domingo, 25 de novembro de 2007

Sporting empata 1-1 no Estádio do Mar frente ao Leixões

Sporting empatou com Leixões 1-1

O Sporting continua a marcar passo na Liga Portuguesa ao empatar 1-1 no Estádio do Mar em Matosinhos frente ao Leixões e como consequência viu o Benfica consolidar o segundo lugar e aumentar a vantagem para 6 pontos. Resta saber o que fará o FC Porto mais logo no Dragão diante o Vitória de Setúbal para avaliar se estes dois pontos perdidos pela equipa de Paulo Bento ainda terão mais reflexos na classificação geral.

Num dia histórico para a equipa da casa, que estreou a tão esperada iluminação no seu estádio e antecipou a comemoração dos 100 anos do clube, que se festejam no próximo dia 28 de Novembro. Contudo, apesar do ambiente fantástico vivido no Estádio do Mar, lotado, a partida correspondeu à noite, ou seja, fria.

O leões foram sempre a equipa que mais procurou ganhar o jogo, o que não belisca o mérito de um Leixões cujo nível de entrega e arrojo táctico não podem ser postos em causa, embora por incrível que pareça, em 90 minutos a equipa de Matosinhos não tenha registado um sequer remate à baliza de Rui Patrício. O golo dos nortenhos foi através de um auto-golo do lateral esquerdo Abel.

Consciente que Paulo Bento iria apresentar o alternativo 4x2x3x1, Carlos Brito respondeu na mesma 'moeda' estratégica e foi isso que durante a primeira hora permitiu aos nortenhos maior segurança nas transições, já que os de Matosinhos tinham na intermediária os lutadores Bruno China e Jorge Duarte enquanto os leões denunciavam um meio- -campo muito mais macio.

Com Moutinho (grande exibição) e Miguel Veloso atrás de Izmailov, Romagnoli e Vukcevic, os verde e brancos deixavam transparecer pouca agressividade e mesmo levando em conta que os anfitriões só se adiantaram no marcador devido à infelicidade de Abel e ao nervosismo de Rui Patrício (titular em vez de Tiago), foi notório que o Sporting só melhorou quando regressou ao clássico 4x4x2.

Paulo Bento abdicou do plano B ainda antes da meia hora, quando fez entrar Purovic para o lugar de Ronny e forçou Jorge Duarte a apoiar mais os centrais, provocando o consequente recuo no terreno da equipa de Brito. Purovic, cinco minutos depois de ter sido lançado, teve logo uma oportunidade num remate cruzado com o pé direito

A equipa leonina passou a pressionar ainda mais o Leixões, tendo o domínio completo da partida, mas as oportunidades de golo escassearam já que a linha defensiva leixonense fechava todos os caminhos para a sua baliza. O resultado ao intervalo castigava a falta de capacidade sportinguista em «furar» a bem montada muralha defensiva que Carlos Brito e os seus jogadores apresentavam em campo.

Liedson tentou, mas seria Purovic a empatar

A segunda parte iniciou da mesma forma que terminou a primeira, com o Sporting em busca do prejuízo e Gladstone, que já na primeira parte havia cabeceado com perigo para a baliza de Beto, teve uma oportunidade soberana para empatar o jogo logo aos 50 minutos mas não teve a calma suficiente para, já dentro da pequena área, fazer o primeiro da sua equipa. O guarda-redes Beto e a defesa do Leixões foram contando as investidas do Sporting, que apesar de um maior domínio do jogo não conseguia concretizar as jogadas de perigo que ia criando.

Pressentido a ameaça, o treinador do Leixões fez tudo para 'empurrar' a equipa para a frente (Nwoko rendeu Jorge Duarte e Vieirinha substituiu Cervantes), só que o forte carácter dos leões e a oportunidade desperdiçada por Ezequias aos 76' deitou o plano B de Carlos Brito por água abaixo.

O golo adivinhava-se e, assim, foi. Com naturalidade e justiça a 3 minutos do fim, o montenegrino Purovic, restabeleceu a igualdade no marcador ao corresponder da melhor forma a um cruzamento do lado direito de Abel. O avançado montenegrino cabeceou de forma irrepreensível para a baliza de Beto, que desta feito foi impotente perante a colocação da bola. O tento leonino colocava alguma justiça no marcador, já que o Sporting foi durante grande parte do jogo a equipa que mais procurou o golo, apesar de alguma falta de eficácia na hora da concretização e de o Leixões ter-se exibido muito bem ao nível defensivo.
O resultado é justo. O Sporting esteve a perder, mas, ao contrário do que demonstrou em Braga, deixou a pele em campo e correu atrás da reviravolta.

Vídeo

Leixões 1-0 Sporting
Abel 14' p.b.
Purovic 88'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP + Record

Página Inicial

7 comentários:

  1. Fui ao estádio e para começar um frio de rachar.

    Um ambiente ao rubro para a equipa da casa como era de esperar...Estádio completamente cheio que até deu ao leixões a possibilidade de nas suas bilheteiras expor um placar grande a dizer : LOTAÇÃO ESGOTADA

    O Sporting não entrou bem e mais uma vez pelo lado daquele FDP que não tem lugar em mundo algum no Sporting, Ronny, o Sporting sofre um golo e depois tem de começar abaixo de zero para a vitória, o Leixões nada fez para merecer o golo e se o anti-jogo em antes do golo já era muito então depois nem se fala...Gostei da entrada na segunda parte deviamos entrar assim em todos os jogos...

    Rui Patricio- A falha no golo não deita por terra a boa exibição que teve apesar de ter tido uma noite calma, gostei de o ver a jogar com os pés bastante inteligente e rápido a executar lançamentos para os seus colegas

    Abel- Enfim ou faz jogos em que faz cruzamentos monumentais ou então como hoje parece que nem pode com a bola

    Polga- Um senhor defesa.Nada a apontar, se todos fossem como ele o Sporting no fim do jogo teria 11 camisolas suadas com prazer

    Gladstone- Gostei bastante da sua exibição deu mais segurança que o Tonel em algumas partes da epoca...Não compreteu...

    Ronny- Mandem este FDP com o crl...Não tem nem nunca teve classe para envergar a camisola do Sporting

    Veloso- Parece-me cansado e demasiado preso a tarefas defensivas

    Moutinho- Po crl quem diz mal dele...Um senhor jogador...A forma como sai da area com bola controlada...A forma como tapa os buracos...

    Vukcevik - Muito apagado. Uma nodoa hoje.

    Izmailov- Teve bastantes vezes a bola nos pés mas é outro que parece ter medo de cruzar...E tem de correr mais e não esperar pela bola...

    Romagnoli- Não dá para voltar a ameaça-lo de o mandar com o crl outra vez? Esforçado mas sem nada de bom a assinalar.

    Liedson- Mesmo o Sporting jogando mal o Liedson deixa tudo em campo e luta até ao ultimo minuto é impressionante ver um avançado vir ao meio campo ganhar várias bolas.

    Purovic- Ainda estou para perceber como um gajo de praticamente 2 metros ganha tão poucas bolas...Tem medo de saltar ou o crl...Valeu pelo golo

    Pereirinha- Ele entrou? Não o vi. Devolvam-no ao Olivais e Moscavide sff

    Farnerud- Não percebi a sua entrada.A perder admirava mais o Paulo Bento se apostasse no Luiz Paez do que nele, apesar de não ter comprometido

    ResponderEliminar
  2. Empatar contra uma equipa que nao fez um unico remate a baliza e algo de muito curioso

    ResponderEliminar
  3. Paulo Bento antes nao mudava, agora muda à louca. Ninguém muda a táctica tao cedo quando a equipa adversaria nem rematou. Ninguém arrisca tudo ao intervalo frente a um Braga muito ofensivo. Paulo Bento passou do conservador à loucura total. É o pânico e nem tem a corda no pescoço. Nao tem nível para o Sporting.
    Espero que caia rápido e que leve consigo o Carlos Freitas. O Sporting agradecia.

    ResponderEliminar
  4. Vendam lá as "vedetas" e cá esperámos mais 18 anos por um campeonato. E este já era.

    ResponderEliminar
  5. Bom, foi pena o erro do Rui, mas ele só ganha experiência se jogar, por isso há que manter e dar-lhe confiança. A equipa lutou, esforçou-se, já é um começo, o próximo passo é trabalhar a eficácia. O Liedson pareceu-me apagado na 2ª parte, era capacidade desiquilibradora que se ganhava para furar a defesa do Leixões mais cedo.
    Grande Purovic, prova e jogar pode tb resolver.

    ResponderEliminar
  6. O Paulo Bento novamente andou a meter a mão pelo pés com nova tácticas e o Sporting sofre um golo tem que mudar tudo...ou a táctica inicial era para empatar!?

    Depois temos um gajo com quase 2m dentro da área e passamos o jogo todo a fazer cruzamentos rasteiros. Qual é a ideia... é para ver se o Purovic evolui a jogar com os pés!!!

    Depois tira-se o Ronny e põe se o o Miguel Veloso a defesa esquerdo... OK ele ataca bem... mas depois dá ó ver J. Moutinho só a defender... e ver o Vucevick a tropeçar na bola, ao minuto 65 lá se lembra e tira o gajo...mas quem é que vair entrar... o menino lindo do PB o sr bruno Pereirinha que não deve ter vontade nenhuma de suar é que correr dá muito trabalho. E quando já toda a gente tinha visto que isto não era jogo para o Roma, lembra-se e meta o Sueco que tb não tem vontade nenhuma de correr..lol!

    Não teria sido melhor meter o Adrien (os adeptos ficavam todos contentes) e fazia subir o JM, o que fazia com que o nosso meio campo pressionasse mais alto...mas isto tb era ter pouca gente que corre pouco dentro de campo!

    É óbvio que o PB diz que está com problemas por causa das lesões mas não era ele que até queria o plantel ainda mais curto.

    Peço imensa desculpa pelo meu descontentamento com o PB mas o homem desde que foi para o Sporting ele não evoluiu e não bastando houve alguns jogadores que estão nitidamente estagnados na sua evolução, parece que não aprendem nada durante a semana!!!

    Assim podemos ser a melhor escola do mundo mas só mesmo os muito bons é que vão dar em alguma coisa e temos que nos convencer que nos jogadores não chegam aos seniores todos com a qualidade de um JM, sim porque o Miguel Veloso é o que é porque alguém no Olivais e Moscavide se lembrou de o ensinar a jogar a trinco.

    Eu acho que assim não vamos lá não sei se a solução é mandar o PB embora mas algo tem que ser feito!

    Hoje até nos podemos queixar do azar e tal...mas mesmo assim estamos a jogar sem qualidade nenhuma, com muita raça mas sem qualidade e so raça não chega!

    ResponderEliminar
  7. Contra uma equipa de "amadores" que é o Leixões mais uma vez cedemos terreno...
    Mais uma vez o Purovic salvou-nos da derrota e acho que já justifica um lugar no onze...
    Apesar do golo sofrido o Patricio esteve bem, mas mesmo assim nao consigo perceber porque e que PB o meteu em vez do Tiago...
    Só na 2ª volta do campeonato é que o Sporting vai acordar, digo eu

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas