sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Liga dos Campeões : Sorteio dos Oitavos-de-Final - FC Porto vs Schalke 04

Arena de Gelsenkirchen - local de boas memórias para FC Porto e Selecção Portuguesa

O sorteio dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2007/2008 realizou-se esta manhã e quis a sorte, que os alemães do Schalke 04 fossem os adversários do FC Porto numa eliminatória que será jogada em primeiro lugar na Arena de Gelsenkirchen (local de consagração Europeia do FC Porto) a 19 de Fevereiro e depois a 5 de Março no Dragão.

Nos restantes jogos, o destaque vão para os duelos entre italianos e ingleses. O Liverpool finalista no ano passado, vai enfrentar o Inter de Milão, onde actua o português Luís Figo, formação que procura colmatar o sucesso interno com uma vitória na Champions deste ano. A saga das equipas transalpinas continua com a AS Roma, finalista em 1984, a encontrar o renascido Real Madrid, que por nove vezes já venceu a Champions, a última em 2002.

Por seu turno, Cristiano Ronaldo e Nani vão tentar ajudar o Manchester United, que terminou a fase de grupos sem derrotas, a ultrapassar o Lyon, formação que tem passado ao lado do sucesso nas competições europeias, apesar do domínio registado no campeonato francês.

Ao Celtic, novamente responsável pelo "desvio" do Benfica para a Taça UEFA, coube o colosso Barcelona, vencedor em 2006, enquanto que o Chelsea, desta vez sem José Mourinho, vai lutar com o Olympiacos.

Por seu lado, o Sevilha, que venceu a Taça UEFA nas ultimas duas épocas, vai tentar continuar o sucesso nas competições europeias frente ao Fenerbache, que pela primeira vez conseguiu ultrapassar a fase de grupos. É só qualidade e emoção o que nos reserva esta fase final que terá início em meados de Fevereiro.

Analisando o adversário do FC Porto

O Schalke 04, que ficou no segundo lugar do Grupo B da fase de grupos da Champions League, com oito pontos, logo atrás do Chelsea e à frente do Rosenborg e Valência. Liderados pelo “matador” germânico Kevin Kuranyi e pelo ganês naturalizado alemão Gerald Asamoah, os alemães venceram dois jogos na fase de grupos (sempre frente ao Rosenborg) e empatou na Alemanha com o Chelsea e em Espanha com o Valência, tendo marcado cinco golos e sofrido quatro.

O adversário dos dragões são de uma pequena cidade industrial alemã chamada Gelsenkirchen, de gratas memórias para todos os portistas uma vez que foi no seu estádio, o Arena de Gelsenkirchen, que o FC Porto cometeu a proeza de conquistar a única Champions League para Portugal. Foi também aqui que Portugal venceu o México (2-1) na fase de grupos e afastou a Inglaterra dos “quartos” (3-1, nos penaltis) no Campeonato do Mundo de 2006.

Histórico enrte FC Porto e Schalke

No entanto, o passado também nos conta que o Schalke 04 já eliminou o FC Porto na 1ª eliminatória da Taça UEFA, referente à longínqua temporada de 1976/77. Em «casa» emprestada (o jogo realizou-se no Estádio da Luz!), o FC Porto não foi além de um empate (2-2). Aliás, os Alemães chegaram ao 0-2, mas Rodolfo e Cubillas empataram o jogo. Na Alemanha, foi a vez dos Dragões chegarem a uma vantagem de 2 golos, com um «bis» de António Oliveira, mas nos últimos 15 minutos o Schalke marcou 3 golos e passou a eliminatória!

Foto de Equipa do Schalke 2007/2008

Historial

O Schalke 04 (Site) é um clube centenário, fundado em 1904. Já venceu 7 Bundesligas e 4 Taças da Alemanha. Em 1997 obteve o seu resultado mais sonante, ao vencer a Taça UEFA, vencendo na final o super-favorito Inter de Milão. O Schalke 04 já não vence o campeonato alemão desde 1958! E no ano passado esteve quase...na última jornada perderam frente ao arqui-rival da sua região, o Borussia Dortmund, e permitiram que o Estugarda vencesse o campeonato. Foi mais um momento de sofrimento, de uma massa adepta que continua à espera de um título nacional.

O Estádio

A Veltins Arena de Gelsenkirchen é seguramente um dos melhores estádios do mundo. Tem uma capacidade superior a 60 mil espectadores, e geralmente apresenta uma média de espectadores muito próxima da lotação máxima. Para que continue a ser um estádio de boas recordações, o FC Porto terá de puxar dos galões para aí obter um bom resultado, que lhe permita depois resolver a eliminatória no Dragão.

A equipa

A equipa do Schalke 04 é treinada por Mirko Skomka. O plantel é composto pelos seguintes atletas:

GR: Neuer, Fahrmann, Schober, Tapalovic;
DF: Westermann, Abel, Bordon, Rodriguez, Rafinha, Krstajic, Howedes, Pander;
MD: Azaouagh, Kobiashvili, Varela, Ernst, Jones, Rakitic, Ozil, Grossmuller, Bajramovic, Heppke;
AV: Larsen, Lovenkrands, Asamoah, Altintop e Kuranyi.

As figuras mais marcantes desta equipa estão no ataque, com os internacionais Asamoah e Kuranyi. Este último é um dos grandes goleadores do futebol europeu. Já marcou mais de 30 golos internacionais, ao serviço do Stuttgart, Schalke e selecção alemã. Na Bundesliga, já tem mais de 70 golos marcados.

Quadro de jogos dos Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões 2007/2008

Schalke 04 (Alemanha) - FC Porto (Portugal)
Celtic (Escócia) - Barcelona (Espanha)
Lyon (França) - Manchester United (Inglaterra)
Liverpool (Inglaterra) - Inter (Itália)
Roma (Itália) - Real Madrid (Espanha)
Arsenal (Inglaterra) - Milan (Itália)
Olympiacos (Grécia) - Chelsea (Inglaterra)
Fenerbahçe (Turquia) - Sevilha (Espanha)

Podem acompanhar tudo sobre a presente edição da Liga dos Campeões 2007/2008 clicando na etiqueta em baixo ou então na categoria de noticías, que fica no lado direito do blog. Alías está lá tudo também sobre a Liga Alemã entre outras.

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. O Schalke 04 é uma equipa acessivel ao Porto.
    Estou ansioso para ver o jogo do Milan-Arsenal, a experiência contra a juventude

    ResponderEliminar
  2. A partir dos oitavos não há equipas fáceis, mas o principal era evitar o Arsenal, Roma e Lyon.
    Agora apesar dos jogos não serem fáceis acho que o Porto pode passar até aos quartos.

    ResponderEliminar
  3. O FCP tem todas as condições para passar à fase seguinte já que o Schalke 04 está longe de ser um "tubarão" mas de qualquer forma, convém o Porto jogar ao mais alto nível para não se deixar surpreender pela "frieza" Germânica.


    Barcelona, Manchester(Lyon tá fraquito), Chelsea e Sevilha deverão com maior ou menor dificuldade passar.

    Liverpool-Inter.....Roma-Real Madrid.....Arsenal-Milan

    grandes jogos em prespectiva.

    cumprimentos e Boas Festas

    ResponderEliminar
  4. O Schalke se está neste patamar é porque de facto é uma grande equipa, senão não estaria aqui. Ficou à frente do Valência e do Rosenborg.

    A humildade tem que estar sempre presente.

    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  5. AQUELE ESTÁDIO É LINDO (ARENA) GOSTAVA DE LÁ ESTAR.

    FORÇA PORTO E PORTUGAL

    FESTAS FELIZES

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas