sexta-feira, 14 de março de 2008

Taça UEFA : 2ª mão dos Oitavos-de-final - Sporting salvou honra lusitana com vitória sobre o Bolton e apuramento para os 4ª de-final

Pereirinha remata para o golo do Sporting

O Sporting venceu o Bolton por 1-0, com um golaço de Pereirinha a cinco minutos do fim. Apesar das cautelas, devido ao empate 1-1 na primeira mão, o resultado confirmou a lógica da superioridade leonina, que se acentuou na segunda parte.
Fiquei sem perceber como o Atlético de Madrid se deixou enrolar por estes ingleses, depois do que mostraram nestes dois jogos.

O Sporting começou o jogo com uma arrancada de Abel, que acabou parado em falta. Do livre, Vukcevic atirou para defesa de Al-Habsi. O leão parecia com vontade de mostrar as garras. Afinal, depois do 1-1 na primeira mão, o treinador Gray Megson deixou nove jogadores a descansar em casa, para o bem mais importante duelo com o... Wigan, da Liga inglesa, onde corre o risco sério de cair na II Divisão. Porém, o estoiro do montegrino foi de pólvora seca, pois a maior parte dos suplentes do Bolton demonstrou ter qualidade, especialmente o português Vaz Tê.
O sub-21 português foi mesmo o avançado mais perigoso, pertencendo-lhe a primeira situação de perigo dos visitantes, atirando ao lado aos 8 minutos.

Rui Patricio perante ofensiva do Bolton

Numa primeira parte calculista, a bola esteve muito congelada a meio-campo. Mais do
que Paulo Bento pretendia porque,em situação defensiva, os três avançados do Bolton passavam amédios, dando aos forasteiros vantagem numérica. João Moutinho recuou para o lugar de Miguel Veloso, o que também serviu para encurtar o futebol leonino. O capitão não tem a mesma rotina do lugar e estava instruído por Paulo Bento para contagiar a equipa com muita segurança na posse de bola.

A estratégia não funcionou porque as pernas inglesas naquela zona eram muitas e a responsabilidade de desmarcar Liedson (que Vukcevic deixou muito desacompanhado na frente) passou para os centrais Polga e Tonel, que coleccionaram cerca de uma dezena de passes errados! O público, que não compreendia a estratégia nem gostava dos passes para fora, assobiava. O leão só rugiu nos minutos finais da primeira parte, quando Abel e Pererinha fabricaram bons lances pela direita e Liedson e Romagnoli se entendiam na frente de ataque.

Grimi festejava golo de Pereirinha

Na segunda parte, o futebol do Sporting conseguiu ter momentos mais vibrantes. Principalmente a partir do momento em que a entrada de Adrien Silva (72') permitiu libertar, enfim, Moutinho para terrenos mais adiantados. E foi numa avançada do capitão que o Sporting carimbou a passagem aos quartos-de-final - descobriu Pereirinha na direita e este arrancou um belo golo cruzado à 'gaveta', depois de tirar um defesa do caminho. Um golo merecido para o jovem médio, que tinha sido o mais inconformado e rematador dos leões na segunda metade.
Esse foi mesmo um dos únicos movimentos de verdadeira qualidade em todo o jogo.
E foi o que bastou para selar a justiça da vitória leonina e da passagem aos quartos-de-final da Taça UEFA.

Rangers deixam Hugo Almeida de fora dos 4ª-de-final da UEFA

Hugo Almeida em accao pelo Bremen frente ao Rangers

O Glasgow Rangers também garantiu a qualificação para os quartos-de-final da Taça UEFA, juntando-se ao Sporting e aos seis clubes que se apuraram (Fiorentina, Bayern de Munique, PSV Eindhoven, Bayer Leverkusen, Zenit e Getafe). A equipa escocesa perdeu na Alemanha com o Werder Bremen, por 1-0, mas beneficiou da vantagem de dois golos conseguida em casa na primeira mão (2-0) para se apurar.

Disputa pela bola no Bremen - Rangers

O ex-portista Diego marcou o único golo do Werder no jogo, no início da segunda parte, mas esse tento foi insuficiente para a reviravolta ansiada pelos alemães. Hugo Almeida jogou de início na equipa germânica, mas saiu aos 66 minutos, já depois de Diego ter marcado. O português estava a fazer uma boa exibição, mas o treinador Thomas Schaaft decidiu substituí-lo pelo marfinense Sanogo, numa opção que não se percebeu muito bem, tendo em conta que o Werder Bremen precisava de mais um golo para não ser eliminado.

Temporada de 2009/2010 apenas com 2 equipas lusas na Champions League

Apesar do apuramento do Sporting para os quartos-de-final da Taça UEFA, é já garantido que Portugal não conseguirá ficar no sexto lugar do ranking da UEFA no final desta temporada, o que significará a perda de um representante na Liga dos Campeões na temporada de 2009/10. As equipas portuguesas somam, nesta altura, 39,784 pontos, ocupando o oitavo posto, e só é possível tirar o sétimo lugar à Roménia (40,599), uma vez que a Rússia, actual sexta classificada (41,500), já garantiu essa posição com a qualificação do Zenit para os "quartos" da Taça UEFA.

Na próxima temporada, Portugal ainda contará com três clubes na "Champions" (dois com entrada directa na fase de grupos e um na terceira pré-eliminatória) e mais três na UEFA, mas na época seguinte o cenário mudará, passando a ter direito a dois representantes na Liga milionária (o campeão nacional com entrada directa e o vice-campeão na terceira pré-eliminatória) e quarto na Taça.

Post sobre os jogos de ontem aqui

Resultados da 2º mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Sporting - Bolton, 1-0 (1-1, 1.ª mão) (Pereirinha 85')
Werder Bremen - Glasgow Rangers, 1-0 (0-2, 1.ª mão) (Diego 58')
Bayern Munique - Anderlecht, 1-2 (5-0, 1.ª mão) (Lúcio 9'; Serhat 20', Yakavenko 34')
Everton - Fiorentina, 2-0 (2-4 g.p.) (0-2, 1.ª mão) (Johnson 16', Arteta 67')
PSV Eindhoven - Tottenham, 0-1 (5-6 g.p.) (1-0, 1.ª mão) (Berbatov 81')
Getafe - Benfica, 1-0 (2-1, 1.ª mão) (Albin 77')
Zenit St. Petersburgo - Marselha, 2-0 (1-3, 1.ª mão) (Pogrebnyak 39', 78')
Hamburgo - Bayer Leverkusen, 3-2 (0-1, 1ª mão) (Trochowski 53', Guerrero 64', Van der Vaart 81'; Barbarez 18'. Gekas 55')

Vídeos

Sporting 1-0 Bolton
Pereirinha 85'


Werder Bremen 1-0 Glasgow Rangers
Diego 58'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP + Sporting

Página Inicial

2 comentários:

  1. O Pereirinha tem evoluido a olhos vistos, está a transformar-se num bom jogador, golo de grande classe, parabens ao miudo.

    ResponderEliminar
  2. O Sporting conseguiu defender a honra do convento. Esperamos que agora tenham sorte com os power rangers e facam mais uns brilharetes para tentar chegar ha final.

    Parabens ao Sporting .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas