segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Brasileirão: Habemus (penta) campeão

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro praticamente selou quaisquer dúvidas sobre quem é o novo campeão nacional. Bom, nem tão novo assim: é o São Paulo FC, que derrotou o Internacional em Porto Alegre e alcançou a marca de 98% de chances de sagrar-se pentacampeão. O Cruzeiro, vice-líder, foi derrotado pelo Figueirense e ficou a 12 pontos do Tricolor Paulista.

No estádio Beira-Rio, o Internacional começou melhor e abriu o placar com o zagueiro uruguaio Sorondo, surpreendendo a defesa visitante. Porém, logo depois, Índio acabou expulso, prejudicando sua equipe. E o São Paulo entrou em ação. Aos 73’, Edinho tentou afastar cruzamento e marcou na suas próprias redes, 1 a 1.

E, aos 78’, Borges subiu mais alto que a defesa colorada para garantir o triunfo do time comandado por Muricy Ramalho: 1-2. O Internacional ainda teve uma grande chance com Fernandão, que chutou para bela defesa de Rogério Ceni nos minutos finais de jogo.

Já o Cruzeiro... Acabou derrotado em pleno Mineirão para o modesto Figueirense, também por 1-2, e praticamente se despediu da luta pelo título. Os cruzeirenses até começaram melhor, com o gol contra de Felipe Santana aos 18’. O Figueira surpreendeu e empatou aos 43’, André Santos desviou com o calcanhar um chute da entrada da área, 1 a 1.

Na etapa final, o time da casa pressionou em busca da vitória, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Wilson. E, aos 90’, como castigo, os visitantes mataram o jogo num gol de Peter, tocando na saída do goleiro Fábio.

No sábado, o Corinthians estreou seu novo técnico da pior forma possível. Nelsinho Baptista comandou a equipe na derrota para o Sport, no Pacaembu: outro 1-2. O quarto revés seguido do Timão deixou o time na zona de rebaixamento, com 33 pontos.

Os pernambucanos fizeram por merecer a vitória. Primeiro num gol contra de Iran, os 31’. Aos 63 minutos, o mesmo Romerito bateu forte para ampliar a vantagem. Betão ainda descontou para o Corinthians, mas foi tarde.

Outro time que estreou treinador foi o Botafogo. Mário Sérgio viu seu novo time levar 0-3 do fraco Goiás, no Maracanã. Após perder a classificação para o River Plate na Copa Sul-Americana (esteve a vencer até os 76’, quando levou três gols e perdeu por 4 a 2), o Alvinegro foi recebido no aeroporto por torcedores indignados, que jogaram calcinhas e pipoca em direção aos jogadores, aos gritos de coros como “time de bonecas!”.

A situação piorou no sábado. Houve troca de agressão entre torcedores e seguranças do clube durante o treino do time. O resultado disso tudo se viu durante o jogo domingo: o Goiás, após cinco jogos sem vencer, derrotou o Botafogo com muita facilidade, gols de Élson, Rinaldo e Ernando.

Nos demais jogos da rodada, destaque-se a goleada do Náutico sobre o Atlético Paranaense, com dois gols de Felipe. O Alvirrubro conseguiu sua quinta vitória consecutiva, afastando-se da zona de rebaixamento. Já o Grêmio conquistou sua terceira vitória em seqüência, ao bater o quase rebaixado Juventude (um gol de Diego Souza).

Lembrando sempre que os quatro primeiros colocados classificam-se para a Taça Libertadores; do 5º ao 12º, vão para a Copa Sul-Americana; e os últimos quatro colocados caem para a Segunda Divisão.

Nota de rodapé: a Seleção Brasileira feminina acabou derrotada pela Alemanha na final do Mundial da categoria, 2-0, na China. Mas fica obviamente esta como sendo a melhor campanha do Brasil na modalidade, sob o comando de uma jogadora excepcional: Marta.

Resultados da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2007
Náutico – Atlético Paranaense, 5-0 (Marcelinho 4’, Acosta 20’, Felipe 31, 78’, Marcelo Silva 90’)
Flamengo – Atlético Mineiro, 1-0 (Cristian 75’)
Corinthians – Sport, 1-2 (Betão 85’; Iran [contra] 31’, Romerito 63’)
Santos – Vasco, 1-0 (Rodrigo Souto 21’)
Juventude – Grêmio, 1-2 (Bruno 63’; Jonas 53’, Diego Souza 60’)
Internacional – São Paulo FC, 1-2 (Sorondo 21’; Edinho 73’, Borges 78’)
Botafogo – Goiás, 0-3 (Élson 22’, Rinaldo 61’, Ernando 66’)
Paraná – Fluminense, 3-1 (Jeferson 25’, Batista 41’, Vandinho 56’; Somália 10’)
Cruzeiro – Figueirense, 1-2 (F. Santana [contra] 18’; A. Santos 43’, Peter 90’)
América de Natal – Palmeiras, 0-0

Classificação
1. São Paulo FC 63 pontos
2. Cruzeiro 51 pontos
3. Grêmio 47 pontos
4. Santos 45 pontos
5. Palmeiras 44 pontos
6. Fluminense 43 pontos
7. Botafogo 42 pontos
8.Vasco 40 pontos
9. Sport 39 pontos
10. Goiás 37 pontos
11. Figueirense 37 pontos
12. Flamengo 37 pontos
13. Náutico 36 pontos
14. Internacional 36 pontos
15. Atlético Paranaense 35 pontos
16. Paraná 34 pontos
17. Atlético Mineiro 33 pontos
18. Corinthians 33 pontos
19. Juventude 27 pontos
20. América de Natal 13 pontos


Vídeos

Corinthians 1-2 Sport


Náutico 5-0 Atl. Paranaense


Flamengo 1-0 Atl. Mineiro


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Globo

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas