sexta-feira, 21 de setembro de 2007

"Anyone can be clever, the trick is not to think that the other guy is stupid"

"José Mourinho chegou a acordo com o Chelsea e vai abandonar o comando técnico do clube. A saída do português estará relacionada com os maus resultados da equipa nos últimos tempos, avança a imprensa britânica de hoje."

in Público Online

Quando li isto, contrariamente a grande parte da população amante do futebol, esbocei um sorriso. Mais um treinador despedido. Nada de anormal, o mundo do futebol é feito de despedimentos e contratações, o renovamento nas equipas de futebol é uma coisa banal que não deve, nem pode, alarmar seja quem for, enfim, são ciclos, tudo o que começa têm necessariamente um fim, e isto é uma verdade "la palissiana". Desta vez calhou a Mourinho a fava e à parte do facto de ele ter feito do Chelsea o grande clube que é actualmente, foi despedido. O Chelsea ganhou mais em 4 anos do que nos últimos 50, ora, quer queiramos quer não, isso faz com que se caia nas “boas graças” dos adeptos. É legítimo e compreensível. Em certas situações é difícil encontrar uma razão para o despedimento de certos e determinados treinadores, mas desenganem-se, isso é algo que não se passa nesta situação.

Uma questão de saias

"There are only two ways for me to leave Chelsea.

One way is in June 2010 when I finish my contract and if the club doesn’t give me a new one. It is the end of my contract and I am out.

The second way is for Chelsea to sack me."

Por José Mourinho

Não, o contrato de Mourinho não acabou e ele não foi despedido por maus resultados, nem pelos (habituais) desentendimentos com Abramovich, de certo que não foi também pelo salário que auferia, o Special One foi despedido por causa de uma mulher. Espantem-se os mais desatentos, na realidade uma mulher tirou o emprego a Mourinho, o treinador e pessoa mais obstinada e implacável de que há memória. A bem da verdade não foi uma mulher qualquer, foi a mulher mais opulenta e abastada do mundo...o, não estamos a falar de Angela Merkel, nem de Condoleezza Rice, antes de Irina Abramovich.

É do conhecimento geral que Abramovich se divorciou por ter sido apanhado por Irina em situações “mais intimas” com uma modelo russa de seu nome Daria Zhukova, ora Irina saiu vitoriosa do óbvio litígio que se formou com o divórcio e ficou com grande parte da fortuna de multi-bilionário russo. Não tendo sido o Chelsea muito rentável neste último ano e meio e estando o russo arredado de grande parte da sua fortuna só tinha duas opções ou esperava por melhores resultados financeiros e desportivos do clube londrino (conquista da Champions League) ou o vendia, e tendo em conta que o russo não comprou o Chelsea para perder dinheiro e que ele é por natureza um capitalista e um argentário a escolha parece ser óbvia. Roman Abramovich acabou mesmo por vender o clube, ou pelo menos por aliena-lo a investidores Israelitas por forma a no mesmo ser injectado dinheiro, assim, deixou de ser o patrão do Chelsea de forma plena, o que levava a que Mourinho a ficar no clube se tivesse de submeter a ordens de alguém que está alheio do balneário dos Blues e que iria mandar "de fora para dentro".

Avram Grant será o novo sucessor do português, o antigo director desportivo do Chelsea quando foi contratado teve uma grande influência na famosa compra do pack “Shevchenko e Ballack” à revelia de Mourinho, Grant tem sido uma espécie de informador do milionário russo, intrometendo-se no trabalho do técnico português que acaba por sair porque existem princípios dos quais não abdica e também por não permitir interferências no seu trabalho. É fácil de compreender.

Futuro do Chelsea……e de Mourinho

Há dois dias atrás o Chelsea era uma equipa, agora é um simples grupo de jogadores. Por onde Mourinho passa cria elos com os jogadores, elos de amizade, de trabalho e de respeito que por ninguém são esquecidos, a carapaça dura que ele tanto se orgulha de mostrar ao mundo esconde lá dentro um homem amigo dos seus jogadores e preocupado com as contingências da vida destes…ora Mourinho tem ainda uma coisa fabulosa, apesar de não ser um estratega nato, é um excelente gestor de pessoas e recursos sabendo sempre o momento em que deve aplaudir os seus jogadores e critica-los, tudo no intuito de deles tirar todo o potencial que têm. Isso é algo que é sentido por todos eles. Mourinho transforma jogadores que eram banais até à sua intervenção em estrelas do futebol, Ricardo Carvalho, Cech, Obi Mikel, Joe Cole, Maniche, Paulo Ferreira, Drogba, Essien são exemplos perfeitos disso mesmo, desta forma é normal que os atletas apreciem e estimem o técnico português, até porque no final os principais beneficiados serão eles mesmos.

Nesta senda são engraçadas as declarações à imprensa de Malouda que chegou esta época ao Chelsea e que afirma que se saiu do Lyon foi precisamente por causa de Mourinho e que está “furioso” ou de Drogba e de Lampard que querem sair da equipa de Londres. Advinha-se uma ruptura no balneário do Chelsea, não gosto de fazer previsões mas o futuro não deverá ser risonho para Avram Grant, pelo menos com estes atletas..Uma coisa é certa, agora Ballack e Shevchenko vão ser titulares indiscutíveis. O deadline de Grant é Janeiro, até lá veremos o que se sucede.

Mourinho pegou na sua família, nas suas malas e nos 25 ou 30 ou ainda 35 milhões de euros, que recebeu de indemnização e vai, creio eu, passar umas boas férias até Janeiro, após isto há três destinos que se afiguram como possíveis para o Special One, a saber, Real Madrid, Inter de Milão ou Selecção Nacional. Creio ser injusto e de muito má fé apontar Mourinho para a Selecção neste momento delicado de Scolari, e tenho a certeza que se vai falar muito nesse assunto mas somente para destabilizar, até porque a menos que Scolari aceite, por sua iniciativa, fazer uma rescisão amigável de contrato com a FPF, não será decerto Gilberto Madail a faze-lo, por maior que seja a pressão da comunicação social sobre ele. Além do mais Mourinho não deverá querer ser selecionador neste momento da sua carreira.


Deixo-vos com algo que foi dito no Chat do Site do Chelsea:

"Espero que todos os adeptos do Chelsea se vistam de preto ou usem fumo negro nos dias dos jogos e que continuem a entoar os cânticos de José Mourinho por,pelo menos, três meses. Contribuirei pondo uma tarja apropriada que expresse o nosso amor por Mourinho"

Agora com Mourinho desempregado….Cuidado Gordon Brown

Um Abraço a todos.

Página Inicial

6 comentários:

  1. Excelente explicação daquilo que está por detrás desta saída. Bem-haja.

    ResponderEliminar
  2. O Chelsea vai sentir muito a falta do timoneiro Mourinho.

    A base da equipa deve estar completamente destroçada. Nestas primeiras semanas, acredito que a vida irá ser dura para o novo treinador, mas depois volta tudo ao normal. Agora em Dezembro mta gente deverá querer sair.

    ResponderEliminar
  3. UMA FACADA ANUNCIADA. PARA O MOURINHO, ESTÁ NA BOA, PUDERA A GUITA QUE VAI ENCAIXAR QUAQUER UM DE NÓS ESTAVA.

    GOSTEI DA FRASE DO ALEX FERGUNSON:

    E AGORA O QUE FAÇO COM A GARRAFA DE VINHO QUE COSTUMÁVAMOS BEBER ANTES DOS NOSSOS JOGOS.(FOI UMA COISA ASSIM PARECIDA)

    ABRAÇO E EXCELENT POST.

    ResponderEliminar
  4. A meu ver o forte de Mourinho é o jogo psicológico, quer a nível da preparação dos jogadores para renderem a 110%, e jogarem motivados, quer a atirar pressão e a incomodar os adversários. Quer com o discurso "somos melhores e vamos ganhar", quer focando os holofotes em ele próprio e libertando os jogadores de pressão.

    ResponderEliminar
  5. Veremos quanto tempo demorá a perceber o Sr. Abramovic que cometeu a maior gaffe da história do futebol em Inglaterra. Dispensar o melhor treinador do mundo nesta altura do campeonato e liga dos campeões é de uma inocência futebolística inimaginável. Arrisco-me a dizer que o Chelsea sem o Sr. José Mourinho voltará rapidamente a ser um clube de bairro dos arredores de Londres

    ResponderEliminar
  6. O Chelsea é um clube privado de um multimilionário russo de origem duvidosa que resolveu brincar ao futebol e começou a injectar dinheiro em catadupas na compra de jogadores. Mas esse dinheiro vem da sua conta pessoal e não de receitas ou gestão do clube. Quando ele se for embora quem vai pagar os ordenados milionários dos craques contratados? quem vai sustentar o nível desportivo do clube? Qum vai manter o Chelsea onde ficticiamente ele se encontra. O Chelsea é um gigante com pés de barro.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas