quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Taça UEFA: Sporting venceu Basileia por 2-0 e tem eliminatória bem encaminhada. Braga quase fora com derrota de 3-0 em Bremen

Simon o melhor jogador do Sporting de momento

O Sporting está com um pé nos oitavos-de-final da Taça UEFA, depois de vencer os suíços do Basileia por 2-0 em Alvalade com pouco mais de 17 mil pessoas.

O resultado é confortável mas, mais do que isso, viu-se uma diferença tão grande entre as duas equipas que é difícil acreditar numa reviravolta. Simon Vukcevic foi o homem do jogo, ao apontar os dois golos – e o segundo é para rever vezes sem conta.

Paulo Bento deve ter passado mal a noite com dúvidas em relação à utilização de Romagnoli e Vukcevic, que apresentavam queixas físicas. Mas ambos acabaram por recuperar. E de que maneira! O argentino e o montenegrino foram incansáveis no carrossel montado pelo ataque leonino e criaram a jogada do primeiro golo, logo aos 8minutos. “Pipi” fugiu pela esquerda e deu com açúcar para o remate de Simon, que ainda foi desviado por Marque.
A vantagem do Sporting serviu para tranquilizar a equipa e meter em sentido os suíços, que tinham começado o jogo com a crista levantada.

Mesmo não sendo grande coisa, a equipa do Basileia é grande. E, aos 12’, foi pelas alturas que um canto do português Carlitos foi parar ao pontapé de moinho de Eduardo, o mais habilidoso da formação helvética. A trajectória da bola em direcção à baliza deixou suspensos os sportinguistas, mas apareceu a mão salvadora de Rui Patrício a desviar para canto. Até ao final da primeira parte, o jovem guarda-redes ficou a apanhar frio.

Não foi preciso esperar muito para que o Sporting acelerasse e desfizesse a organização do adversário. Romagnoli, Izmailov, Vukcevic e Liedson não paravam quietos e as suas permanentes trocas de posição provocavam terramotos na defesa do Basileia. A partir do meio da primeira parte, só deu leão. Vukcevic, Liedson e Izmailov estiveram muito perto de marcar o segundo dos leões, que seria o mais justo ao intervalo.

Liedson em bom estilo frente ao Basel

A justiça tardou, mas chegou. Romagnoli e Polga estiveram perto de a conseguir, mas só anunciaram o que aconteceu aos 58’, quando Vukcevic apontou um golaço. A jogada parecia futvólei: Romagnoli levantou a bola sobre um adversário para João Moutinho, este fez o mesmo em direcção a Vukcevic. E o 10 dos leões, sobre o lado direito, aplicou um míssil cruzado de pé esquerdo ao canto onde dormem as corujas. Simplesmente soberbo!

O montenegrino haveria de sofrer pela sua tendência para golpes de karaté. Ao tentar chegar a uma bola alta, caiu mal e deslocou o ombro. Ainda tentou colocá-lo no sítio e pediu ajuda aos médicos, mas Paulo Bento não quis perder tempo e lançou Rodrigio Tiuí no jogo. Ao mesmo tempo, refrescou o meiocampo com a entrada de Pereirinha para o lugar de Izmailov, que tinha perdido o brilho da primeira parte.

Com a vitória na mão, a equipa de Paulo Bento controlou os acontecimentos e pôs-se a salvo de sofrer um golo que baralhasse a contas da eliminatória. Ao mesmo tempo, aproveitava as fragilidades contrárias para ir somando oportuidades atrás de oportunidades. Nenhuma deu golo, mas o 2-0 deve ser suficiente...

Paulo Santos sofria golo do Bremen

Braga quase fora da Taça UEFA

Três golos sofridos sem resposta e duas grandes penalidades falhadas. Foi este o saldo negativo do Sporting de Braga no jogo na Alemanha, frente ao Werder Bremen. O resultado deixa os bracarenses quase sem hipóteses de chegar aos oitavos-de-final da Taça UEFA, mas a equipa de Manuel Machado só se pode queixar de si própria, porque até foi beneficiada pela arbitragem.

O Braga teve uma entrada em falso no jogo. Sofreu um golo cedo e desperdiçou a primeira de duas grandes penalidades. João Pereira fez falta sobre o ex-portista Diego e, na transformação do livre, surgiu o 1-0. O brasileiro deu um pequeno toque para Jensen e este limitou-se a pisar a bola para o remate de Naldo, que surpreendeu Paulo Santos, mal batido.

Um penalty inexistente, cavado por Linz a Fritz, não foi aproveitado pelo Braga para fazer o empate, pois o jogador austríaco permitiu a defesa de Wiese. Os minhotos falharam num lance capital e voltaram a meter água antes da meia hora, com Jensen a rematar sem oposição, após um lance iniciado por Hugo Almeida.

Antes do intervalo (35’), outra grande penalidade e novo falhanço do Braga. E se o primeiro foi inventado, este deixou dúvidas. Matheus embrulhou-se com Wiese na grande área e depois Jorginho, com um remate fraco, imitou Linz, permitindo a defesa do guardião alemão.

Tim-Wiese-Gala defendia um dos 2 penaltis frente ao Braga

O jogo estava a correr mal ao Braga, mas quase só a meio do segundo tempo é que é que Manuel Machado mexeu na equipa, com as entradas de Stélvio e Wender.
Os alemães seguravam a vantagem e, aos 73’,Diego foi derrubado na área por Rodriguez, com o árbitro a fazer vista grossa ao lance.

Os disparates do árbitro grego continuaram nos descontos, numa disputa de bola de Carlos Fernandes e Mertesacker. O árbitro considerou que o lateral jogou a bola com a mão e assinalou penálti. Hugo Almeida fez o 3-0 e quase resolveu a eliminatória.

Vídeos

Sporting 2-0 Basileia
Vukcevic 8' e 58'


Werder Bremen 3-0 Sporting de Braga
Naldo 4'
Jansen 27'
Hugo Almeida 94'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: SCP + Kicker

Página Inicial

1 comentário:

  1. Melhor jogo do Sporting esta época. Espero que consigam completar o q ñ fizerem em 2005 qd perdeream a final para o CSKA.

    Eu acredito se jogarem com esta vontade. Visto as coisas a época a nível de Liga está perdida, apostem na Europa.

    Força Sporting e equipas portuguesas.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas