quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Portugal empata 1-1 com a Sérvia e agora terá que se agarrar à calculadora

Simão marcou de livre,mas foi insuficiente

Pedia-se muito mais! A Selecção Nacional voltou a marcar passo na luta pelo apuramento para o Euro 2008, ao ceder mais um empate em casa, desta vez com a Sérvia. Pior que o 1-1 outra vez consentido nos minutos finais, ficou a exibição demasiado pobre e a confusão com Scolari no final do jogo. Pela primeira vez, a equipa das quinas não venceu em Alvalade. E por culpa própria - o golo de Ivanovic em fora-de-jogo não pode servir de desculpa. E até Scolari parece de cabeça perdida... só assim se explica o desaguisado com Dragutinovic após o final do jogo (murro). As imagens também não são claras se Scolari chega a colocar o punho no rosto do Sérvio.

Felipão apresentou uma equipa sem surpresas, com Paulo Ferreira como defesa esquerdo. Do outro lado, a Sérvia surgiu com uma estratégia muito defensiva, com três centrais, cinco unidades do meio-campo e na frente Krasic no apoio ao ponta-de-lança Jovanovic. O objectivo era claro: não dar espaço ao artistas portugueses.

Apesar do colete de forças sérvio, a Selecção Nacional entrou a tentar jogar rápido e ao primeiro toque. Num desses lances, Ronaldo ganhou uma falta à entrada da área e, na cobrança do livre, Simão bateu Stojkovic e inaugurou o marcador. Foi um verdadeiro abre latas aos 11 minutos.

Em vantagem, a equipa de Scolari tranquilizou-se e abrandou (e de que maneira!) o ritmo. De vez em quando Ronaldo dava um safanão no jogo. Mas a acompanhá-lo só Bosingwa. O defesa direito, qual corredor de 100 metros, foi por ali fora aos 20’, passou por Tosic e cruzou direitinho para a cabeça de Nuno Gomes. A bola foi ao poste e na recarga Deco acertou no guarda-redes.

Até ao intervalo, o jogo perdeu interesse. Os jogadores portugueses retrairam-se e no meio-campo não houve imaginação nem força. Deco está claramente fora de forma e, talvez por isso, a Selecção pareceu sempre desinspirada. Os lances de verdadeiro perigo junto da baliza de Stojkovic eram raros e os sérvios, a perder, espreitavam o ataque.

Scolari terá acertado em Dragutinovic ?

O público suspirava por uma melhoria, mas a segunda parte foi ainda pior. A Selecção pareceu sempre perdida em campo. Os passes não saíam, no meio-campo faltou ainda mais imaginação. Com tudo isto os sérvios iam-se soltando. Vendo a apatia geral, Scolari lançou Quaresma no jogo. O objectivo era dar um abanão no jogo. Só que nem isso resultou.

Vendo a intranquilidade portuguesa, Clemente lançou Zigic e Pantelic. E Portugal abanou! Os sérvios deixaram de ser uma equipa inofensiva e Ricardo acabou por adiar duas vezes o empate. O balde de água fria surgiu aos 87’. Na sequência de um livre, Ivanovic apareceu sozinho e marcou. Um golo obtido em fora de jogo, mas que castigou a Selecção e colocou justiça no resultado. O final do jogo foi inacreditável com Scolari e Dragutinovic a envolverem- se em cenas muito tristes. Agora as contas estão complicadas e a "calculadora oficial" das quinas entra de serviço.

Suposto murro de Scolari vai fazer correr muita tinta !

Já agora e em tom de brincadeira, Javier Clemente disse para Scolari para mudar de profissão, devido às cenas de luta. Scolari também podia ter respondido ao espanhol e ter-lhe dito para não mudar de profissão, isto porque chegou a Lisboa com alguns ossos partidos, depois de se ter espalhado com a sua bicicleta! Ciclismo não, ou Clemente!

Resultados do Grupo A de qualificação para o Euro 2008

Portugal - Sérvia, 1-1 (Simão, 11)(Ivanovic, 86)
Finlândia - Polónia, 0-0
Cazaquistão - Bélgica, 2-2 (Byakov, 39; Smakov, 77 g.p.) (Geraerts, 13; Mirallas, 24)


Classificação do Grupo A

1º Polónia, 21 pontos
2º Finlândia, 19 pontos
3º Portugal, 17 pontos (-1 jogo)
4º Sérvia, 16 pontos (-1 jogo)
5º Bélgica, 11 pontos
6º Arménia, 8 pontos (-3 jogos)
7º Cazaquistão, 7 pontos
8º Azerbeijão, 5 pontos (-3 jogos)

Vídeos

Portugal 1-1 Sérvia (Resumo alargado)


Simão 11´


Ivanovic, 86


Murro de Scolari (Felipão) a Dragutinovic




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP + Marca

Página Inicial

16 comentários:

  1. eu acho que esta no tempo de mudarmos os nossos representantes federativos. Precisamos de sangue novo porque o Madail já lá está há muitos anos e nunca o vi fazer ou agir para tentar mudar seja o que for. Precisamos de uma estrutura, bem organizada e bem gerida na nossa federação de futebol e de mudar de seleccionador, portugues de preferencia, nao sei dizer nomes mas talvez o Humberto Coelho + outro para transmitir a mistica da camisola da selecçao e para escolher os jogadores certos para as alturas certas. Acho que é uma enorme falta de tacto do nosso selecionador meter um jogador como o Quaresma, que esta em grande forma, e meter o Bruno Alves e o Fernando Meira, que são ambos jogadores de marcção, a meu ver, quando só deveria de estar 1 desse tipo. Já era tempo de chamarem o Ricardo Rocha ou o Tonel para tentar ocupar essa vaga, apesar de ter preferencia pelo Ricardo Rocha porque aquele homem é um autentico pitbull atras dos adversarios. O Deco neste momento, esta no banco do Barcelona ( penso eu ) e o Maniche não esta a fazer nada por ai além pelo Atletico de Madrid enquanto temos 2 ENORMES jogadores na seleçao sub21 prontos para ocuparem as suas vagas ( + a do Maniche tbh ) mas pronto.... estou a falar do Manel Fernandes e do Miguel Veloso que estáo e são 2 enormes talentos portugueses e que raramente ou nunca ( no caso do Miguel Veloso, nao tenho a certeza!!! ) foram convocados pelo Scolari.
    No ataque, precisamos de um matador e neste momento preferia lá o Postiga ao Nuno Gomes ( que é mais um 2 avançado neste momento ) e de meter o Quaresma para o lugar do Simão porque apesar do Simão dar sempre 100% do que tem em campo, o Quaresma tem mais talento que ele e de um momento para o outro, inventa um golo ou uma jogada para golo.
    Esqueci-me de referir que na defesa, precisamos de alguem para o lado esquerdo ( quem me dera que o Leo fosse portugues... ) mas tambem nao estou a ver ninguem para lá.... So o Antunes mas não sei se ele é titular pela Roma sequer.

    Quanto ah federação, esqueci-me de dizer que o Paulo Sousa ou alguem que tenha vivido e que tenha alguma capacidade de gestão e que tenha sido jogador profissional, era o ideal para substituir o Gilberto Madail.

    ResponderEliminar
  2. Até agora tenho defendido o Scolari dentro de todos os limites possíveis da racionalidade. Hoje fui atraiçoado por um acto irracional do Scolari deixando-me sem justificações ou defesa.
    A única coisa que posso fazer é ser coerente. Se aplaudi este homem durante todas as lutas valorosas que travou, desta vez só posso exigir a sua cabeça. O representante da Selecção Portuguesa não pode, em nenhuma circunstância, perder a cabeça daquela maneira. Ele deve ser, em qualquer altura, um exemplo para os seus comandados. Ao agredir um adversário, Scolari mostrou tudo o que de podre vai na nossa selecção; é só olhar com olhos de ver.

    Repito, Scolari afastado do comando da Selecção Nacional. Já basta os nossos jogadores serem insurretos por natureza, não precisamos de um treinador assim...

    ResponderEliminar
  3. Uma vergonha o que se passou hoje. Mais uma vez que bonita imagem que passamos lá para fora. Espero que se faça justiça, e que a UEFA tenha mão pesada. Mais logo comento o jogo...

    ResponderEliminar
  4. Mas que desilusão. Nunca pensei que a selecção chegasse a este ponto. Matematicamente sendo possivel chegar ao Europeu, as nossas possibilidades estão muito reduzidas, embora tenhamos menos um jogo. Foi uma das piores exibições que já vi desta selecção. Nunca dominámos o jogo, nunca o controlámos. Havia sempre dois jogadores sérvios para um português. Passes inconsequentes, remates desastrados, transições defesa/ataque e ataque/defesa muito lentas. Não houve união, garra e ambição. O que vi hoje foi um grupo de jogadores donos dos seus narizes, que não sabiam o que fazer e que não contribuiram em nada perante o constante apoio do povo. Uma vergonha.

    Relativamente aos jogadores:

    Ricardo - Este GR já nao transmite segurança à equipa. O dono da baliza TEM que mudar.
    BOSINGWA - Pela segunda vez consecutiva, o melhor português.
    MEIRA - Esteve melhor relativamente ao ultimo jogo, mas não soube iniciar os ataques da melhor forma.
    BRUNO ALVES - Duelo interessante com Zigic. Contudo, só uma vez ganhou nos lances aéreos.
    PAULO FERREIRA - O pior de Portugal. O homem parece um aleijadinho a correr. Lento. Muito lento. Nunca foi, não é nem nunca será lateral esquerdo.
    PETIT - Muito nervoso. Passes inconsequentes.
    MANICHE - Esforçado, mas pouco fez em prol da selecção.
    DECO - Abriu uma autêntica avenida para os sérvios. Muito mal em termos posicionais.
    SIMÃO - Bom golo, boas arrancadas, mas nada de especial.
    RONALDO - A par de Ferreira, o pior. As suas fintas foram prejudiciais para a equipa. Foi o jogador que mais perdeu a bola e não a soube recuperar devidamente. A ponta de lança foi uma nulidade.
    NUNO GOMES - Não se soube impor perante os centrais sérvios. O que aconteceria se aquela bola ao poste entrasse?
    QUARESMA - Não entrou bem. Não trouxe velocidade nem causou perigo para a baliza da sérvia.
    MOUTINHO - Tal como Quaresma, não entrou bem. Não trouxe nada de novo. E pouco poderia fazer perante o poderio físico bem como a pressãp do advsersário.
    RAUL MEIRELES - VIra o disco e toca o mesmo. Nada de novo.

    SCOLARI - Mais uma vez, errou no onze inicial. O seu grupo de amigos especiais não conseguiu dar-lhe uma vitória. Errou nas substituições e nunca percebeu os problemas da equipa, nem a táctica do adversário. Segundo ouvi, agrediu um jogador sérvio. Se isto se confirmar, pode ser muito mau para Portugal. E este jogo vem confirmar que Portugal é o campeão do mundo no que toca ao mau perder. Já vimos este filme há uns anos e parece que este é o fado português. Agora precisamos de um milagre e de 12 pontos nos últimos quatro jogos. O jogo com a Finlândia é a final e o dia de julgamento para Scolari.

    Enfim, em dois jogos "conseguimos" dois pontos quando podiamos perfeitamente ter feito 6. Caso isso acontecesse, seríamos líderes com a qualificação praticamente assegurada.

    Agora nada melhor do que os jogos da liga e da champions para desanuviar a alma

    ResponderEliminar
  5. Zequinha foi suspenso por 6 meses pelo o facto de ter tirado o cartão ao arbitro num Mundial de sub21 e o Scolari que agrediu o Dragutinovic irá passar impune? E teve a lata de dizer o que disse na conferencia de imprensa... Este senhor se tivesse os tomates no sitio não tinha tido uma atitude destas, recebe um ordenado extremamente altíssimo pago por a alguns patrocinadores mas também pago pelo os contribuintes portugueses. Enfim... nunca gostei dele mas é verdade que calou muito boa gente com os seus resultados até ao Mundial 2006, que até o criticamos por ter ficado em 2º no Euro e 4º no Mundial mas antes alguma vez tínhamos tido tanto êxito? Mas agora no presente acho vergonhoso e devia ter a coragem de colocar o lugar á disposição ou mesmo demitir-se do cargo uma vez que não tem condições para liderar a nossa selecção portuguesa.

    um abraço

    ResponderEliminar
  6. Um bom início em que fizemos o mais difícil, chegar ao golo, um belo golo do Simão. Depois, adormecemos como tem sido hábito sempre que estamos em vantagem. Até ao final da primeira parte, apenas o cabeceamento do Nuno Gomes e o remate do Deco na recarga.
    Na segunda parte, a mesma história. A equipa mostrou que a prioridade era não sofrer e pouco ou nada se viu em termos ofensivos. A Sérvia crescia e daí até ao golo, foi um pequeno passo.
    É certo que o golo é irregular mas a responsabilidade não pode ser atribuída ao árbitro, apenas. O seleccionador tem culpa, já que voltou a insistir num erro antigo (colocar Ronaldo a ponta-de-lança) e voltou a ver, pela terceira vez nesta fase de apuramento, uma situação de vantagem fugir.
    Para além disso, os incidentes lamentáveis ocorridos no final do jogo. Se ver um jogador agredir um adversário já é vergonhoso, ver um seleccionador a fazê-lo é surreal e do mais vergonhoso que pode existir. Parece que estamos a voltar aos velhos tempos, deixar a resolução dos problemas para o fim e voltar a mostrar má aceitação de resultados negativos. Espero um castigo pesado para o seleccionador.

    Os empates nos outros jogos lá nos vão deixando em boa situação para ir ao Euro, apesar do desperdício de pontos...

    ResponderEliminar
  7. Foi uma partida de futebol em que Portugal teve mais uma vez o pássaro na mão, e incrivelmente deixou-o fugir, à semelhança do que aconteceu frente à Polónia.
    Portugal entrou bem hoje, ao contrário do jogo com a Polónia, hoje a equipa esteve muito melhor no primeiro tempo, ao invés do segundo.

    Na primeira parte, a equipa soube trocar bem a bola, meteu velocidade no jogo, o que foi fundamental para sermos superiores à Sérvia. O Simão acabou por fazer um grande golo, e aí Portugal depois de se encontrar em vantagem no marcador, acalmou um pouco o ritmo de jogo mas mesmo nesse período foi a selecção denominadora.
    Na segunda parte, houve uma atitude semelhante ao da parte final da primeira, em que a equipa tentou gerir da melhor forma o jogo, procurando aqui ou ali chegar ao 2-0. No entanto com este ritmo baixo e com alguns assobios, Portugal foi ficando mais intranquilo e a Sérvia começou a incomodar mais a nossa zona defensiva, principalmente no jogo aéreo em que eles são de facto perigosos.
    Incrivelmente mais uma vez, Scolari acabou por cometer os mesmos erros e fez substituições ridículas porque naquele momento em que a Sérvia estava mais forte durante todo o jogo, conseguiu retirar de campo o único ponta-de-lança para não colocar outro em jogo, que permitisse segurar os defesas lá atrás, mas sim optou por colocar o nosso melhor jogador numa posição em que ele rende muito pouco como ele próprio já o afirmou. Será que Scolari terá visto bem quantas bolas ganhou Ronaldo aos centrais, então de cabeça nem se fala. Depois a não inclusão de um dos jogadores mais desiquilibradores e em melhor forma neste momento da época, é outra estupidez deste senhor. Não ter um jogador que desiquilibra o jogo como o Nani no banco, é ridículo.

    Francamente empatamos este jogo, porque naquele meio-campo hoje ninguém esteve bem e porque no ataque Scolari mais uma vez acabou por fazer porcaria e da grande mais uma vez.

    Ainda nada está perdido, depois do empate entre a Polónia e a Finlândia hoje, mas cada vez este grupo tem de meter na cabeça que sem mais aplicação por parte de alguns jogadores, então não vamos lá.

    Em relação aquela atitude de Scolari no final da partida, é vergonhosa e estúpida. Estou curioso para saber o que tem a dizer Madaíl, depois de mais esta vergonha. Scolari começa a falhar e muito, quer em termos de opções na equipa, nos discursos que tem com a imprensa, e agora temos agressões.

    Uma palavra para o árbitro que nos prejudicou claramente, ao não assinalar um fora-de-jogo no golo da Sérvia e nem capaz ele foi de cumprir o tempo de desconto dado.

    ResponderEliminar
  8. Estaremos no Euro certamente, já com o processo de renovação concluído, se a França e a Grécia não forem () acredito sériamente na vitória final, e depois do Euro, sendo o mais certo a saída do Scolari, o novo Seleccionador terá já a papinha feita para brilharmos em 2010 e 2012.

    ResponderEliminar
  9. Admitam lá, que como bons portugueses, já tinham saudades disto. Jogos miseráveis, o público desanimado depois de grandes esperanças no apito inicial, desculpas esfarrapadas, desde o Presidente da Federação (até já tenho a gargalhada pronta) ao miserável que jogou 10 minutos, contas até ao último jogo, quase sempre dependentes de selecções que aquando do sorteio "estavam no papo" e no fim muita pancada metendo sempre o bom do PSP barrigudo?
    Até me vieram as lágrimas aos olhos!

    ResponderEliminar
  10. Portugal nao jogou mto, mas pode queixar-se do arbitro, e mais uma vez para mim, o scolari caiu no erro de tirar o nuno gomes e jogar sem ponta de lança. tudo bem q o nuno gomes nao tava a fazer mto, mas sem ele na frente perdemos referencias.. o ronaldo nao desempenhava o papel de ponta de lança.. acabava por cair smp nas alas e la na frente nao havia ninguem.. portanto, ataque completamente desorganizado e inconsequente..

    ResponderEliminar
  11. Dizer que não tocou no homem, por amor da Santa...Sinto-me envergonhado até.

    ResponderEliminar
  12. Acho que Portugal teve o benefício de lhe cair um golo do céu muito cedo no jogo, o que, pensei na altura, podia ser muito bom para tranquilizar uma equipa sob brasas. E é um golo bem metido e que confirma que o Simão continua temível de bola parada. Pena ter sido a única oportunidade que dispôs para a pôr em prática, mais três livres em posição frontal foram desperdiçados displicentemente pelo Ronaldo. Seja como for, aproveitou-se muito pouco a bagagem desse golo e apenas surge mais uma oportunidade flagrante, mais uma vez pelo Bosingwa (o melhor jogador português nesta jornada dupla) e onde tudo é bem feito, aí sim, podemo-nos queixar da sorte. A Sérvia acaba por ser facilmente domada nesta primeira parte, foi desde muito cedo um adversário macio e se Portugal se tivesse aventurado mais podia ter o jogo na mão ao intervalo.

    A partir do momento em que isso não acontece, a segunda parte é uma roleta russa. O jogo tanto podia pender para o nosso lado caso surgisse um golo madrugador ou para a Sérvia, caso mostrasse a ambição que não teve na primeira parte. Assim sendo, o momento chave do jogo acaba por ser a dupla substituição sérvia.

    O golo da Sérvia, que apesar de ser irregular demonstra uma falta de marcação de alguém que ainda não consegui descortinar mas que nem sequer entra na jogada o que só por si diz muito da natureza dessa marcação, acaba por surgir, tal como o golo da Polónia, a premiar uma equipa que pouco ou nada tinha feito por isso, mas a castigar uma equipa sem ambição para fugir a esse destino. E nesse aspecto, o resultado acaba por ser justo. A Sérvia não merecia sair de Alvalade com o empate, mas acima de tudo, pelo que a selecção portuguesa não fez, Portugal não merecia a vitória. E acabou por ser o mesmo filme da Polónia, com a agravante de ser uma sessão repetida. Aparentemente esta selecção não aprende com os erros.

    ResponderEliminar
  13. O apuramento não está em causa, convém analisar isto friamente. Vencendo os jogos que nos faltam, que estão ao nosso alcance, Portugal qualifica-se. No fim veremos o que acontecerá, mas desde já não apaga a qualificação muito pobre que temos vindo a fazer.

    ResponderEliminar
  14. Ridicula a atitude do treinador, confesso que não esperava que ele perdesse a cabeça dessa maneira. Mas isso acaba por ser a minha menor preocupação, porque se Portugal continuar a efectuar performances deste nível, poderemos seguramente dizer adeus ás hipóteses de qualificação para um campeonato onde somos Vice-Campeões.

    ResponderEliminar
  15. Acertou em cheio na cara que é uma zona onde não existe cabelo.
    Penso até que nem sequer acertou nos pelos da barba, as imagens não são esclarecedores mas dá-me a sensação que o jogador Sérvio tinha feito a barba, portanto, o Sr. Scolari tem razão e acrescento mais ! Nem no cabelo, nem nos pelos da barba.

    ResponderEliminar
  16. Um golo aos 11 minutos e quase 90 minutos de futebol 'mastigado'... Se nos primeiros minutos a nossa selecção parecia ir dominar o jogo, foi sol de pouca dura.

    Paulo Ferreira foi menos um em campo - ou desencantam um lateral esquerdo ou começam a jogar com dez.

    Deco foi meio jogador em campo - um show de passes errados e sem nexo.

    Ricardo continua a tremer a cada cruzamento - aquele 'enxotar' da bola à toa, na suas saídas da baliza, deixa-me sempre com urticária.

    Cristiano Ronaldo ainda está a recuperar do 'convívio' com as 'bonecas de luxo' - deixaram-lhe até os remates descalibrados.

    A defesa (Paulo Ferreira à parte) fez pela vida - grande jogo de Bosingwa - o meio campo (com dois jogadores e meio) tinha metros a mais para cobrir (Petit esteve em todo o lado) e a bola raramente chegou à frente em condições de alguém finalizar - quando chegou, as oportunidades foram desperdiçadas - aquele cabeceamento de Nuno Gomes ao poste e a grande defesa de Stojkovic ao remate de Deco foram um duro golpe. Hoje, nem Ricardo Quaresma teve engenho para mostrar a sua 'magia'.

    É verdade que o golo sérvio foi obtido em claro fora de jogo mas, perante os factos, o empate não foi um resultado injusto. O treinador sérvio fez o que lhe competia e meteu a 'sua carne no assador'. Scolari voltou a optar por deixar a equipa sem avançado - com Hugo Almeida no banco, tira Maniche e coloca Raúl Meireles - deu-se mal.

    Lamentáveis as cenas finais - mau perder e evidente dificuldade em aceitar os próprios erros. Scolari, que conseguiu o feito de unir a nação portuguesa em torno da sua selecção como nunca seleccionador algum o tinha conseguido antes, está definitivamente em maus lençois - os adeptos portugueses têm boa memória e querem mais, muito mais... E sim. Merecemos mais, muito mais!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas