segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 10ª jornada - Benfica goleia Boavista (6-1) e ainda beneficia do empate do FC Porto e da derrota do Sporting

Dupla uruguaia marcou na Goleada do Benfica sobre o Boavista (6-1)

A 10ª jornada da Liga Portuguesa foi excelente para as ambições do Benfica, que além de golear o Boavista por 6-1 ainda viu o FC Porto deixar-se empatar na Amadora (2-2)e o Sporting ser goleado em Braga por 3-0. Além dos grandes, registar a excelente carreira do Vitória de Setúbal, Guimarães e Marítimo que hoje venceu o derbi madeirense por 0-2 no estádio do Nacional.

O Benfica colocou um ponto final naquilo a que Camacho há muito chamava de «má sorte».
Na recepção ao Boavista, os encarnados não fizeram a coisa por menos, goleando por 6-1 e ainda falharam um penálti, por Bergessio.

De referir que o Benfica voltou, quatro anos e nove meses depois, a marcar seis golos para o campeonato - na altura venceram o Vitória de Setúbal por 2-6. Mas a expressão dos números é, na verdade, um pouco enganadora. O Boavista entrou bem no jogo, mas do outro lado Rui Costa 'abriu o livro', inventou uma jogada e ofereceu o primeiro golo da noite a Cardozo, resultado com que terminou a primeira parte.

Na segunda metade, a expulsão de Zé Kalanga (56') foi um duro golpe para os axadrezados que, ainda assim, empataram por Jorge Ribeiro no minuto seguinte.
Com um homem a mais, o Benfica carregou e Maxi Pereira, Cristian Rodriguez, Nuno Gomes (duas vezes) e Ricardo Silva (com um auto-golo) construiram a goleada que permite ao Benfica diminuir a desvantagem para o líder FC Porto.

Mateus empata nos descontos para o Estrela e gela dragões

Por vezes há coisas que parecem não ter explicação. A forma como o FC Porto empatou na Amadora depois de estar a ganhar por 0-2 poderia ser uma delas, não fosse um pequeno pormenor. Lucho, de volta à equipa, foi substituído aos 69'.

A partir daí, é como Jesualdo Ferreira admitiu: «o FC Porto não foi uma equipa séria e humilde nos últimos 20 minutos para demonstrar que era melhor.»
De facto, enquanto Lucho esteve em campo, o meio--campo e ataque portistas foram um rolo compressor. Aos 24', na primeira oportunidade digna desse nome, o inevitável Lisandro dominou um centro no peito para rematar sem hipóteses.

Logo no início da segunda parte, Quaresma esteve perto de marcar, mas foi Raul Meireles que aumentou a vantagem, concluindo uma excelente jogada colectiva.
Depois vieram os erros defensivos - primeiro Hélton numa saída desajeitada a um cruzamento; depois Stepanov agarrou um adversário na sua área - que permitiram ao Estrela da Amadora empatar o jogo.

Braga festejou por 3 três vezes na goleada sobre o Sporting

A crise está de volta a Alvalade. Depois da vitória frente à Naval e da excelente exibição com a Roma, o Sporting voltou a desiludir e saiu de Braga com uma derrota pesada, que impediu os leões de se aproximarem da liderança.

O Sp. Braga, ainda com António Caldas no banco de suplentes, entrou muito bem no jogo e criou, nos primeiros minutos, três situações claras de golo.
O bom futebol dos bracarenses deu frutos aos 26', quando Frechaut, após um livre, fez o primeiro golo da partida.
Esperava-se uma reacção do Sporting, mas até ao final da primeira parte os verde e brancos não criaram verdadeiro perigo junto da baliza de Paulo Santos.

Para a segunda parte, Paulo Bento arriscou ao substituir Ronny por Purovic. A jogar com três defesas, os leões deram muito espaço para o contra-ataque bracarense, situação que seria aproveitada por Linz, aos 63', para fazer o segundo golo.
Apenas dois minutos depois, o Sp. Braga, por Jorginho, ampliou a vantagem e confirmou aquela que é a segunda derrota da equipa de Paulo Bento neste campeonato.

Maritímo venceu derby da Madeira no campo do rival Nacional

Já hoje, o derby madeirense prometia, pelo menos nos dias que o antecederam, mas não passou disso mesmo, de promessas. Nacional e Marítimo proporcionaram um espectáculo pobre, pouco condizente com o estatuto que ambos pretendem alcançar no futebol luso. E nem com o vento, intenso, se podem desculpar, a não ser que este tenha levado o futebol consigo.Por incrível que pareça. A primeira parte resume-se ao golo de Makukula, que colocou o Marítimo em vantagem aos 26 minutos, num lance à sua imagem: força, potência… e golo, com um remate cruzado.O segundo golo foi marcado por Wénio.

A equipa sadina comandada por Carlos Carvalhal continua na senda dos bons resultados. Matheus, elemento em foco nesta etapa inicial do campeonato, voltou a demonstrar dotes de goleador, tendo sido o autor do primeiro golo da contenda e, um minuto mais tarde, Elias imitou-o, elevando a fasquia para 2-0. A resposta da Académica surgiu ao minuto 59, através de N’Doye, mas uma nova desatenção colectiva acabaria por proporcionar um novo tento ao Setúbal, desta feita apontado por Cláudio Pitbull.

Desde que Ulisses Morais “aterrou” na Figueira da Foz, o sucesso tem andado a par e passo com a equipa local. A única derrota foi em Alvalade, quanto aos demais encontros acumularam sempre resultados positivos. Ontem, foi mais um dia bom para as hostes navalistas, muito por culpa de Marcelino, protagonista do único tento do encontro. Encontro que coincidiu com a estreia, no caso inglória, de Vítor Oliveira à frente do Leiria.

Já o Vitória de Guimarães e Paços e Ferreira ficarem-se por um empate, agora sem golos. Tratou-se de um jogo sem grande emoção, com os locais a dominarem territorialmente, mas sem conseguirem criar lances de verdadeiro perigo junto a Peçanha. Já o Paços de Ferreira, ávido de pontos para fugir aos lugares da despromoção, pautou a sua estratégia pelo extremo rigor táctico, não concedendo grande espaço de manobra ao seu adversários.

Por fim o Belenenses no histórico reencontro no Restelo frente ao Leixões que saldou-se num empate a uma bola. Um golo madrugador de José Pedro e que nasce de uma falha de Hugo Morais com um mau passe para Ruben Amorim, que progrediu e centrou atrasado para a entrada vitoriosa de José Pedro. Na recta final do jogo e num último esforço, Brito lançou o africano Nwoko e este na primeira vez que tocou na bola fez a igualdade final.

Sondagem Desportugal - Qual das contratações fará mais sucesso na Liga Portuguesa 2007/2008

Para fechar este post sobre a binwLiga, revelo os resultados da sondagem sobre: Qual das contratações fará mais sucesso na Liga Portuguesa 2007/2008, que esteve durante várias semanas a votos aqui no Desportugal. (foto em cima)
Segundo a maioria, o paraguaio do Benfica Òscar Cardoso está em 1ª lugar, seguido de outro jogador encarnado, o argentino Dí Maria e no 3ª lugar o brasileiro Leandro Lima do FC Porto.
Obrigado pela vossa participação e desde já vou colocar mais 5 inquéritos.

Resultados da 10ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

Sp. Braga - Sporting, 3-0 (Frechaut 26', Linz 63', Jorginho 66')
Estrela Amadora - FC Porto, 2-2 Maurício 86', Mateus 91' g.p.; Lisandro 24', Raul Meireles 50')
Benfica - Boavista, 6-1 (Cardozo 18', Pereira 62', Rodríguez 66', R. Silva 79' pb, N. Gomes 85' gp e 89'; J. Ribeiro 58')
Vitória Setúbal - Académica, 3-1 (Matheus 18', Elias 19', Pitbull 61'; Fofana 54')
Belenenses - Leixões, 1-1 (Zé Pedro 4'; Nwoko 80')
Vitória Guimarães - Paços Ferreira, 0-0
Naval - União Leiria, 1-0 (Marcelinho 59')
Nacional - Marítimo, 0-2 (Makukula 26' e Wênio 65')

Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)

 Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)à 10ª jornada

Vídeos

Benfica 6-1 Boavista
Cardozo 18'
J. Ribeiro 58'
Pereira 62'
Rodríguez 66'
R. Silva 79' pb
N. Gomes 85' gp e 89'


Resumo alargado do Benfica 6-1 Boavista aqui (17 minutos)

Sp. Braga 3-0 Sporting
Frechaut 26'
Linz 63'
Jorginho 66'



Estrela Amadora 2-2 FC Porto
Lisandro 24'
Raul Meireles 50'
Maurício 86'
Mateus 91'


Nacional 0-2 Marítimo
Makukula 26'
Wênio 65'


Vitória Setúbal 3-1 Académica
Matheus 18'
Elias 19'
Fofana 54'
Pitbull 61'


Belenenses 1-1 Leixões
Zé Pedro 4'
Nwoko 80'


Naval 1-0 União Leiria
Marcelinho 59'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Foto: AP+ Mais Futebol + Isabel Cutileiro (ser benfiquista.com)

Página Inicial

11 comentários:

  1. Sou sportinguista e até tenho vergonha de vir aqui comentar o jogo de domingo em Braga.
    Aquilo não foi nada e é desastroso não termos chegado ao Natal e estarmos a 8 pontos do FCP e 4 do SLB.

    Pela positiva destaco o Setúbal, uma equipa que no ano passado andava nas ruas da amargura e agora tem somente um dos melhores ataques da Liga e um pontuação igual à nossa.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Gostei do resultado do Benfica, claro, mas a exibição não foi tão estelar quanto o resultado faz entender. Até aos 60 minutos, estávamos a jogar o quanto baste, defensivamente a equipa não esteve bem e permitiu muitos lances à entrada da grande área que podiam ter dado golo, pareceu-me que ainda temos dificuldade em encontrar o balanço entre o 4-4-2 mais ofensivo e que abre espaços a meio campo, mas deixa dois jogadores a combinarem bem no ataque e o 4-3-3 mais defensivo que resguarda o centro do campo, mas que invariavelmente resulta numa falta de fio de jogo ofensivo. O défice no plantel dá nisto, não há médios volantes, não há ligação ofensiva no 4-3-3; não há trincos (para além do lesionado Petit e do adaptado Katsou) nem alas capazes de recuar bem defensivamente, não há consistência no 4-4-2.

    Seja como for, o Boavista acaba por se bater muito bem até à expulsão/1-1, mas a partir daí deixou a imagem de uma equipa psicologicamente muito fraquinha. Mas não convém, como é hábito quando os grandes goleiam, desmerecer o esforço do adversário. O Boavista mostrou fio de jogo, mostrou ter a lição estudada e acaba por sair com um resultado algo exagerado, sem que a vitória seja contestável. O que importa realçar da parte do Benfica é a vontade incessante em procurar o golo e a goleada e não deixar que a situação que levou ao 1-1 se repetisse.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. VIVA O BENFICA!!
    O vídeo da meia dúzia está mesmo fixe!

    ResponderEliminar
  4. Grande vitória. Agora ninguém cala estes benfiquistas Têm mérito. Parabéns pela vitória. Festejem que não são todos os dias Domingo

    ResponderEliminar
  5. Amigo Bruno Teixeira não fiques envorgonhado, habitua-te porque é a sina do Sporting.

    ResponderEliminar
  6. Atitude de sombranceria do FCP custa 2 pontos.
    Os jogos tem 90m e nao 80m.

    Parabens ao Estrela por nao desistir.

    ResponderEliminar
  7. Só vi a 1ª parte do meu Porto. Jogamos razoavelmente na 1ª parte. Quando o meu pai me disse ontem o resultado de manhã, não acreditei. Isto é inadmissível.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  8. É deprimente ver que jogar no SCP já não motiva ninguém e querem todos zarpar daqui assim que podem ou que lhes cheira a clubes estrangeiros (Veloso). Gente muito mal formada e pouco identificada com a cultura do SCP que hoje já não existe com esta gente da administração que nem é do clube ou apenas adeptos moderados mas que preferem jogar golfe em vilamoura, com mentalidade de um belenenses e com este estádio às cores, tutti frutti tipo coreano sem qualquer tipo de referência ao SCP...

    ResponderEliminar
  9. Se é para aguentar mais 15 anos desta palhaçada, então prefiro vender os jogadores todos, pagar a porcaria do passivo, e jogar com os juniores. Já não há paciencia para tanta incompetência. Os meus bilhetes não são mais baratos, a minha Sportv não é mais barata, as minhas camisolas não são mais baratas, NÃO TENHO O GANHE O MESMO DIREITO A TER UMA EQUIPA QUE COM OS OUTROS QUE TEM PASSIVOS ENORMES.

    ResponderEliminar
  10. Aguentas...ganhas umas taças de portuga,supertaças e algumas taças da amizade...

    ResponderEliminar
  11. Quanto ao inquérito, acho que o Rodriguez deveria ter estado a votos, porque ele tem sido a melhor contratacção do último defeso.

    Cumpr.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas