sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Taça Uefa : Sorteio da 1º eliminatória - Belenenses e Leiria contra Bayern e Bayer. Paços de Ferreira frente ao AZ e Braga defrontará o Hammarby

Equipas portuguesas terão que se transceder para atingir fase de grupos da Taça UEFA

Realizou-se esta sexta-feira o sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA, já com a presença dos participantes portugueses. O Sporting de Braga vai encontrar os suecos do Hammarby, ao passo que o Belenenses mede forças com o colosso Bayern de Munique e o Paços de Ferreira com o AZ Alkmaar. O Leiria defronta o Bayer Leverkusen.

O sorteio da Taça UEFA foi pouco simpático para os clubes portugueses. Ao Belenenses saíu a "fava" chamada Bayern Munique. Um emparelhamento que financeiramente será positivo mas que desportivamente complica muito a vida à equipa de Jorge Jesus. O Bayern Munique terminou a última edição da bundesliga em quarto, mas fez um grande investimento no reforço da sua equipa, contratando nomes como Miroslav Klose, Luca Toni e Frank Ribery.

As outras duas equipas portuguesas não cabeças de série também não tiveram um sorteio risonho. A União de Leiria, que conseguiu atingir a competição de forma brilhante, terá pela frente o também alemão Bayer Leverkusen, enquanto o estreante Paços de Ferreira jogará com o AZ Alkmaar, de Louis van Gaal. O Sporting de Braga terá mais motivos para estar optimista. O facto de ser cabeça de série ajudou, e o adversário será o Hammarby, da Suécia.

É positivo e louvável de facto Portugal registar pela primeira vez 7 equipas nas competições europeias, mas caso as equipas presentes na UEFA e na Champions League não se apurem ou não pontuem nesta aventura europeia, poderá mesmo revelar-se desastrosa para as cores nacionais. Para efeitos de ranking, cada ponto ganho por uma equipa lusa será a dividir pelos 7 clubes presentes. Este coeficiente é determinado pelos resultados obtidos pelos clubes nos últimos cinco anos nas competições europeias. O número de pontos atribuídos em cada época(2 por vitória e 1 por empate) é dividido pelo número de equipas daquela liga que participam nas competiçoes europeias naquela época. Este número é arredondado para baixo à terceira casa decimal (ex. 2,66666 é arredondado para 2,666).

O Bayern Munique vai defrontar a formação do Restelo, naquela que será a primeira eliminatória dos bávaros na Taça UEFA em mais de uma década. O Ajax, por seu lado, medirá forças com o Dinamo Zagreb. O conjunto germânico qualificou-se directamente para a Taça UEFA, ao contrário do que aconteceu com os holandeses, que transitaram da Liga dos Campeões. Já o Anderlecht vai discutir a passagem à fase seguinte com o Rapid de Viena.

O Sevilha e o AEK de Atenas também figuram no sorteio, dado que o jogo entre ambas as equipas, relativo à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, foi adiado devido ao falecimento de Antonio Puerta. A equipa que se quedar pela Taça UEFA vai medir forças com o Salzburgo de Trapatonni. O Atlético de Madrid de Simão, Maniche e Zé Castro, vai encontrar os turcos do Kayseri Erciyesspor. O Everton de Nuno Valente medirá forças com o Metalist Kharkiv, ao passo que o Bolton de Ricardo Vaz Té encontra o Rabotnicki.

A primeira eliminatória está agendada para o dia 20 de Setembro e 4 de Outubro. Cinco dias após a segunda eliminatória terá lugar o sorteio da fase de grupos, com jornadas agendadas para 25 de Outubro, 8 de Novembro, 29 de Novembro, 5 de Dezembro e 19/20 de Dezembro. As três primeiras classificadas de cada grupo vão encontrar oito clubes provenientes da fase de grupos da Liga dos Campões, disputando os 16 avos-de-final em Fevereiro, tendo em vista a final de Manchester, a 14 de Maio no estádio do City.

Sites dos Adversários portugueses :
Bayern de Munique
Bayer Leverkusen
AZ Alkmaar
Hammarby

Resultado do Sorteio da 1ª eliminatória da Taça UEFA 2007/2008

Grupo 1
Sevilha/AEK (Esp/Gre) - Salzburgo (Aus)
Nuremberga (Ale) - Rapid Bucareste (Rom)
Midtjylland (Din) - Lokomotiv Moscovo (Rus)
Groningen (Hol) - Fiorentina (Ita)
Rabotnicki (Mac) - Bolton (Ing)

Grupo 2
Everton (Ing) - Metalist Kharkiv (Ucr)
Zenit (Rus) - Standard Liège (Bel)
B. Leverkusen (Ale) - U. LEIRIA (POR)
Villarreal (Esp) – Galatasaray (Tur)
Sion (Sui) - BATE Borisov (Bie)

Grupo 3
Atl. Madrid (Esp) - Erciyesspor (Tur)
Bordéus (Fra) - Tampere (Fin)
Panathinaikos (Gre) - Artmedia (Esl)
Sparta Praga (RCh) – Odense (Din)
FC Zurique (Sui) - Empoli (Ita)

Grupo 4
Sochaux (Fra) - Panionios (Gre)
Rapid Viena (Aus) - Anderlecht (Bel)
P. FERREIRA (POR) - AZ Alkmaar (Hol)
Sampdoria (Ita) - Aalborg (Din)
Spartak Moscovo (Rus) - Hacken (Sue)

Grupo 5
Hammarby (Sue) - SP. BRAGA (POR)
Larissa (Gre) - Blackburn (Ing)
M. Boleslav (RCh) - Palermo (Ita)
Dinamo Zagreb (Cro) - Ajax (Hol)
Rennes (Fra) - Lokomotiv Sófia (Bul)

Grupo 6
Brann (Nor) - Club Brugge (Bel)
Bayern (Ale) - BELENENSES (POR)
Aberdeen (Esc) - Dnipro Dniepr. (Ucr)
Heerenveen (Hol) - Helsingborgs (Sue)
Toulouse (Fra) - CSKA Sófia (Bul)

Grupo 7
Hamburgo (Ale) - Litex Lovetch (Bul)
FK Sarajevo (Bos) - Basileia (Sui)
Áustria Viena (Aus) - Valerenga (Nor)
AIK Estocolmo (Sue) - Hapoel Telavive (Isr)
Aris (Gre) - Saragoça (Esp)

Grupo 8
Din. Bucareste (Rom) - Elfsborg (Sue)
Tottenham (Ing) - Anorthosis F. (Chi)
Lens (Fran) - FC Copenhaga (Din)
Getafe (Esp) - FC Twente (Hol)
Groclin (Pol) - Estrela Vermelha (Ser)


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

13 comentários:

  1. Belenenses, é pena, não é difícil, é impossível mesmo, Braga pode passar, Paços não vai passar e Leiria também não. Penso que destas 4, 1 ou nenhuma vão à fase de grupos, com pena minha. Termos 7 equipas nas competições europeias foi fantástico, para o ano esperemos ter outras tantas.

    ResponderEliminar
  2. braga passa sem grandes dificuldades

    o belenenses não tem hipóteses, tal como o paços e Leiria.

    o paços a seguir ao braga e a que tem mais hipóteses de passar se conseguir defender muito bem porque os holandeses defendem mal se conseguírem apanha-los em contra-ataque...têm é que defender muito bem, mas não acredito, mais uma vez os pontos de 4 dividem por 7 e cada vez estamos piores no ranking...

    ResponderEliminar
  3. Acho que o Leiria tem mais hipoteses do que o Paços e o Belem.

    No entanto o Belem em tempos eliminou o poderoso Bayern Leverkusen detentor da Taça UEFA na altura e como tudo pode acontecer.

    Grande Duelo José Mota vs Louis Van Gaal

    ResponderEliminar
  4. acredito que o leiria consiga passar, ja o paços acho dificil, o belenenses nem vale a pena dizer mas como estao este ano sao capazes de levar uma grande tareia... o braga e o unico que tem todas as possibilidades de passar

    ResponderEliminar
  5. Tou confiante que passam todos, apesar das dificuldades não podemos ter medo, o Real Madrid ainda tremeu com o Belem, por isso acredito, deste sorteio só o Braga teve mais sorte, mas passam na mesma

    ResponderEliminar
  6. Nem quero pensar nas consequências dos previsíveis resultados para o ranking da UEFA

    Braga deve passar... basta jogar o que sabe.
    Belenenses, só um milagre das rosas... direi que têm 5% de hipóteses -_-
    Leira, idem aspas... direi que têm um pouco mais de hipóteses que o Belenenses, aí uns 15% -_-
    Paços não me acredito que consigam repetir as boas prestações da época passada, devem ficar pelo caminho.

    ResponderEliminar
  7. De 7 já devem sair 3 das contas.... o importante não é ter 7 nas competições Europeias, o importante seria ter 3 ou 4 que por lá conseguissem fazer boa figura

    ResponderEliminar
  8. De 7 já devem sair 3 das contas.... o importante não é ter 7 nas competições Europeias, o importante seria ter 3 ou 4 que por lá conseguissem fazer boa figura

    ResponderEliminar
  9. Das 4 equipas, penso que o Paços e o Braga são aqueles com tarefa mais fácil, sobretudo o Braga, que duvido muito que não passe esta fase.

    Quanto ao Belenenses e Leiria, tem uma tarefa bastante complicada, e duvido muito que consigam passar. Mas como o futebol e as vitórias tambem são feitas de alguma sorte, boa sorte para todos.

    ResponderEliminar
  10. O adversario mais forte é o Bayern, de resto se as equipas portuguesas jogarem no maximo delas, conseguem passar, Bayer Leverkusen, ja nao é o que era!

    ResponderEliminar
  11. Mas que sorteio mais rançoso, dasse! Vai ser uma miséria para o nosso ranking, a não ser que aconteça uuma surpresa enorme.

    Braga tem obrigação de passar, quanto aos Paços, Leiria e Belém, acabaram por ter azar, é pena.

    ResponderEliminar
  12. Vida muito complicada para os portugueses... Braga bem colocado mas os restantes com a vida muito muito complicada... foi uma pena, depois de termos 7 equipas nas competições europeias pela primeira vez...

    Ficamos à espera de uma mega-surpresa, que é a única coisa poderá colocar mais do que uma equipa na fase de grupos... uma pena...

    Saudações Desportivas do Na Bancada Central

    ResponderEliminar
  13. Tens toda filipe queiroz. Não tá fácil a vida para as equipas tugas.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas