sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Marta - A nova estrela do futebol mundial

´Home - Página Inicial do Desportugal


O Brasil está em mais uma final de Copa do Mundo. E sua craque chama-se Marta, a número dez da Seleção. Não, ninguém aqui ficou insano. Quem assistiu o Mundial de futebol feminino, jogado na China, sabe do que estamos falando. Na última quinta-feira, o Brasil contou com show dela para arrasar os Estados Unidos por 4-0, pelas semifinais (meia-final).

Marta amassou a seleção norte-americana, por muitos considerada a melhor do mundo, com dribles desconcertantes e gols maravilhosos, de encher os olhos dos chinenes.

Mas afinal, quem é Marta? E principalmente, como pode uma seleção sem nenhum prestígio no seu próprio país (seja de torcida ou de dirigentes, que sequer organizam algum torneio de futebol feminino em âmbito nacional, desde 2001) chegar tão longe num Mundial?

Até pela falta de apoio, a alagoana Marta Vieira da Silva buscou a sorte no time sueco do Umea. Em 2003, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Três anos depois, o reconhecimento máximo pela FIFA: foi eleita a melhor jogadora do mundo, após duas tentativas frustradas.

Neste ano de 2007, foi a artilheira da edição dos Jogos Pan-Americanos, ao marcar 12 gols e contribuir enormemente para a medalha de ouro do Brasil. Como agradecimento, ela entrou para o “Hall da Fama” do Maracanã, deixando a marca de seus pés ao lado das de jogadores como Zico e Junior.


Home - Página Inicial do Desportugal

Na última quinta-feira, contra os Estados Unidos, na revanche da final dos Jogos Olímpicos de 2004, a Seleção Brasileira fez o primeiro gol aos 20’, com Osbourne (“auto-golo”). Aos 27 minutos, Marta mostrou sua capacidade. Driblou duas adversárias e finalizou com precisão, 2 a 0. Aos 56’, Cristiane - justiça seja feita, outra excepcional jogadora - fez o terceiro.

O melhor ficou reservado para o fim. Aos 78’, a brasileira, de costas para a marcadora, puxou a bola para trás, fintou a americana, e driblou outra adversária antes de chutar cruzado. Que golaço! O sétimo de Marta neste Mundial concretizava a terceira vitória do Brasil em jogos contra as americanas.

No domingo, a adversária é a Alemanha. É a chance de conferir esse time que nem emprego no Brasil tem direito contra uma seleção com um planejamento exemplar. Independentemente do resultado, o Brasil vive o surgimento para o mundo de Marta, a nossa camisa 10.

Vídeos

Brasil 4-0 Estados Unidos


Jogadas de Marta



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

5 comentários:

  1. Esta Marta é uma máquina de jogar futebol que só visto e está ao nível (não fisico claro) do Ronaldinho, Cristiano Ronaldo.

    Para quem não a viu jogar, vejam.

    ResponderEliminar
  2. Essa Marta do Brasil é melhor que mtos homens !

    QUE ESPECTÁCULO!

    ResponderEliminar
  3. Estou encantado com a seleção do brasi e a 10 Marta que é gênio e tem tb outas muitas boas jogadoras. A Alemanha tb é uma excelente formação, mas mais colectiva. Vejam a final na Europsort, valerá a pena.

    ResponderEliminar
  4. Muito boa jogadora, só falta ve-la a jogar num jogo completo por forma a ver as suas movimentações....Espero ver a final.Boa sorte para o teu Brasil Matheus.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. E apesar disso tudo, o Brasil só chegou lá com uma "pequena" ajuda das senhoras do apito! Quem viu o jogo dos 1/4 de final frente à Austrália onde é assinalada um penalty por uma falta a 2 metros da área (sim, 2 metros!!! Não é só no futebol português que há maus árbitros), quem viu a expulsão da jogadora americana que sofre uma falta e é expulsa das meias finais, sabe a que me refiro.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas