sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Taça Uefa : 16-Avos-de-final - Benfica apura-se ao cair do pano. Sporting goleia em Basileia. Braga disse adeus.

Makukula apelou aos céus qualificação épica do Benfica em Nuremberga

Das três equipas portuguesas que partiram para estes 16-Avos-de-final da Taça UEFA 2007/2008, apenas o Braga ficou pelo caminho, com dupla derrota frente ao Werder Bremen. O Benfica conseguiu retirar ao contigente alemão uma das suas equipas presentes (Nuremberga), graças a um final épico com dois golos nos minutos finais. Quanto ao Sporting voltou a provar a sua superioridade frente aos suíços do Basileia com uma goleada no estádio onde Portugal vai jogar no EURO 2008.

Quanto à situação actual do ranking português de clubes na UEFA podem dar uma vista de olhos pelo artigo do Expresso aqui .

Começando pelo Benfica, pregou um susto de morte aos seus adeptos quando, a um minuto do fim, perdia por 2-0 em Nuremberga e estava de fora da Taça UEFA. Cardozo e Di María, que tinham saído do banco minutos antes, empataram o jogo. O “milagre” não apaga mais uma exibição fraquinha da equipa da Luz, que esteve quase, quase a perder frente a uma equipa alemã que luta para não descer de divisão e que provou que tem pouca qualidade. Ainda assim, esteve quase a afastar o Benfica, que segue para os oitavos-de-final, onde vai defrontar os espanhóis do Getafe.

Para este jogo, Camacho arriscou ao desfazer a dupla de centrais que tinha vindo a jogar – Luisão e Katsouranis – colocando em campo o pouco rodado Edcarlos. Mas deu-se bem. O central não comprometeu. O erro veio de onde costuma vir quase sempre: de Luís Filipe. O lateral do Benfica voltou a provar, pela enésima vez, que não tem qualidade para jogar num grande. Aos 65’, quando o Benfica perdia por 1-0, não viu Saenko aparecer-lhe por trás, ficou sem a bola, o russo foi sozinho para a baliza, fintou Quim e fez o 2-0. A eliminatória estava de pernas para o ar. E passou a ser o Benfica a ter de correr pelo resultado.

O Benfica começou bem o jogo. A equipa estava descontraída e trocava a bola com calma. Os alemães também entraram sem grande garra, o que ajudou. A primeira parte foi quase sempre controlada pelos portugueses, que podiam mesmo ter marcado logo aos 4’. Léo passou a bola por entre as pernas de um adversário, entrou na área, cruzou, a bola foi tocada por um defesa e sobrou para Katsouransi, que, perto da pequena área, atirou por cima.

O Benfica segurou quase sempre o Nuremberga, que parecia ter nervos a mais e habilidade a menos. Os alemães jogaram em 4x3x3, sendo que dois dos três avançados eram autênticas estátuas, muito pouco móveis e sem habilidade para criar perigo. O único a assustar era mesmo o rápido Saenko, que entrava pela direita e pela esquerda em velocidade.

Luis Filipe instantes antes da paragem cerebral e do golo do Nuremberga (2-0)

Por duas vezes as suas entradas quase deram golo. Na primeira, fugiu pelas costas de Léo e assistiu Charisteas, que, sozinho, na zona do penálti, atirou por cima. Na segunda foi o próprio Saenko a rematar dentro da área, para uma estupenda defesa de Quim, mesmo em cima do intervalo. E a primeira parte do Nuremberga resumiu-se a isto.

O Benfica recomeçou o jogo desconcentrado. Deixou o Nuremberga vir para a frente e começou a defender muito perto da área. Aos 58’, Léo falhou uma intercepção de bola e viu Charisteas isolar-se e empatar a eliminatória. Cinco minutos depois, Pinola teve todo o espaço do mundo no meio-campo do Benfica e atirou uma bomba ao poste. Os alemães estavam em cima dos portugueses, que eram uma equipa amedrontada e sem garra. Veio então o erro de Luís Filipe e o 2-0. O estádio quase veio abaixo.

Festa dos adeptos pelo apuramento sofrido do Benfica na Alemanha

As substituições, tardias, revolucionaram o Benfica. Cardozo quase marcou na primeira vez que tocou na bola. Conseguiu-o a um minuto do fim, quando já poucos acreditavam. Di María ainda empatou o jogo, mas nessa altura o Nuremberga era já uma equipa perdida. E não fez esquecer uma pobre e sofrida exibição...

Festa leonina em Basileia após o golo perante o olhar dos adeptos

Sporting goleia em Basileia

O Sporting venceu o Basileia por 0-3 e apurou-se para os oitavos-de-final da Taça UEFA, onde em Março vai medir forças com o Bolton. É verdade que um jogo tem 90 minutos. Mas os leões conseguiram resolver a eliminatória em apenas dois, com um golo de Pereirinha, perante um adversário demasiado doce. Até parecia que no país dos chocolates queriam fazer as honras da casa.

A vantagem de dois golos alcançada em Lisboa dava alguma tranquilidade ao Sporting. Mas mais um golinho, e de preferência apontado bem cedo, arrumava de vez com a eliminatória, pois obrigava o Basileia a marcar... quatro. Paulo Bento tinha chamado a atenção para isto. Mas nem nos seus melhores sonhos poderia imaginar que esse golo acontecesse tão cedo. Logo aos 2’, no lado esquerdo do ataque, Moutinho levantou a cabeça, viu a desmarcação de Pereirinha, e com uma assistência perfeita permitiu ao miúdo chutar colocado de pé direito e praticamente arrumar de vez com a questão.

Esta verdadeira entrada de leão, quem sabe motivada por um filme com imagens de Lisboa, acompanhado ao som de um fado, que passou minutos antes quando o Sporting fazia o aquecimento, tornou tudo mais fácil. E, obviamente, funcionou também como um murro no estômago nos jogadores do Basileia. Assim se explica que Eduardo, após um falhanço de Tonel aos 10’, tenha atirado por cima das redes de Rui Patrício. Os suíços tinham que dar o tudo por tudo e atacar. E isso abriu espaços para o Sporting arrancar contra-ataques perigosos.

Depois do guarda-redes Crayton quase ter dado uma fífia num remate de Romagnoli, aos 24’, Rui Patrício provou porque Paulo Bento o mantém na baliza, saindo com coragem aos pés de Eduardo e evitando o golo do empate. Pelo meio, João Moutinho assumia o papel de patrão da equipa, iniciando ataques, ajudando na defesa e tentando servir sempre os jogadores mais adiantados. Se o capitão dava o exemplo na frente, lá atrás era o guarda-redes leonino que brilhava. Aos 36’, Patrício fez mais uma bela defesa, impedido o golo de Ergic.

Festa do golo do Sporting - Liedson bisou

Para a primeira parte terminar em beleza, Liedson resolveu de vez o jogo, com um chapéu ao desatinado Crayton. E para não destoar, mesmo emcima do apito para o intervalo, Patrício voltou a negar o golo do Basileia. É verdade que na primeira metade, os suíços criaram algumas situações de perigo. Mas foram sempre um adversário demasiado... doce.

Quem pensava que o Sporting ia tirar o pé do acelerador na segunda parte, enganou-se. Os leões voltaram a entrar cheios de gás e Liedson bisou, ele que no minuto antes tinha tentado a sua sorte de calcanhar e depois numa recarga – foi o sexto golo do Levezinho em provas europeias esta época. Os leões mandavam como queriam no jogo, ao som dos “olés” dos adeptos portugueses. Só que Romagnoli entusiasmou-se e falhou incrivelmente o quarto golo. Paulo Bento aproveitou para fazer algumas mexidas e aí sim, o Sporting perdeu algum gás.
Mas também já não era preciso mais, porque os suíços estavam definitivamente rendidos. Mesmo assim, ainda deu para Ronny brilhar, com duas grandes oportunidades.

Wender frente a Fritz

Braga somou nova derrota na despedida

O Sporting de Braga foi eliminado da Taça UEFA, depois de perder com o Werder Bremen por 1-0, na cidade dos arcebispos. No somatório das duas mãos, os bracarenses perderam por 4-0.

Antes do jogo, Manuel Machado mostrou acreditar que o "milagre" era possível. Mas o jogo mostrou o contrário e, com o passar dos minutos, notou-se que a equipa minhota já queria apenas vencer o jogo, assumindo que virar a eliminatória era impossível. Não marcou, e acabou por sofrer, em contra-ataque. Klasnic surgiu isolado na cara de Kieszek e não teve dificuldades para bater o polaco que hoje se estreou na baliza bracarense. O Werder Bremen, de Hugo Almeida, que foi titular, vai agora jogar com os escoceses do Glasgow Rangers.

Bayern cilindrou Aberdeen

Nos outros jogos dos 16-Avos-de-final da Taça UEFA

A eliminação do Nuremberga impediu o pleno alemão. Bayer Leverkusen e Bayern Munique golearam o Galatasaray e o Aberdeen por 5-1, respectivamente, e terão a companhia do Hamburgo e do Werder Bremen de Hugo Almeida. Quem fez o pleno foi a Inglaterra. O Bolton, de Vaz Tê (não utilizado), segurou o golo de vantagem ao impor um nulo ao Atlético Madrid, sem Simão e Zé Castro. Com Nuno Valente titular e Manuel Fernandes a entrar na segunda parte, o Everton somou a goleada da noite 6-1 ao Brann. Ricardo Rocha assistiu do banco ao empate que serviu ao Tottenham frente ao Slavia (1-1).

Atlético de Madrid saltou borda-fora da UEFA

O Getafe salvou a honra espanhola ao golear o AEK, por 3-0 - Geraldo ficou no banco. Além do Atlético Madrid, também o Villarreal foi eliminado, apesar da vitória (2-1) sobre o Zenit. Um apuramento heróico dos russos, que acabaram com nove jogadores - Shirokov (47 m) e Sirl (82 m) foram expulsos. Um golo fora tramou também o Panathinaikos, de José Peseiro e Hélder Postiga (saiu aos 62 minutos), que empatou em casa com o Rangers (1-1).

Fiorentina, PSV e Marselha confirmaram o seu favoritismo, enquanto o Anderlecht segurou a qualificação ao arrancar um empate (1-1) em Bordéus.

Resultados da 2ª mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Bayer Leverkusen - Galatasaray, 5-1 (Barbarez 12', 22', Kiessling 13', Haggui 55', Schneider 60' gp; Barusso 87' gp) (0-0, 1.ª mão)
Hamburgo - Zurique, 0-0 (3-1, 1.ª mão)
Spartak Moscovo - Marselha, 2-0 (Pavlenko 39', Pavlyuchenko 85')(0-3, 1.ª mão)
Panathinaikos - Glasgow Rangers, 1-1 (Goumas 12'; Nacho Novo 81') (0-0, 1.ª mão)
Bayern Munique - Aberdeen, 5-1 (Lúcio 12', Van Buyten 36', Podolski 71', 77', Van Bommel 85'; Lovell 83') (2-2, 1.ª mão)
Atlético Madrid - Bolton, 0-0 (0-1, 1.ª mão)
Bordéus - Anderlecht, 1-1 (Cavenaghi 70'; Chatelle 34') (1-2, 1.ª mão)
Fiorentina - Rosenborg, 2-1 (Liverani 38', Cacia 80'; Koné 88') (1-0, 1.ª mão)
Getafe - AEK Atenas, 3-0 (Granero 46', Contra 82', Braulio 84') (1-1, 1.ª mão)
Helsingborg - PSV Eindhoven, 1-2 (Castan 80'; Zonneveld 47', Lazovic 65') (0-2, 1.ª mão)
Tottenham - Slavia Praga, 1-1 (O'Hara 7'; Krajcik 51') (2-1, 1.ª mão)
Villarreal - Zenit St. Petersburgo, 2-1 (Franco 75', Tomasson 90'; Pogrebnyak 31') (0-1, 1.ª mão)
Basileia - Sporting, 0-3 (Pereirinha 2', Liedson 41', 51') (0-2, 1.ª mão)
Everton - Brann, 6-1 (Yakubu 36', 54', 72' Johnson 41', 90'; Moen 59', Arteta 70') (2-0, 1.ª mão)
Nuremberga - Benfica, 2-2 (Charisteas 58', Saenko 66'; Cardozo 89', Di María, 91') (0-1, 1.ª mão)
Sp. Braga - Werder Bremen, 0-1 (Klasnic 78') (0-3, 1.ª mão)

Quadro de jogos dos Oitavos-de-final da Taça UEFA 2007/2008 (6 Março)

Anderlecht - Bayern Munique
Glasgow Rangers - Werder Bremen
Bolton - Sporting
Bayer Leverkusen - Hamburgo
Getafe - Benfica
Fiorentina - Everton
Tottenham - PSV Eindhoven
Marselha - Zenit St. Petersburgo

Vídeos

Nuremberga 2-2 Benfica
Charisteas 58'
Saenko 66'
Cardozo 89'
Di María, 91'



Basileia 0-3 Sporting
Pereirinha 2'
Liedson 41', 51'



Sp. Braga 0-1 Werder Bremen
Klasnic 78'


Bayern Munique 5-1 Aberdeen
Lúcio 12'
Van Buyten 36'
Podolski 71', 77'
Lovell 83'
Van Bommel 85'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

FotoS: AP+ SCP+NFC+ÀS

Página Inicial

4 comentários:

  1. Parabéns ao Benfica e ao Sporting. Quanto ao Braga, poderia ter feito algo mais, mas do outro lado estava um equipa sem dúvida mais forte.

    Agora esperamos ver o Porto também na próxima fase e anular mais uma equipa da Alemanha, que este ano parece estar a dar sinais de recuperação na Europa.

    ResponderEliminar
  2. Para os responsáveis do Benfica gostaria que ponderassem um seguro de vida para os seus simpatizantes. Jogo após jogo é um sofrimento imenso.Este então foi quase de caixão à cova.

    ResponderEliminar
  3. Uma boa jornada portuguesa, apesar da vegonhosa actuação do Benfica na Alemanha.

    Eu pensava que já tinha visto a pior exibição do Benfica, mas semana após semana vejo uma ainda pior....

    No entanto tenho fé que podemos passar a próxima eliminatória. É preciso é por os jogadores certos a jogar.

    O Braga ficou pelo caminho, e mais não se esperava. Se bem que falhar dois penaltys na 1ª mão foi mau demais.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Sporting que venceu esse monstro do futebol europeu o Basileia mas que, pelo menos, não deixou os adeptos à beira de um enfarte como o Benfica.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas