sábado, 27 de outubro de 2007

Mas que raio é um blogue?

Desportugal - Blog de Notícias Desportivas

Como nasceu o Blog Desportugal

Recuando dois e anos e qualquer coisa, eu não tinha a vaga ideia do que era um blogue, a sério! Nem me passava pela cabeça escrever sobre seja o que for, ainda para mais colocar textos online.
Pois bem, certo dia, o meu irmão chega perto de mim e mostra-me uma página pessoal, daquelas do MSN. Fiquei a olhar para aquilo e achei curioso. Então fiz uma pesquisa no google pela palavra blogue e o primeiro link que me saiu em sorte, foi o já extinto Terceiro Anel, do jornalista João Malheiro. Analisei bem o que se fazia por ali e gostei bastante do que estava a ver. Conheci depois outras páginas e confirmei uma nova realidade, até então desconhecida.

Resolvi então passar à acção e construir o meu próprio blogue. Registei-me na blogspot e nasceu o Desportugal. Como o nome indica – Desporto Portugal – a ideia era simples, dar azo às principais notícias desportivas, mas com meu cunho pessoal. Outra das premissas que me guiei e não sendo jornalista, foi ao longo deste tempo tentar escrever de uma maneira isenta e objectiva, havendo neste ponto muita gente que aqui vem, que aposto não saber qual o meu clube. Talvez somente por uma ocasião, não aguentei a emoção e revelei as minhas cores. Estamos a falar de 1642 postagens, desde 16 de Julho de 2005. Se quiserem descobrir, tentem procurar no meio de todos esses arquivos. (piada!)

Blog Desportugal- actual layout

Evolução do Desportugal

Não sei se alguns que me visitam, se recordam ainda da primeira layout deste blogue (improvável). Era uma daquelas simplórias fornecidas pela blogspot e que não deve ter durado mais um mês( aqui). Depois a segunda, era em fundo azul (aqui) e seguiu-se esta actual, com a ajuda de um amigo.

Outras das evoluções mais visíveis que o Desportugal seguiu, foi a quase especialização em Ligas Internacionais. Além do futebol nacional, competições europeias, selecções e outras modalidades (especialmente o Andebol), que caracterizou os primeiros tempos deste blog, o futebol internacional passou a tomar grande relevo, com as crónicas às principais ligas europeias e brasileirão (Matheus Rocha) todas as semanas. Além disso, temos o Òscar Vieira com os seus artigos de Prospecção e Táctica ao Milímetro, além de um post semanal às sextas feiras sobre cultura, dos carissímos Magnuspetrus e Gonçalo Veiga.

Talvez muitos de vocês não saibam, mas o Desportugal, foi um dos primeiros a introduzir complementos às crónicas dos jogos com vídeos dos mesmos. A excelente ideia partiu de blogues espanhóis, que conciliavam artigos escritos com audiovisual.

Blogosfera - Retrato actual

Realidade da Blogosfera Portuguesa

Para finalizar, gostava só de dar um retrato actual da blogosfera desportiva e não só, dizendo que ao longo destes 2 anos tenho assistido a uma evolução qualitativa muito acentuada, quer em conteúdos (artigos publicados) ou layouts.

A blogosfera não substitui de maneira nenhuma a imprensa escrita, mas é já uma certeza incontornável em Portugal e no Mundo.
Se de início houve uma desconfiança porventura excessiva dos media tradicionais em relação ao fenómeno, agora acontece precisamente o contrário. Estamos em plena blogomania: os jornais de referência citam os blogues e dedicam-lhes editoriais; há destaques, reportagens e perfis de «bloggers» a aparecer por todo o lado; entrevistas em programas de rádio e até referências na TV, como acontece recentemente na SIC Notícias no “Tempo Extra” com o jornalista Rui Santos.

Uma coisa é certa: a blogosfera, com todas as suas potencialidades e limitações, veio para ficar. Talvez ainda não justifique tanta exposição mediática (sobretudo se tivermos em conta que os blogues mais frequentados registam uma média de apenas 500 visitas diárias), mas a verdade é que está a nascer ali qualquer coisa radicalmente nova, entusiasmante, criativa, paradoxal, livre e (talvez por isso) muitíssimo bela

Temos a certeza que enquanto houver pessoas a visitar o Blog Desportugal, ele nunca acabará, pois nós ( somos uma equipa) vamos continuar a actualiza-lo e a fazer de tudo para que cada vez mais pessoas o visitem e que aqueles que o visitam regularmente, o continuem a visitar.

A todos um muito obrigado, e um grande bem haja e já agora parabéns a todos os bloggers portugueses!

Nuno Gonçalo
Desportugal

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Página Inicial

5 comentários:

  1. Parabéns pelo Desportugal. É um excelente blog, tem boas crónicas e análises ao que se passa actualmente.

    Por vezes passo uma semana sem ir a sites como A Bola, Record e O Jogo, acho mais interessante ver textos de cunho pessoal, assim como participar em fóruns. Os sites desportivos só citam qualquer coisa, não opinam. Já gostei mais.

    Continuem com este excelente espaço.

    ResponderEliminar
  2. É impossível substituir os jornais desportivos. Ninguém (à excepção do Gato Fedorento) consegue atingir tão elevados índices de comicidade

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo Blog é muito bom. Completo.

    se tiver um tempo, dê um passada no meu: http://www.futebolnaalemanha.blogspot.com/

    ps: sou de família portuguesa, como meus pais são de Matozinhos, ai em Portugal torcemos para o pequeno Leixões.
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Você torce pro Estrela da Amadora, que eu sei!

    ResponderEliminar
  5. Força Gonçalo. O Desportugal cresceu muito graça ao teu empenho.
    Mereces o devido reconhecimento.

    Fica bem bro!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas