarão aqueles que em teoria seriam os adversários mais desejados. O Schalke 04, equipa que eliminou o FC Porto nos oitavos-de-final, é uma formação perfeitamente ao alcance da equipa de Deco, que tenta este ano revalidar o título conquistado em 2005/06 e ainda não conheceu o sabor amargo da derrota na edição deste ano da Champions. De referir que as duas equipas nunca se defrontaram para as competições europeias e que os blaugrana não são derrotados por clubes alemães desde a temporada de 2001/02. Confira aqui o histórico do Barcelona diante de equipas alemãs bem como do Schalke frente a equipas espanholas.

Também o Chelsea teve a sorte do seu lado já que os turcos do Fenerbahçe seriam uma das equipas mais desejadas, e caso ultrapasse o ambiente «infernal» do 1ª jogo na Turquia, terá certamente grandes probabilidades de qualificação. À imagem de Barcelona e Schalke, estas duas equipas nunca se defrontaram para as competições europeias. Confira aqui o histórico do Chelsea diante de equipas turcas bem como do Fenerbahçe frente a equipas inglesas.

Troféu da Liga dos Campeoes

Curioso foi o facto de, à semelhança da época passada, Roma e Manchester United encontrarem-se nesta fase da competição. Em 2006/07 os ingleses fizeram história ao vencer por 7-1 em Old Trafford no jogo da segunda, resultado que certamente os italianos quererão ver corrigido, mais ainda depois dos oitavos-de-final onde eliminaram com grande personalidade o Real Madrid, um dos candidatos à vitória no torneio. No histórico de confrontos entre as duas equipas apenas há registo de quatro jogos disputados para as competições europeias, tendo o United vencido dois e a Roma um. Estas duas equipas encontraram-se também na fase de grupos desta temporada com uma vitória por 1-0 em Old Trafford para os da casa e um empate em Roma a uma bola.

O grande jogo é sem dúvida o Arsenal-Liverpool, duas equipas que têm como objectivo arrecadar o troféu, sendo de realçar o facto de as últimas três finais da Liga dos Campeões terem tido a presença de uma das duas equipas em confronto nesta eliminatória. Ambas as equipas vêm de duas eliminatórias moralizadoras, já que bateram adversários italianos com pergaminhos na competição, e certamente quererão continuar na senda dos bons resultados a nível europeu. Apesar de serem duas equipas que se defrontaram inúmeras vezes em competições internas, isso nunca aconteceu para as competições europeias, sendo de destacar o equilíbrio de resultados quando analisados os jogos a contar para a Premiership. Nos 163 jogos disputados, 58 vitórias sorriram aos «gunners», 64 aos «reds» e 41 partidas terminaram empatadas.

Sorteio dos Quartos-de-final da Liga dos Campeões 2007/2008

Arsenal - Liverpool
AS Roma - Manchester United
Schalke 04 - Barcelona
Fernebaçhe - Chelsea

Sorteio das Meias-finais da Liga dos Campeões 2007/2008

Arsenal - Liverpool vs Fernebaçhe - Chelsea
Schalke - Barcelona vs AS Roma - Manchester United


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

3 comentários:

  1. Arsenal vs Liverpool -> Passa o Liverpool.
    Roma vs Man. United -> Passa o Man Utd. A Roma outra vez a levar com o Man Utd nos quartos, muito azar...
    Schalke 04 vs Barcelona -> Passa o Barça.
    Fenerbahçe vs Chelsea -> Sorte do Chelsea mais uma vez. Se o Mourinho tivesse esta sorte nos anos anteriores... Mesmo assim penso que vai ser complicado, se o Fener passa não me admira.

    ResponderEliminar
  2. Grandes jogos em perpectiva.

    O Arsenal com o Liverpool é o jogo forte e não percebi os festejos dos jornalistas e adeptos do Barçapor terem ficado com o Schalke 04. Era bem feito serem eliminados só por essa arrongancia.

    cump

    ResponderEliminar
  3. Destes todos gostava que vencesse no fim o Arsenal ou o M.United.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas