domingo, 27 de janeiro de 2008

Benfica dá prenda a Eusébio ao vencer em Guimarães por 1-3 consolidando 2º lugar

Festa do Benfica em Guimarães

O Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 1-3 e deu a Eusébio a prenda tão pedida pelo "rei" na última sexta-feira, dia do seu 66.º aniversário, num jogo em que Óscar Cardozo e Maxi Pereira apontaram os golos encarnados e Ghilas marcou o golo de honra vimaranense. Foi um Benfica bastante eficaz que impôs a primeira derrota dos minhotos em casa esta época. Um excelente expectáculo de futebol que se disputou no cheio Estádio Afonso D. Henriques, onde as duas equipas dignificaram a luta pelos lugares da Liga dos Campeões.

Num ambiente infernal que coloriu um desafio emotivo, os encarnados estudaram bem a lição, foram uma equipa motivada na primeira parte - a homenagem ao malogrado Fehér pode explicar a atitude renovada que o técnico tanto apela. Cardozo deu, ainda, uma prova de confiança quando Makukula, contratado ao Marítimo, é uma ameaça no ataque. Também exploraram o sector defensivo do adversário, pois o conjunto orientado por Manuel Cajuda, uma das sensações da prova, tem uma das defesas mais batidas do campeonato. No entanto, a equipa ainda não está bem amadurecida porque oscilou depois do intervalo e quase cedia o empate.

Cardozo marcava de livre o primeiro golo do Benfica em Guimarães

Tudo somado, o Benfica começou por defender à frente. Ganhou, assim, uma pequena supremacia que se traduziu logo no golo - Rui Costa ganha a falta a João Alves e Oscar Cardozo bate Nilson, de bola parada num golo extraordinário (video). Depois, os encarnados recuaram e o Guimarães passou a explorar o lado direito da defesa, onde Luís Filipe voltou a estar inseguro. Mas os vimaranenses tinham dificuldades em pôr Quim à prova. Com Luisão castigado, Edcarlos foi a aposta na defesa no 4x2x3x1 de Camacho, no qual Cardozo jogou sozinho na frente.

Homenagem a Feher em Guimarães quando passaram 4 anos da sua morte

Face à postura do Vitória de Guimarães, os encarnados apostaram no contra-ataque. Na esquerda, Di María livrou-se de Andrezinho e o uruguaio Maxi Pereira fez o segundo golo (video). O adversário desuniu-se e só voltou a si perto do intervalo - com Camacho em desespero. Contrariedade David Luiz lesiona-se e é rendido por Nuno Assis, recuando Katsouranis para central. No reatamento, Cajuda lança Carlitos e Ghilas, alarga o ataque, os vimaranenses transcendem-se e o Benfica passa por sérios calafrios. Seria Ghilas, na sequência de um livre de Desmarets, a reduzir para 1-2 (Vídeo). O argelino revolucionou o futebol dos minhotos, deu dinamismo, mas a falta de discernimento impediu-os de chegar ao empate.

Já nos descontos, Nilson, fora da área, "ofereceu" a bola a Cardozo que atirou para a baliza deserta e fez o 1-3 (video) acabando com as dúvida quanto ao resultado e o sonho de Cajuda de atingir o 2º lugar.

Com este resultado, os encarnados ficam a 8 pontos do Porto, aumentam a vantagem para os vimaranenses para cinco pontos, e colocam os minhotos à mercê do Sporting, que pode recuperar o terceiro lugar, desde que não perca com o FC Porto, mais logo em Alvalade.

Vídeo

Vitória de Guimarães 1-3 Benfica
Òscar Cardozo 8' e 92'
Maxi Pereira 26'
Ghilas 61'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: Reuters

Página Inicial

9 comentários:

  1. Vitória normal, da melhor equipa que se apresentou no terreno. Infelizmente, parece que só querem dignificar a camisola que vestem quando são enxovalhados e quando a situação aperta, e felizmente que o Cajuda e seus jogadores caíram na conversa da comunicação social, ouviram toda a semana que o Vitória era isto e aquilo, futebol-champanhe e mais não sei o quê, e depois no relvado não se viu nada. Atacaram em muita quantidade, e pouca qualidade. O golo, já agora, é responsabilidade do Quim, que tem uma saída perfeitamente estúpida. Grande golo do Cardozo, a ver se o deixam marcar livres directos e se deixam de dar o toquezinho pro lado. Bom jogo do Di Maria.

    ResponderEliminar
  2. Boa 1ª parte do Benfica. Aliás, excelentes 45', mesmo! Se jogassem sempre assim é que era. Mas isso é pedir demais de um remendo de equipa. A 2ª parte veio pôr em claro as deficiências do SLB e a mestria de movimentos da equipa do Vitória que não precisava da ajuda do árbitro para se impôr.

    O golo do VSC é completamente irregular, desde a falta inexistente até ao offside do Ghilas.

    O Cardozo insiste em provar que tem muito valor e que só precisa de confiança. Foi, sem dúvida o melhor da sua equipa.

    Momento-chave do jogo: saída por lesão do David Luiz...

    ResponderEliminar
  3. Parabens ao Benfica, ao Cardozo sobretudo, ao Guimarães pelo bom desempenho, o que levara esta equipa a seguramente ir a UEFA. é o minimo que esta equipa merece!

    ResponderEliminar
  4. grande ambiente em Guimarães. Fora algumas tristes cenas habituais (cadeiras dum lado e tochas do outro), foi o jogo com melhor ambiente até agora!

    O 1 golo do Cardoso foi fantástico e o Benfica jogou como se fosse um encontro europeu. Personalizado e eficaz.

    ResponderEliminar
  5. Belo desafio, num estádio bonito e de bancadas cheias. O Glorioso, que entrou em campo sem 3 titulares, perdeu o 4º aos 30m (mesmo que a substituição tenha demorado) e, na 1ª parte, reduziu o adversário a uma condição banal. Na 2ª parte, foi a reacção esperada e um golo de um atleta que viu 2 amarelos. Vitória justíssima com mais 2 do Tacuara! Venham os próximos ... Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  6. excelente vitória do ... BENFICA !!!! Sofremos mas ganhámos !!!! É dedicada a todos que davam como certo a derrota do benfica !!!! Podem nos ganhar mas é durante o jogo e nunca antes do jogo !!!!!

    ResponderEliminar
  7. Tudo bem Gonçalo? Já não deixa comentário há algum tempo e aqui va...grande exibiçao do SLB que deu o jogo ao Vitoria e geriu a 1ª parte muito bem.

    Grande GOLO do OSCAR coroado com uma oferta no fim para bisar. Quando o André saiu tudo se complicou e o vitoria podia ter empatado mas não teve arte para o fazer (ex contra-ataque 4x2).Boa exibição do PETIT, ED, RUI, DI, MAXI, QUIM e OSCAR.Foram 3 pts importantes e o que fica para historia é 3-1.

    Saudações Desportivas para todos!

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida um dos melhores jogos desta Liga.
    Na minha opinião houve alguma "agressividade" dalguns jogadores do Guimarães, por um lado acusaram nervosismo e compreende-se, não conseguiram o seu melhor, com todo o ambiente de estádio cheio, etc.
    O Benfica por seu lado, foi eficaz. Mereceu a vitória, mas teve de sofrer um bocado.

    ResponderEliminar
  9. agora quue o porto perdeu e o SCP venceu , nãoi podemos vacilar mais. Acreditemos no milagre!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas