sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Taça UEFA : Resultados da 4ª jornada - Braga empata 1-1 em Salónica frente ao Aris

Linz fazia o primeiro em Salónica

O
Braga empatou 1-1 na deslocação ao terreno dos gregos do Aris de Salónica na quarta jornada do grupo F da Taça UEFA. Os minhotos estiveram a vencer, graças a um golo de Linz, mas os gregos empataram ainda no primeiro tempo, por intermédio do defesa brasileiro e ex-benfiquista Ronaldo. As contas do apuramento do Braga estão mais complicadas, se bem que ainda seja matematicamente possível seguir para os 16 avos-de-final.

A jogar em casa, os gregos entraram em campo decididos e desperdiçaram uma boa ocasião logo aos três minutos, por intermédio de Javito, após deslize de Anilton. Contudo, o remate do atacante espanhol saiu ao lado.
Ainda assim, os bracarenses acabaram por chegar à vantagem aos seis minutos, na sequência de um pontapé de canto apontado por César Peixoto. O guarda-redes Chalkias não conseguiu afastar o esférico e Roland Linz, oportuno, atirou a contar, para desespero dos fervorosos adeptos helénicos presentes no estádio Kleanthis Vikelidis.

A defender longe da sua baliza, o Braga controlou as operações nos minutos iniciais, exercendo forte pressão na zona intermediária. Os gregos sentiram enormes dificuldades para organizar o seu jogo ofensivo, tendo encontrado pela frente um Braga destemido e decidido em levar um resultado positivo para Portugal.

Mas aos 26 minutos, depois de algumas tentativas, os homens da casa chegaram ao empate, após cruzamento de Papadopoulos. Ronaldo antecipou-se à defesa minhota e, de cabeça, assinou o primeiro golo dos gregos. Galvanizada pelo empate, a formação de Salónica poderia ter chegado à vantagem à passagem da meia-hora, após remate perigoso de Nebegleras. Paulo Santos, com uma defesa fantástica, evitou o segundo tento da turma comandada por Dušan Bajević. Aos 36 minutos, o Aris esteve novamente perto da vantagem, depois de nova desconcentração da defensiva bracarense. Javito isolou-se, mas rematou ligeiramente ao lado, com a primeira parte a terminar com uma igualdade a uma bola.

João Pinto e Ronaldo - 2 ex-colegas que alinharam pelo Benfica

Na segunda parte, os helénicos voltaram a entrar a todo o gás e desperdiçaram uma boa ocasião logo aos 48 minutos, após cabeceamento de Ivić. O remate do jogador sérvio saiu à figura de Paulo Santos, que segurou sem dificuldades. A equipa portuguesa, já com João Pinto em campo, voltou a controlar as operações, se bem que o Aris não tivesse desistido de procurar o golo da vitória.

Aos 72 minutos, Wender falhou a melhor oportunidade dos bracarenses na segunda parte, após uma série de ressaltos na área grega. O esférico acabou por sobrar para o jogador brasileiro, que, em boa posição, atirou para fora. Até ao apito final surgiram ainda algumas ocasiões para ambas as partes, mas o encontro terminou com um empate a uma bola. Agora segue-se um decisivo jogo no Estádio Axa frente ao já eliminado Estrela Vermelha e uma vitória será fundamental.

Face à vitória fora dos ingleses do Bolton, ainda sem Ricardo Vaz Tê, sobre o Estrela Vermelha, de Lucas, por 0-1 (golo de McCann, aos 45 minutos), os minhotos ficaram a saber que se apuram se ganharem aos sérvios, já elimiandos, e o Bayern Munique vs Aris não acabar empatado. Em caso de empate entre gregos e alemães, e como o Bolton já soma seis pontos, o Braga qualifica-se se bater os sérvios por 2-0, no próximo dia 19, sendo que uma vitória tangencial também serve desde que marque no mínimo três golos. Ou seja, com 2-0, os bracarenses ficam com melhor goal-average (5-3) que o Bolton, que concluiu a sua prestação com um golo positivo (5-4). Se o Braga cumprir estes requisitos e o Bayern Munique-Aris terminar empatado, fica de fora o Bolton. Os alemães apurar-se-ão por ter mais golos marcados, enquanto os gregos manteriam o goal-average positivo de três golos (5-2).

Bolton festejava o golo no recinto do Estrela Vermelha

O Grupo E ficou decidido, com Spartak Moscovo, Bayer Leverkusen e Zurique a assegurarem o apuramento. Tottenham (Grupo G) e Bordéus (H) completam o lote de 12 equipas que já estão na próxima fase.

O Grupo E é o primeiro e único em que já estão atribuídas as três primeiras posições. O Sparta Praga despediu-se da corrida ao perder fora com o Bayer Leverkusen (1-0), fazendo companhia ao Toulouse no lote dos eliminados. Face ao desaire dos checos, o Spartak-Zurique (1-0) já não mexeu com as contas.

O Tottenham somou, frente ao Anderlecht, o ponto necessário para ficar num dos três primeiros lugares do Grupo G. Os belgas estiveram a ganhar (Goor, 68 m) - o triunfo dava-lhes a qualificação -, mas a vantagem esfumou-se três minutos depois, quando Berbatov, de penalty, empatou. O Getafe foi vencer fora o Aalborg (1-2) e só precisa de pontuar na recepção ao Anderlecht para se apurar. O empate também servirá aos belgas desde que o Hapoel Telavive não bata o Aalborg por 5-0. Os israelitas seguem em frente se ganharem aos dinamarqueses e os belgas perderem.

Por último, no Grupo H, está agora apenas uma vaga por atribuir, já que o Bordéus se juntou ao Helsinborg ao somar a terceira vitória, precisamente ao bater os suecos (2-1). O Panionios ganhou fora ao Áustria de Viena (0-1, golo de Majstorovics, já nos descontos) e subiu ao terceiro lugar, ultrapassando o Galatasaray. Os gregos passaram a depender de si, já que se apuram se vencerem em casa o Bordéus, na última jornada. Os turcos precisam de ganhar ao Áustria de Viena e de esperar por um deslize do Panionios.

Resultados da 4ª jornada da Taça UEFA 2007/2008

GRUPO E

Spartak Moscovo - Zurique, 1-0 (Titov 57')
Bayer Leverkusen - Sparta Praga, 1-0 (Manuel Friedrich 71')

GRUPO F

Aris Salónica - Sporting de Braga, 1-1 (Ronaldo 26'; Linz 6')
Estrela Vermelha - Bolton Wanderers, 0-1 (McCann 45')

GRUPO G

Aalborg - Getafe, 1-2 (Prica 90'+2; Pablo 11', Granero 78')
Anderlecht - Tottenham, 1-1 (Goor 68'; Berbatov 71' g.p.)

GRUPO H

Austria Viena - Panionios, 0-1 (Majstorovic 91')
Bordéus - Helsingborg, 2-1 (Chamakh 12', Jussié 69'; Larsson 17')

Classificação dos Grupos E, F, G e H da Taça UEFA 2007/2008



Vídeos

Aris Salónica 1-1 Sporting de Braga
Linz 6'
Ronaldo 26'



Estrela Vermelha 0-1 Bolton
McCann 45'


Bordéus 2-1 Helsingborg
Chamakh 12'
Larsson 17'
Jussié 69'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

3 comentários:

  1. O Braga começou muito bem, inclusivé marcou. Mas depois 'desapareceu' do jogo...

    ResponderEliminar
  2. O Aris é mau que até dá pena Perde em Munique de 100/1.

    O Braga tem é que fazer o que falta - vencer um jogo.

    ResponderEliminar
  3. Depois de tantas contas acho que a solução é que o Braga tem a fazer é ganhar, de preferência por mais que um!

    Sinceramente não sei se o Bayern ganha, acho que pelo que vi deles até agora a motivação para estes jogos tem sido muito pouca, e se o empate serve para eles passarem também não os estou a ver a meterem-se em grandes aventuras! Para uma equipa daquelas isto são jogos menores e que desprezam, nos jogos que vi, levaram festival de bola quer do Braga quer do Estrela Vermelha... por isso ao Braga só resta ganhar!
    Quem sabe não fica em 1ºdo Grupo, e isso é que era mesmo ideal!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas