segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Maria Sharapova e Novak Djokovic campeões do Open da Austrália 2008 realizado em Melbourne

Sharapova venceu Ana Ivanovic em Melbourne

A musa do ténis mundial Maria Sharapova celebrou o terceiro título do Grand Slam da carreira, ao vencer outra beldade Ana Ivanovic na final do Open da Austrália em apenas dois sets, por 7-5 e 6-3. Num dos duelos mais fotogénicos da história do ténis, a maior experiência da russa a este nível foi fundamental.

Dificilmente se poderia imaginar uma final feminina mais atraente e imprevisível. Apesar de já contar com dois títulos do Grand Slam, Sharapova chegou à Austrália apenas como a quinta cabeça-de-série, enquanto Ivanovic era a quarta pré-designada, contando como melhor resultado a este nível a derrota na final de Roland Garros do ano passado. Também o frente-a-frente das duas tenistas espelhava um enorme equilíbrio, cada uma com duas vitórias nos quatro encontros realizados no WTA Tour.

Todos esses encontros tinham sido decididos em apenas dois sets e esta final não foi excepção. Sharapova venceu por 7-5 e 6-3, mostrando toda a calma na fase decisiva do primeiro set. Ivanovic liderava por 5-4 e, no serviço de Sharapova, esteve a vencer por 0-30, ficando a dois pontos de vencer a primeira partida.

Sharapova a musa campea do Tenis mundial

Depois de um ano de 2007 para esquecer, devido às lesões e à derrota na final do Open da Austrália frente a Serena Williams, a tenista russa volta assim aos grandes momentos - depois de vencer em Wimbledon em 2004 e nos Estados Unidos em 2006. Apesar da derrota, Ivanovic também teve razões para sorrir, já que o desempenho lhe permitiu chegar a número 2 do ranking mundial.

Novak Djokovic venceu na final a surpresa francesa Jo Wilfried Tsonga

O tenista sérvio Novak Djokovic, número três do ranking ATP, sagrou-se vencedor da 96.ª edição do Open da Austrália, ao vencer, o francês Jo-Wilfred Tsonga pelos parciais de 4-6, 6-4, 6-3 e 7-6 (7- -2) em três horas e cinco minutos de encontro, numa partida arbitrada pelo português Carlos Ramos.

O francês até começou melhor e conseguiu vencer um set a Djokovic, algo que ninguém conseguira durante o torneio. Apesar de estar na segunda final do Grand Slam (perdeu contra Federer nos Estados Unidos, no ano passado), o sérvio acusou algum nervosismo, apesar dos erros de Tsonga, sobretudo na rede.

Djokovic ressurgiu durante o segundo set, quando o parcial registava um 4-4. "Nole" quebrou o serviço de Tsonga e venceu 6-4. A partir daqui, ganhou uma confiança enorme e fechou o terceiro parcial com 6-3. No último set, dispôs de quatro pontos de encontro e não desperdiçou. Aos 20 anos, conquistou o primeiro Grand Slam da carreira, sucedendo a Roger Federer, vencedor nos últimos dois anos.

Deitou-se no chão e sorriu. Voltou a tirar a camisola, como faz sempre que vence. Aplaudido de pé pelas 15 mil pessoas da Rod Laver Arena, ergueu o troféu e festejou com a família.

Com este triunfo, Novak Djokovic é visto como a grande alternativa à hegemonia de Federer, até pela tenra idade do sérvio apenas 20 anos. Porém, apesar da alegria, o tenista não perde o respeito pelo número um do ranking ATP há quatro anos.

Apesar de derrotado na final, Jo-Wilfred Tsonga foi a grande revelação do Open da Austrália. Chegou a ser número dois de juniores, mas as lesões impediram que chegasse mais cedo à ribalta. Parecido e comparado ao antigo pugilista Muhammad Ali, Tsonga já está na lista dos 20 melhores do ranking ATP.

Contetamento de Novak Djokov

Novak Djokovic tornou-se o primeiro tenista sérvio a vencer um torneio do Grand Slam. O vencedor do Estoril Open do ano passado é o expoente máximo da modalidade na Sérvia. A recente vaga de jogadores daquele país (a "Nole" junta-se Ana Ivanovic, Jelena Jankovic e Janko Tipsarevic) transformou o ténis no desporto mais popular.

Vídeos

Maria Sharapova VS Ana Ivanovic (Final do Open da Àustrália 2008)


Novak Djokovic vs Jo-Wilfred Tsonga (Final do Open da Àustrália 2008)


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: Às

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas