quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 20ª jornada - Luta pela Europa e permanência

Mantorras entrou mas nao resolveu problema do Benfica

A 10 jornadas do fim da Liga Portuguesa, duas equipas tem praticamente o seu destino traçado. O FC Porto amplia praticamente todas as semanas a sua vantagem pontual sobre os seus mais directos perseguidores, fazendo do campeonato um passeio para o tri. Com 12 pontos de vantagem sobre o Benfica, 16 sobre o surpreendente Vitória de Guimarães e uns incríveis 17 pontos sobre o Sporting, estaremos por este caminho, na presença de um Porto à imagem do que fez na década de 90, quando venceu 5 campeonatos consecutivos, tal como actualmente se sucede em França com o super-Lyon.

O oposto do Porto na tabela classificativa é a União de Leiria, que conta apenas com uns míseros 8 pontos em 20 jornadas. Depois da consolidação da equipa do Lis na Bwin Liga ao longo de uma década, com presenças regulares acima do meio da tabela, este ano tudo correu mal. Má planificação, culminada com uma presença (honrosa) na Taça Intertoto, mas que deixou consequências irreparáveis no seio da equipa. A juntar ao caos, um presidente impaciente, que bem cedo entrou em choque com os jogadores através da praça pública. Certamente para a próxima época estarão na Liga Vitalis.

Quanto ao Benfica, o do costume! Alguns grandes jogadores, sem dúvida, mas equipa (conjunto) nem vê-la. Será caso para perguntar: Treina-se jogadas de "laboratório" e estilo de jogo no centro de estágios do Seixal? Isto porque na maioria dos 90 minutos, só vemos chutão para a frente e uma total desorganização! Resta, quanto a mim, considerar o Benfica a equipa com maior "coração" deste campeonato e UEFA (veja-se o caso de Nuremberga). Entrega fantástica, sem dúvida, mas isso não basta para o Benfica chegar ao topo nacional e internacional.
Mas uma das novidades pela negativa dos encarnados nesta época, é o número de pontos perdidos no Estádio da Luz, mais concretamente 13 (5 empates e 1 derrota). Chega a ter mais pontos fora de portas, do que em casa. Dá que pensar! Se e um "se" muito subjectivo, tivesse materializado esses pontos perdidos na Luz, estaria agora mano-a-mano com o FC Porto.

E o Sporting. o fui consultar as estatísticas, mas deve estar a fazer o pior campeonato em décadas. Cedo deitou a toalha ao chão e a regularidade de vitórias evidenciada no final da época passada não foi transportada para este ano, sendo a consequência disso as já 5 derrotas e 6 empates acomulados. Será o Sporting capaz de se galvanizar, e atingir ainda o objectivo minímo de chegar aos lugares de acesso directo da Liga dos Campeões? A resposta poderá ser dada no próximo sábado quando em Alvalade os leões receberem o Benfica.

Vitória de Setúbal festejava golo frente ao Sporting

Surpresas

Os Vitórias! Guimarães e Setúbal, para mim, já tem garantido o troféu das equipas sensação da temporada. Os minhotos, acabados de chegar da Liga Vitalis conseguiram impôr a mesma regularidade, desde de Janeiro de 2007 (quando arracaram definitivamente para a subida) e estão onde estão, muito pela competência de Manuel Cajuda e da força dos seus adeptos.

O Vitória de Setúbal deve ser caso ímpar. Mergulhados num mar de divídas e quase a cair na Liga de Honra na última época, foram buscar Carlos Carvalhal, que conseguiu operar o "milagre" de fazer do nada, uma equipa ambiciosa, alegre e crente. Presentemente estão nos lugares de acesso à Taça UEFA, qualificado para a final da Taça da Liga com o Sporting e apurados para as meias-finais da Taça de Portugal (foi há pouco na Figueira da Foz). Não peçam mais nada ao senhor!

Quanto ao resto adivinha-se muita competividade e emoção pelos lugares de acesso à Taça UEFA. Do Boavista que se encontra na 10ª posição com 24 pontos, ao 5º lugar ocupado pelo V.Setúbal é um saltinho. Estando pelo meio outras quatro equipas com excelentes condições de chegarem à UEFA (Marítimo, Belenenses, Nacional e Braga).

Para descer, como já disse o União de Leiria é certinho. Depois, resta um lugar no comboios dos relegados - Paços de Ferreira, Naval, Leixões, Académica (sempre aflita) e Estrela da Amadora.

Só para concluir : - Senhores da Liga Portuguesa, e para quando uma decisão no "caso Meyong" ? Vai-se arranjar novamente cambalacho de fim-de-época? Pede-se celeridade pf.

Resultados da 20ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

Nacional - Leixões, 1-0 (Juliano Spadacio 84')
V.Guimarães - Naval, 1-0 (Desmarets 22')
E. Amadora - U.Leiria, 4-2 (Mendonça 60', Pedro Pereira 75', Éder Bonfim 85' p.b. e Anselmo 88'; Paulo César 17' e Ferreira 41')
Belenenses - Marítimo, 1-3 (Weldon 14'; Bruno 31' g.p., Marcinho 47', Mossoró 73')
FC Porto - P. Ferreira, 3-0 (Lisandro 45', 53', Mariano 92')
V.Setúbal - Sporting, 1-0 (Bruno Ribeiro 18')
Benfica - Sp. Braga, 1-1 (Luisão 21'; Zé Manuel 5')
Académica - Boavista, 1-1 (Kaká 59'; Mateus 61')

Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)

Tabela classificativa em Portugal

Vídeo com os golos dos principais jogos da 20º jornada da Liga Portuguesa


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas