sábado, 24 de novembro de 2007

Portugal afastado da final do Euro 2007 de Futsal

Festa espanhola em Gondomar

Campeonato da Europa de Futsal 2007

Portugal não conseguiu eliminar o adversário, que era “só” o campeão europeu e mundial e guardar a vantagem por 2-0 que alcançou até aos cinco minutos finais do jogo. Foi nesse escasso tempo que a Espanha recuperou a desvantagem, igualando o marcador. Mostrando a experiência e o porque de tantos títulos ao longo destas provas internacionais. Os pénaltis vieram a seguir para por um ponto final no sonho português.Foi por demais evidente a frieza dos espanhóis, na conversão das grandes penalidades para assim, carimbarem o passaporte para a final. Esses factores, aliados a uma experiência que os portugueses ainda não têm, ajudam também a explicar o que aconteceu em Gondomar, no pavilhão Multiusos "Coração de Ouro" que esteve esgotado para ver este grande jogo onde mais uma vez não faltou apoio à nossa selecção. Os portugueses, em clara maioria nas bancadas, ainda tiveram a oportunidade de assistir a um excelente começo da parte da sua equipa, que serviu para pôr os espanhóis em sentido.

Os primeiros minutos como seria de esperar foram de estudo mútuo das duas equipas, Portugal encostava-se no seu meio campo quando a posse de bola estava do lado do adversário esperando também um erro para tentar surpreender.Durante toda a primeira parte houve algumas situações de golo para cada uma das equipas, mas as redes de Benedito e Luís Amado eram para já invioláveis. A melhor oportunidade de toda a 1ª parte pertenceu a Joel Queirós, aos 15 minutos. O jogador recebeu a bola e disparou à barra, para alívio dos espanhóis e desespero dos portugueses.Na segunda parte, foram os portugueses os primeiros a criar perigo desta vez por Arnaldo, na cara de Amado, não conseguiu, inaugurar o marcador. A Espanha não se intimidou e em quatro minutos, tiveram oportunidades de sobra para passarem para a frente do marcador, mas nunca o fizeram. A melhor surgiu ao minuto 28, num dois para um, em que Daniel assistiu Eseverri e este chutou ao lado. Dois minutos depois, foi Torrás a permitir a defesa de João Benedito, depois de uma perda de bola de Ricardinho em zona proibida.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Gonçalo Alves

Depois Gonçalo Alves instalava o delírio no pavilhão, ao minuto 31, na sequência de um lance dos espanhóis que Portugal se colocou na frente do marcador. O espanhol Marcelo rematou à baliza, na qual Benedito se impôs e lançou rapidamente para Leitão que aproveitou para isolar o fixo da selecção que, perante a saída de Amado, picou a bola e fez o 1-0. O mais difícil estava feito e a Selecção Nacional estava a um passo da final.Os espanhóis reagiram através de dois remates perigoso de Álvaro. Contudo, foram os portugueses a estar mais perto do golo, ao minuto 34, quando, de livre, Pedro Costa deu para Gonçalo Alves atirar ligeiramente ao lado.No minuto 35, Ricardinho abriu o livro. Pedro Costa com um passe longo para a ala direita, encontrou o “magico” que sem meias medidas, pôs-se no ar e, de forma acrobática, bateu Luís Amado. 2-0, um minuto que há-de ficar gravado na memória de todos os espectadores. (vídeo)

A Espanha arriscou tudo com Kike a fazer de guarda-redes e jogador de campo. A estratégia resultou, já que, aos 36 minutos, os espanhóis reduziram, por intermédio de Daniel. Com uma tranquilidade própria das equipas habituadas a este tipo de pressões, a equipa espanhola tanto tentou que chegou ao 2-2 a dois minutos do fim. O primeiro remate de Andreu encontrou Zé Maria pela frente, mas o segundo só parou no fundo das redes.
Até ao final do tempo regulamentar a Espanha foi quem esteve mais perto do terceiro golo. A equipa das quinas, por seu lado, já não tinha forças e muito menos cabeça para dar a volta ao resultado. Aquilo que o técnico da equipa das quinas mais temia antes do início do Campeonato da Europa acabou por se confirmar neste jogo: a razão deixou que a emoção se sobrepusesse.

Desilusão Portuguesa era total

Dado que o jogo terminou igualado não restou outra alternativa senão desempatar através da marca das grandes penalidades, a experiência da Espanha veio ao de cima. Ao contrário, os portugueses acusarem a pressão e não foram tão eficazes na conversão. O primeiro atleta nacional a falhar foi Joel Queirós permitindo a defesa a Luís Amando e depois Leitão, atirou ao poste da baliza de Amado.

Sabor de injustiça


Gonçalo marcou o primeiro golo

O seleccionador nacional, Orlando Duarte, mostrou-se desiludido com a derrota frente à Espanha, e o consequente afastamento do jogo da final. O técnico lamentou não ser possível alcançar os objectivos a que se propuseram, que passavam pela vitória na competição, prémio justo, para o trabalho já de alguns anos, que vem sendo feito por todo este grupo. Sobre o jogo, o responsável nacional, considerou que o resultado "foi muito injusto"."Tivemos mais qualidade que o adversário, mas deitámos tudo a perder nos últimos três minutos. Treinámos muito a situação de quatro para cinco, mas não fomos capazes de segurar a vantagem", recordando que "o primeiro golo da Espanha, nasce de um erro nosso, mas fomos infelizes no segundo". Orlando Duarte acrescentou ainda: "Muita gente augurava a goleada da Espanha, mas tivemos perto de os vencer".Quando questionado, sobre o facto da selecção ter chegado às meias-finais, possa constituir um motivo de orgulho, o técnico foi peremptório ao afirmar: "Vocês dizem que foi uma boa participação, mas para nós não foi. Estamos tristes por não termos conseguido alcançar o objectivo a que nos propusemos. Sentimos que estivemos perto", ainda confessando, que "é duro ver os jogadores a chorarem no balneário".O objectivo agora passa por vencer o jogo dos terceiros e quartos lugar, o qual, Orlando Duarte, julga que servirá "para levantar o ânimo dos jogadores".Por fim, o seleccionador teceu algumas críticas à arbitragem, segundo o qual, "está a matar o Futsal", e agradeceu o apoio da comunicação social.


Itália junta-se a Espanha na final

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Itália venceu a Rússia por 2-0 no outro jogo das meias-finais, vitória justa da Itália, muito difícil de ser ultrapassada. Os italianos demonstraram, que são mestres na arte de bem defender e mostraram o porque de ter só um golo sofrido na prova até ao momento, os nuetros hermanos que se cuidem.
Promete ser uma final escaldante no pavilhão multiusos as 17h com duas potencias do futsal internacional a lutar pelo titulo europeu. A bola começa a rolar antes (15h) com novo jogo para Portugal frente à Rússia para apurar 3º e 4º lugar.

Vídeos

Portugal 2-2 (3-4 g.p.) Espanha Futsal *Euro 2007


Itália 2-0 Rússia


Página Inicial

5 comentários:

  1. Eu estive lá...acreditei...arrepiei-me com o segundo golo de Portugal...veio a tristeza no final...estivemos quase na final.
    Para ter bilhete, quase que não dormi ou seja peguei à meia noite e sai à oito, fui directo para gondomar onde as bilheteiras só abriram à dez e cheguei a casa às onze e meia, dormi tres horas e fui para gondomar, depois fui trabalhar.
    Este foi o meu dia onde senti coisas que não sei descrever.
    Para o selecionador Orlando Duarte, não deve agradecer aos media porque esses foram os primeiros a não acreditar e eu sei o que digo porque sou prova disso.
    Assisti amuitos treinos e alguns jogos ou seja vivi este Euro de Futsal como nunca.
    Por isso é que eu sou viciado por esta modalidade.

    ResponderEliminar
  2. Foi por pouco que não fomos à final, mereciamos ter ganho..só o golo do Ricardinho vale por mil palavras..Faltou-nos a sorte nos penaltys..Q venha a Rússia e o 3º Lugar é nosso!!

    ResponderEliminar
  3. Temos uma equipa jovem que ainda precisa de evoluir, o seleccionador ainda tem de aprender muito e devia ter pedido um desconto de tempo na fase de aperto da Espanha.

    Levamos baile no 5 contra 4 quando devíamos ter treinado essas situações e aproveitado a falta do guarda-redes espetavamos mais dois golos na baliza deles, mas não...Ficamos a defender atrás e a meter a bola fora a torto e a direito sem objectivo nenhum.

    Os jogadores estavam de cabeça perdida...O Joel Queirós fez dos piores torneios da vida dele, não conseguiu marcar golos e isso num pivot é muito mau. O Leitão teve azar mas não me parece grande jogador...

    No resto Pedro Costa jogou muito, Ricardinho é o mágico, Gonçalo fez um torneio sempre a crescer e por ele merecíamos a final. Arnaldo fez muito bem o transporte de bola. Benedito infelizmente ou teve azar ou treinou pouco os penalties pois sofreu alguns pelo meio das pernas incríveis...

    Prá próxima há mais, embora em casa seja difícil...

    ResponderEliminar
  4. Foi pena, mas é sempre positivo e de salientar mais uma modalide em expansão em Portugal. Estivemos perto de eliminar o campeão mundial e europeu em titulo da modalidade na meia-final de uma competição europeia.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez tivemos lá perto.Deu pra ver que ainda não estamos ao nível de Espanha e Itália...ainda nos falta algum estofo como deu para comprovar depois de Portugal ter feito o segundo golo e não ter conseguido segurar o resultado.
    Acho que a selecção tá de parabéns pq mostrou mais uma vez que está no melhor caminho.
    O ambiente no pavilhão foi mto bom e foram bem merecidas as palmas do público no fim do jogo.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas