sábado, 13 de outubro de 2007

Portugal vence no Azerbaijão por 0-2 e está a três jogos de marcar presença no Euro 2008

Festa portuguesa (Home - Página Inicial do Desportugal)

A selecção portuguesa cumpriu com a obrigação e venceu no Azerbaijão por 0-2, com golos de Bruno Alves e Hugo Almeida, continuando a depender de si para garantir presença no Europeu de 2008. Depois de três comprometedores empates consecutivos, a equipa das "quinas", sem o seleccionador principal Luiz Felipe Scolari no banco, conseguiu ainda distanciar-se da Sérvia, que empatou na Arménia 0-0 e viu ainda a Filândia empatar na Bélgica a zero.

Em dia de estreia absoluta de Miguel Veloso e no 50º jogo de Cristiano Ronaldo e Deco, a selecção portuguesa, que já tinha vencido em casa os azeris por 3-0, não sentiu a falta de Scolari no banco e com Flávio Teixeira "Murtosa" a comandar as "tropas", conquistou o segundo triunfo fora, depois da jornada vitoriosa na Bélgica (1-2).

Tal como prometido, Scolari manteve-se fiel ao "4-3-3" de sempre, com Ricardo na baliza, uma linha defensiva com Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Paulo Ferreira, um meio-campo composto pelo estreante Miguel Veloso e ainda Maniche e Deco e um ataque com Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo no apoio a Hugo Almeida, já que Nuno Gomes foi retirado à última hora do "onze", por lesão.

Num ambiente frenético, a selecção portuguesa ainda mal respirava e já os azeris criavam perigo, aos três minutos, num lance em que Ricardo foi obrigado a sair da baliza, quando Imamaliyev surgiu quase isolado.

Bruno Alves cabeceia para o primeiro golo de Portugal

O jogador do Azerbaijão, que tinha marcado em casa o golo na vitória sobre a Finlândia (1-0), saiu aos sete minutos, lesionado, momentos após Deco ter atirado à figura do guarda-redes Valiyev, após passe brilhante de Cristiano Ronaldo.
Os lusos tornaram-se então mais corajosos, com Hugo Almeida a acertar no guarda-redes, aos 11 minutos, para, logo no minuto seguinte, Deco apontar um canto e Bruno Alves cabecear para o seu primeiro tento com a camisola das "quinas", no terceiro jogo consecutivo como titular.

Feito o primeiro cedo, como era desejo da equipa técnica, a formação das "quinas" tornou-se mais dominadora, com Maniche a ser disso exemplo num remate forte, aos 21 minutos, e os azeris sofreram imediatamente o segundo revés, com a expulsão de Karimov, aos 27, por ter afastado Ronaldo com o cotovelo, de forma violenta.

Com apenas uma vitória na fase de qualificação e totalmente afastados da fase final, os azeris ainda deram réplica nos minutos finais da primeira parte e, antes de Deco rematar ao poste completamente isolado, Subashich, sozinho perante Ricardo, permitiu ao guarda-redes português defesa atenta e eficaz.

Logo a seguir, Ronaldo rematou forte, mas seria apenas aos 45 minutos que Hugo Almeida fortaleceria a vantagem merecida, com um remate acrobático com o pé esquerdo, após cruzamento da direita de Miguel, estreando-se a marcar no primeiro jogo como titular.

Portugal perigoso nos lances de bola parada

Na segunda parte, Portugal voltou a entrar melhor e, aos 48 e 50 minutos, Hugo Almeida e Quaresma poderiam teu aumentado a vantagem, não fosse, primeiro, o avançado do Werder Bremen ter chegado ligeiramente atrasado e, depois, o extremo do FC Porto ter perdido demasiado tempo em acrobacias.

O seleccionador azeri "mexeu", com a entrada do avançado Mammadov para o lugar do médio Gurbanov, alargando a frente de ataque, mas seriam novamente os lusos a criar perigo, aos 61 minutos, quando Deco rematou contra a defesa, após jogada fantástica de Ronaldo.

Murtosa trocou então Quaresma por Nani e Jorge Ribeiro por Miguel, aos 70 e 75 minutos, respectivamente, mas as alterações pouco resultaram - ainda que a poupança de esforço seja preponderante -, pois os azeris cresceram e criaram duas boas ocasiões, por Subashich, jogador bósnio, mas naturalizado.

Cristiano Ronaldo, aos 77 minutos, foi incapaz de fazer o oitavo golo na fase de apuramento, com a bola a embater na base do poste, e, aos 80, o "menino bonito" da selecção deixou a bola para Nani, após excelente jogada individual, mas Valiyev foi novamente superior, tal como aos 85, num remate forte de Miguel Veloso. A equipa portuguesa venceu com plena justiça num jogo em que se apresentaram muito eficazes e altamente concentrados, cenário que não visto nas últimas duas partidas em Lisboa.

Resultados do Grupo A de qualificação para o Euro 2008

Azerbaijão - Portugal, 0-2 (Bruno Alves, 12; Hugo Almeida, 45)
Polónia - Cazaquistão, 3-1 (Smolarek, 55, 64 e 65)(Byakov, 20)
Bélgica - Finlândia, 0-0

Classificação do Grupo A

1º Polónia, 24 pontos
2º Portugal, 20 pontos
3º Finlândia, 20 pontos
4º Sérvia, 17 pontos
5º Bélgica, 12 pontos
6º Arménia, 9 pontos
7º Cazaquistão, 7 pontos
8º Azerbeijão, 5 pontos

Vídeo

Azerbeijão 0-2 Portugal
Bruno Alves, 12´
Hugo Almeida, 45´


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Resultado justo. Exibição nada de especial podiamos ter espetado 3 ou 4 mas preferiram guardar o resultado. O principal objectivo já foi garantido.

    ResponderEliminar
  2. A Selecção voltou a vencer um jogo nesta fase de qualificação para o Euro'08. Depois de quatro empates consecutivos, esta vitória vem numa altura importante e moraliza a equipa para os restantes jogos.

    O jogo em si foi muito fraco, sendo que o resultado poderia ter sido mais expressivo se os portugueses não tivessem falhado tantas oportunidades de golo. Importa dizer que o guarda-redes azeri efectuou uma boa exibição.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas