quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Fórmula 1: Multa Pesada para McLaren-Mercedes

O Conselho Mundial para o Desporto Automóvel reuniu-se esta quinta-feira em Paris e analisou a situação polémica que envolve a Fórmula 1. No resultado deste caso já denominado como "Ferrarigate", a equipa anglo-alemã perde todos os pontos deste campeonato e vê aplicada uma multa muito pesada.

O Conselho decidiu assim que a McLaren-Mercedes perde todos os pontos conquistados no Mundial de constructores, não podendo pontuar até ao final deste campeonato. Além disso, a equipa terá de pagar uma multa de 100 milhões de dólares, cerca de 70 milhões de euros.


Os directores das equipas envolvidas já reagiram, e como se esperava têm opiniões distintas. Ron Dennis, o "patrão" da McLaren, continua a defender que a sua equipa não utilizou os dados da Ferrari que estavam na posse de Mike Coughlan, o chefe do design da equipa britânica. Já a Ferrari emitiu também um comunicado onde diz que está satisfeita com o veredicto desta reunião, afirmando que a "verdade veio ao de cima".


Ao lado da polémica passaram os pilotos. Lewis Hamilton e Fernando Alonso podem continuar a lutar pelo titulo mundial, já que o conselho mundial decidiu não punir os pilotos, devido à sua "contribuição" no caso.

Para 2008 por enquanto não existe qualquer castigo, mas a McLaren terá de prestar contas à FIA em Dezembro deste ano, decidindo-se nessa altura se haverá ainda mais algum castigo ou não.

Nova classificação do Mundial de Constructores:
1. Ferrari, 143 pontos
2. BMW Sauber, 86
3. Renault, 38
4. Williams, 25
5. Red Bull, 16
6. Toyota, 12
7. Super Aguri, 4
8. Honda, 2

Fotos: DPPI e FIA


Página Inicial

3 comentários:

  1. 20 milhões é um absurdo. Quem vai lucrar com isto tudo é somente a FIA que fica ainda mais poderosa e rica.

    ResponderEliminar
  2. Bom para a Ferrari, mas mau para os pilotos.

    Então os pilotos da McLaren beneficiaram de melhorias nos seus carros devido à espionagem e continuam com os pontos?

    ResponderEliminar
  3. O título de construtores é irrelevante.

    A única sanção séria acaba por ser a multa que é o equivalente ao income de toda a época...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas