segunda-feira, 8 de outubro de 2007

FC Porto vence Académica por 0-1 e lidera com sete vitórias consecutivas

Lucho resolveu de penalti.  (Home - Página Inicial do Desportugal)

Soma e segue. O FC Porto venceu em Coimbra a Académica, por 0-1, e continua só com vitórias na frente da Liga Portuguesa, naquele que constitui o seu melhor arranque desde 1939/40. Um golo de penálti apontado por Lucho González serviu para garantir os três pontos, com os portistas a alargar para 38 anos o período sem derrotas na cidade dos estudantes e a desfrutarem de uma liderança folgadíssima no campeonato, com sete pontos de vantagem sobre Sporting e Marítimo e oito sobre o Benfica.

Jesualdo Ferreira repetiu em Coimbra o onze de quarta-feira em Istambul, numa situação inédita esta época. O treinador do FC Porto apresentou o habitual 4x3x3. Enquanto isso na Académica, Domingos Paciência mostrava igualmente vocação ofensiva nas opções iniciais, colocando Joeano no eixo de ataque, ao mesmo tempo que reformulava a defesa, com a inclusão de Litos como defesa-central.

Ricardo Quaresma, com uma trivela anulada por Pedro Roma, mostrou cedo as ambições do FC Porto, mas na resposta Joeano errou o alvo por pouco. O ligeiro domínio portista era contrariado com uma razoável organização dos estudantes. A meio do primeiro tempo, Tarik Sektioui protagonizou o falhanço do jogo. Já na pequena área, bem servido pela esquerda e sem oposição, conseguiu atirar para fora.

De qualquer modo, o golo portista não tardou, mas aconteceu de forma caricata. Na grande área da equipa de Coimbra, Quaresma foi empurrado por N’Doye, mas o árbitro Elmano Santos só ordenou a marcação do penálti por indicação de um dos seus assistentes, em mais uma situação polémica na Liga. De nada valeram os protestos dos conimbricenses. Lucho González apontou o castigo máximo e adiantou os dragões no marcador.

A vantagem deu maior tranquilidade ao FC Porto, mas a Académica reagiu bem ao golo e procurou o empate. Antes do intervalo, Ricardo Quaresma, de cabeça, falhou o 2-0. Os dragões voltaram a desperdiçar novo golo, pouco depois do recomeço, com Pedro Roma a negar o êxito a Lucho González. A diferença mínima não dava garantias totais, até porque a Académica tinha mais posse de bola e Joeano, num remate acrobático, cheirou o empate.

Na última meia hora, a Académica intensificou a procura da igualdade. Os campeões acusavam o desgaste do jogo em Istambul, com o Besiktas, para a Liga dos Campeões e sentiam maiores dificuldades, mas aguentavam a vantagem. Perto do apito final, Domingos Paciência arriscou mais com a entrada de Vouho e Joeano era o mais incorformado, só que teimava em não acertar. E assim os dragões seguraram o triunfo.

Académica 0-1 FC Porto
Lucho 28'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Reuters

Página Inicial

6 comentários:

  1. Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
    Um blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  2. Agora vêm aí uma pausa de 3 semanas e esta vitória foi fundamental. Depois temos 2 joguitos em casa para ganhar e começamos a ter mais estofo.

    ResponderEliminar
  3. Fantástica lição táctica do Professor. Com a equipa derreada e a estoirar fisicamente aos 60', o Porto foi capaz de criar quatro oportunidades flagrantes de golo, aproveitar com sucesso uma delas e manietar completamente a Académica, que não obrigou o Hélton a uma única defesa.

    Pessoalmente gostei bastante, fez-me lembrar muitíssimo o Porto do Mourinho.

    ResponderEliminar
  4. Justíssimo, a Académica não teve uma única oportunidade real de golo, foi só cruzamentos e bombardeamentos para a área, o Bruno Alves e o Stepanov só tiveram de limpar o jogo aereo, mas desgastou a equipa. O Porto podia ter ganho por 3-0 se o Tarik a 10 cm da baliza não tivesse falhado e se o Lucho tambem prai a 2 metros da baliza, mas aí foi o guarda-redes que defendeu.

    Mais uma exibição de controlo do jogo, sem precisar de acelerar muito.

    *Homem do jogo - Jesualdo, finalmente soube fazer as mudanças tacticas do jogo no momento certo, os jogadores nunca se perderam em campo.

    Nota + Stepanov, Bruno Alves, Fucile, *Lucho, Meireles, Paulo Assunção

    Nota - Quaresma, reagiu muito mal á substituição, nem foi ao banco ter com os colegas.

    ResponderEliminar
  5. A Académica não jogou o suficiente para ganhar mas nem o Porto, principalmente depois do golo, mostrou alguma coisa superior à Académica.
    Lances perigosos do Porto: 2, um remate na 1ª parte em que o Roma defende quase no chão já (Tarik se não me engano) e na 2ª parte uma defesa do Roma para canto (Lucho acho)
    Lances perigosos da Académica: 2 cruzamentos da esquerda em que o Joeano chega um tanto nada atrasado para fazer o desvio e 2 remates acrobáticos do mesmo.

    Resultado justo seria 0-0

    ResponderEliminar
  6. Não fugimos à tradição recente, marcar um golo e controlar. Já lá vão 7 vitórias em 7 jogos, melhor arranque de campeonato desde 1939/40. Uma pausa de três semanas, recuperar do descanso provocado por um ciclo infernal de jogos e continuar com os bons resultados, tanto na Champions como no Campeonato.

    Quanto ao futebol praticado pela equipa, não é agradável mas dá para ganhar. Desde que o homem não invente e que não se borre nas alturas importantes, tudo bem.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas