domingo, 25 de novembro de 2007

Benfica cumpre tradição e venceu Académica em Coimbra por 1-3

Rui Costa festejava empate em Coimbra

A Académica de Coimbra continua a sua longa malapata de mais de 30 anos sem vencer o Benfica e o mesmo se aplica ao jovem treinador Domingos Paciência que só conhece o sabor da derrota com os encarnados, ele que enquanto jogador pelo FC Porto tinha regularmente boas recordações dos lisboetas.
O Benfica no Municipal conseguiu uma reviravolta e tal como tem sido hábito, definiu o jogo a seu favor nos últimos 5 minutos vencendo por 1-3. Este resultado ajuda sobremaneira as pretenções da equipa de Camacho, que se colocou provisoriamente a 1 ponto do FC Porto e deixou o Sporting a seis.

Os encarnados entraram melhor em jogo, com um meio-campo povoado e apenas Nuno Gomes na frente de ataque. A surpresa foi a inclusão de Nuno Assis no "onze", mas o médio não teve sorte e lesionou-se cedo, tendo sido substituído por Óscar Cardozo aos dez minutos. O Benfica passou assim a jogar com dois homens na frente e a dominar a partida, mas aos poucos foi perdendo algum fulgor e os "estudantes" acabaram por marcar. Na sequência de um livre de N'Doye, a bola tabelou em Luís Filipe e sobrou para Lito, que rematou forte sem hipóteses para Quim. Um tento que surgiu um pouco contra a corrente de jogo, aos 24 minutos.

Porém, os "encarnados" não demoraram a reagir e, aos 27, Di Maria rematou com estrondo à barra da baliza de Ricardo, com Nuno Gomes a não conseguir a recarga com êxito. E aos 34 minutos, os homens da Luz chegaram ao empate. Di Maria foi travado em falta à entrada da área, descaído para a esquerda, e no respectivo livre, Léo ajeitou para o remate vitorioso de Rui Costa. Um golo que recolocou a igualdade no marcador e como que ditou o equilíbrio das operações até ao intervalo, com o resultado sem sofrer alterações.

Luisão comemora golo da reviravolta - de calcanhar !

O início da segunda parte não trouxe grandes alterações, com as duas equipas a tentarem atacar, sem grande superioridade de uma sobre a outra. José Antonio Camacho tentou alterar o rumo dos acontecimentos, fazendo entrar Freddy Adu para o lugar de Nuno Gomes e o regressado Petit para o de Katsouranis, mas a verdade é que as jogadas de perigo continuavam longe das duas balizas. O jogo foi-se arrastando até final sem grande emoção, até que Luisão deu um "pontapé" no marasmo.

Na sequência de um lançameno de linha lateral de Binya, aos 86 minutos, o guarda-redes Ricardo saiu da baliza, mas falhou a intecepção, e a bola sobrou para Luisão. O internacional brasileiro, de costas para a baliza, optou por um toque de calcanhar, que o guardião contrário não conseguiu contrariar, apesar de ainda ter tocado na bola. A fechar, no derradeiro lance, o prodígio norte-americano Freddy Adu recebeu um passe de Cardozo e rematou forte, com a bola a embater no poste esquerdo, fazer uma "rosca" e entrar. Cumpriu a tradição de quando entra marca.
Estava feito o 1-3 e a consumação de uma dificil vitória antes do grande clássico na Luz na próxima semana com o FC Porto. Antes os encarnados terão um duro teste, também nas Luz, frente ao campeão europeu AC Milan para a Liga dos Campeões para decidir o seu futuro nas competições europeias desta época.

Vídeos

Académica 1-3 Benfica (resumo)
Lito 24'
Rui Costa 33'
Luisão 87'
Freddy Adu 93'


Golos



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP + Record

Página Inicial

13 comentários:

  1. O Futebol irrita-me e é injusto .. Em quantas jornadas, nesta epoca, o benfica ja ganhou nos ultimos minutos ? PQP

    ResponderEliminar
  2. A exibição pode nao ter sido das melhores, mas com o Trap tb foi assim, mesmo assim os 3 pontos são o que mais importa!! Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Não jogámos nada, mas mesmo assim conseguimos aquilo que era mais importante, a vitória. Boa Benfica, agora as exibições têm é que melhorar, mas acredito que com o regresso em definitivo do Petit, e do Rodriguez, tudo vai ser melhor.

    No final da próxima jornada, se não estivermos já em primeiro, estaremos com certeza ás portas do topo da classificação.

    ResponderEliminar
  4. não jogámos bem mas é preciso também salientar o bom futebol que a Académica praticou, não contando com as entradas assassinas sobre os nossos jogadores. Sobre a arbitragem mais uma vez vergonhosa como o senhor Olarápio já nos habituou, com foras-de-jogo mal assinalados ao Benfica e entradas violentas da Académica que ficaram por punir convenientemente.

    Mas mais 3 pontos e o resto é conversa!

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao jogo, se não foi o pior jogo da época em termos de qualidade de jogo de equipa, atitude ou organização andou muito lá perto. É talvez uma vitória imerecida, no entanto, já muitas vezes tivemos empates e derrotas imerecidas, até mesmo este ano, e com vitórias injustas posso eu bem, no entanto, esta exibição ridícula, medíocre e enervante, preocupa-me bastante, ainda por cima quando os nossos próximos dois jogos são os jogos que são.

    Enfim, vamos acreditar que isto terá sido apenas uma "interferência". Com o regresso do David, do Petit, do Rodriguez e com a possibilidade de se por um cone na direita da defesa, ou caso continue lá o Luís Filipe, se ele for expulso nos primeiros 60 segundos de jogo, as coisas podem melhorar.

    ResponderEliminar
  6. Foi um jogo interessante, pouco espectacular mas muito renhido, com um Benfica estranhamente apático e uma Académica a aproveitar-se disso para tentar ganhar o jogo.

    O golo da Académica foi na sequência de um erro do (sempre o mesmo) Luís Filipe, mas os dois primeiros golos do Benfica também surgem de erros monumentais da equipa dos estudantes.

    Não me parece um resultado justo, mas justiça não existe no futebol e o Benfica sai com os 3 pontos ao que eu.. dou-vos os parabéns pela vitória.

    Só espero é que melhorem até 4a-feira pois o Milão não é tão tenrinho quanto a Académica.

    ResponderEliminar
  7. Ora bem em todos os jogos é preciso sorte! E o Benfica sem ser brilhante procurou-a. Se é certo que a Académica jogava de igual para igual, também é verdade que Quim não fez uma defesa (a não ser desviar um cruzamento). Neste campo o Porto ganhou 1-0 com golo de pénalti, e esteve longe de ser brilhante mas ninguém se queixou! Camacho geriu o plantel, lançou um enorme Petit e reajustou o meio campo com Adu (na minha opinião muito bem a tirar Nuno Gomes, porque estava desiquilibrada a equipa). O Benfica passou a jogar mais perto da área contrária, ainda que sem efeitos práticos. Num lançamento aproveitamos o erro adversário e marcamos! Depois foi gerir e aproveitar outro erro. Perfeito!

    Última nota para Bynia, que muitos tentam apelidar de assassino ou violento. Bom jogo, muito bem a recuperar, e razoável a sair a jogar! Entra duro por vezes, mas quantos jogadores não o fazem? (Até Quaresma tem feito jogo sim jogo não, e é dos melhores jogadores do Mundo). Mas como uma mentira dita muitas vezes vira verdade, lá vai ele ficar com fama

    ResponderEliminar
  8. Vitória sofrida mas merecida.
    È verdade não fomos brilhantes, longe disso mas acabámos por merecer.
    Obrigado Domingos
    Obrigado Ricardo
    SLB Sempre

    ResponderEliminar
  9. Para o pessoal que está só a martelar o LF, bem na de verdade, o Luís Filipe só esteve realmente mal nos lances defensivos, porque no ataque até fez uns 4 ou 5 centros de boa qualidade para a grande área adversária, mas tem de trabalhar mais e acima de tudo dar outra atitude em campo. Mas nem todos são como o Petit ou Bynia e issotambém temos que entender...

    Cumprimentos Futebolísticos!

    ResponderEliminar
  10. O terceiro golo é muito engraçado. O ricardo defende mal uma bola que ia fraquinha, a bola bate no poste e volta para trás, parece que nãop entra, mas de repente pareceque ganha vida, descreve um pequeno arco e entra na baliza. lol é o paio do adu e seus golos marcados fora de horas.

    ResponderEliminar
  11. Exibição muito pobre do Benfica.
    Valem os três pontos,já só estamos a um ponto do Porto,vamos ver o resultado de amanhã,e temos seis pontos de ventagem sobre o Sporting.
    Adu continua a ser talismã,e a marcar no fim.
    Di Maria esteve com pontaria afinada mas á trave.
    David Luis demonstrou que é o nosso melhor central, ainda bem que já voltou á competição.
    Luís Filipe mesmo tendo culpa no golo sofrido e estando um bocado nervoso a defender na primeira parte,pareceu me estar a melhorar.

    ResponderEliminar
  12. Apesar da alegria dos 3 pontos conquistados numa altura em que pelo andar dos acontecimentos parecia que isso não ia acontecer, é forçoso reconhecer que o resultado é injusto e castiga de forma inglória o bom jogo da Académica, no aspecto táctico - com a pressão muito eficaz logo no meio campo - e um bom ritmo ofensivo, não atacando à parva mas apenas quando tinha de ser.
    Curioso como 3 dos 4 golos surgiram de erros incríveis dos intervenientes.
    De saudar o regresso de Petit e David Luíz (excelente, este!), a confirmação de que Di Maria rende mais na direita, que Luís Filipe é um erro de casting e que Adu tem mesmo veia goleadora.
    Resultado muito infeliz para a Académica, mas também quem mandou Domingos pôr hoje Ricardo no lugar do experiente Pedro Roma?

    ResponderEliminar
  13. agora venham os reformados do milão e sabado ou domingo o Porto.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas