segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Benfica e FC Porto conquistam torneios do Guadiana e Roterdão respectivamente

David Luiz marcou e deu vitória ao Benfica no Torneio do Guadiana

O Benfica venceu o Sporting por 1-0 e conquistou o primeiro troféu da época. Os adeptos encarnados dirão que um dérbi é sempre um dérbi, os sportingistas responderão que não passou de um jogo particular. Mas o resultado lá está.

O Sporting apresentou-se quase na máxima força. Do onze que deverá começar a Supertaça com o FC Porto só faltou Abel. Pedro Silva fez a estreia de leão ao peito com uma exibição discreta. No Benfica, registaram-se as ausências dos lesionados Cardozo, Nuno Gomes, Zoro e Di Maria e ainda de Adu, que hoje regressa dos Estados Unidos. Rui Costa começou no banco, Mantorras acompanhou Bergessio no ataque e Luís Filipe foi titular a lateral-direito.

Os jogadoreses entregaram-se à luta com todo o ardor desde o apito inicial, mesmo tratando-se de um encontro de carácter particular. O ritmo de jogo foi bastante superior ao exibido nos jogos entre os eternos rivais e o Bétis.

O Benfica exerceu alguma supremacia nos primeiros minutos, mas foi sol de pouca
dura. O Sporting reequilibrou e pertenceu-lhe o primeiro remate com perigo com Liedson a chutar para defesa de Quim. Nos encarnados, quem dava nas vistas era o argentino Bergessio. Foram dele os mais perigosos remates do Benfica na primeira parte. O primeiro foi negado com uma grande defesa de Stojkovic. O segundo passou perto da barra do sérvio.

No último quarto de hora da primeira parte só deu Sporting. Isto porque o fantástico losango leonino do meio-campo começou a carburar. Veloso e Moutinho entregavam a bola jogável, Romagnoli desequilibrava e Izmailov (executa rápido e bem) parecia já estar em Alvalade há muito tempo. O Benfica limitava- se a cheirar a bola e aos encarnados valiam Luisão a limpar todas as bolas jogadas pelo ar e Quim, que deteve de forma soberba uma bomba de Ronny e um remate venenoso de Izmailov, em lance anulado por fora de jogo de Derlei.

A abrir a segunda parte, novo duelo entre o argentino e o sérvio, outra vez com vantagem leonina, com mais uma defesa de grande nível.Já com Rui Costa em campo (Luisão saiu e Katsouranis recuou para central) o jogo manteve-se animado e equilibrado. Quando se pensava que a questão iria ser decidida nos penáltis, surgiu o golo do Benfica, com David Luiz a desviar de cabeça um livre cobrado por Manuel Fernandes. O Benfica conquistava o seu primeiro troféu da pré-temporada, enquanto o Sporting ficava em 3º lugar, atrás do Bétis .

FC Porto conquistou Roterdão e o seu segundo Torneio de pré-época

O FC Porto conquistou ontem o Torneio de Roterdão (o segundo da época), ao bater os chineses do Shanghai Shenhua, na segunda jornada da prova e num jogo em que bastaram 45 minutos a Leandro Lima para brilhar. No outro jogo que determinou a vitória na Holanda, o Feyenoord empatou a uma bola com o Arsenal.

Como tem sido habitual na pré-época, Jesualdo Ferreira fez alinhar a equipa em 4x3x3. Stepanov actuou pela primeira vez com a camisola do FC Porto, fazendo dupla no centro da defesa com Bruno Alves. Helton regressou à baliza, depois da Copa América, enquanto João Paulo surgiu a lateral-direito. Farias e Leandro Lima fizeram a estreia como titulares.

O FC Porto não poderia desejar melhor entrada no jogo: logo aos 5 minutos, o marroquino Tarik inaugurou o marcador, após assistência de Raúl Meireles. Os azuis e brancos abrandaram o ritmo e permitiram uma curiosa reacção do Shanghai. Helton foi obrigado a três boas intervenções e Jiang atirou ao poste. Pelo meio, Raúl Meireles também acertou na trave da baliza dos chineses. Entretanto, Farias lesionou-se e foi rendido por Lisandro López.

Até que entrou em cena Leandro Lima. O internacional sub-20 brasileiro encantou
no último quarto-de-hora da primeira parte. Revelou pormenores de luxo e marcou dois golos: o primeiro foi muito fácil, aproveitanto uma defesa para a frente do guarda-redes. O segundo, apesar de ter sido um frango, surgiu após uma magnífica jogada individual.

A segunda parte foi para esquecer. O resultado já estava feito e por isso os portistas não estiveram para grandes correrias. Quaresma ainda atirou um remate ao ferro de trivela e Tarik voltou a mostrar que talvez mereça ficar no plantel.

De destacar no rol de encontros particulares de ontem, para o empate do Vitória de Setúbal em Espanha frente ao actual vencedor da Taça UEFA, Sevilha a uma bola . Os sadinos ainda estiveram em vantagem até bem perto do fim com um golo de Kim, mas os sevilhanos não deixaram a completar a surpresa ao empatarem por Renato .

Resultados dos jogos de pré-temporada das equipas portuguesas
Benfica 1-0 Sporting (David Luiz)
FC Porto 3-0 Shanghai Shenhua FC (Tarik Sektioui, Leandro Lima, 2)
V.Guimarães 2-0 Al-Arabi SC (João Alves, Felipe Tigrão)
Sevilha 1-1 V.Setúbal (Renato; Kim Byong Suk)
Nacional 2-0 WAC Casablanca (Rodrigo Silva, Gonçalo)
Tourizense 1-0 E.Amadora (Cubano 62' )

Vídeos

Benfica 1-0 Sporting
David Luiz 79´


FC Porto 3-0 Shanghai Shenhua

Leandro Lima 39´


Leandro Lima 42´



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP+Isabel Cutileiro

Página Inicial

12 comentários:

  1. Foi mais um jogo de pré-época é certo, mas ganhar esta "derby" e consequentemente o torneio do Guadiana foi muitíssimo bom para o moral da equipa para os jogos da Champions e para o próprio Fernando Santos.

    No Benfica é inevitável a referência ao David Luiz. Com apenas 20 anos está mesmo em grande, já não promete está confirmadíssimo!

    O Quim acho que com esta exibição cimentou de vez o seu lugar no 11. Temos pena Butt...

    Bergessio esteve bem melhor do que em outros jogos e apenas umas estrondosas defesas do Stoijkovic (a mim parece-me que a saída do Ricardo até foi bem benéfica...) evitaram que se estreasse a marcar.

    Como menos bom detaco o caracter demasiadamente frio e provocatório do Manuel Fernandes para com os adversários. Ele sabe que tem tudo naqueles pés, agora mais humildade e respeito nos adversários e nos árbitros é obrigatório!!

    E também um sorriso naquela cara, deixando aquele ar cisudo dava até mais encanto ao seu já grande futebol...

    ResponderEliminar
  2. Melhor jogo do Benfica na pre-epoca, um jogo de características próprias de um amigável.

    Agora venha a Liga dos Campeões, que isto já é história e esta vitória vale o que vale.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Começo por dar os parabéns ao Benfica pela conquista do troféu do Guadiana, também já têm no vosso museu esse prestigiante troféu.

    Foi um jogo intenso a espaços, emotivo como qualquer Sporting - Benfica, nem que seja a feijões, será sempre um jogo emocionante e bem disputado.
    O de hoje apesar de quase não ter futebol nenhum valeu por os outros 2(não vi o Benfica - Bétis, mas não deve ter sido melhor que o Sporting - Bétis).
    O Sporting provou, como fosse preciso fazê-lo que tem uma base forte e onde irão entrar algumas peças para complementar e consolidar esse onze quando for preciso.
    Não me diz nada a derrota de hoje, foi o Benfica, podia ter sido o Sporting, ficarei pior se perder dia 11, aí já é a valer e teremos de apresentar um futebol melhor.

    Poderei dizer que do onze do Sporting pouco mudará, talvez a lateral esquerda, Izmailov apesar de ter mostrado mais irá discutir o lugar com Vukcevic, Tonel terá de ter cuidado com Gladstone, e o companheiro de Liedson está complicado definir, Derlei...Derlei, muito mau!!

    Ora, avaliando a prestação dos jogadores:
    Stojkovic - Bom guarda-redes.
    Pedro Silva - Pareceu-me um bom lateral.
    Tonel - Já falei dele acima.
    Polga - Não dos jogos mais felizes, mas cumpriu, no golo do Benfica não teve culpa já que deixaram David Luiz aparecer-lhe pela frente.
    Ronny - Não desgostei do Ronny, talvez dos seus melhores jogos.
    Veloso - Com "150" kg como alguns afirmar consegue ter muita classe e ser um excelente joador.
    Moutinho - Já vi melhor dele, e não estou a dizer que jogou mal.
    Izmailov - Trabalhador, esforçado, é bom, mas espero que seja mais que isso.
    Romagnoli - É o 10 daquela equipa e tem qualidade suficente para dar mais que isto à equipa do Sporting.
    Liedson - Teve infeliz hoje, trabalhador como sempre mas hoje muito sozinho na frente.
    Derlei - Manifestei-me quando soube da sua contratação e o que disse na altura parece-me que foi o mais correcto.

    E os outros pouco fizeram para merecer destaque.
    Da arbitragem, posso apenas dizer que fiquei contente por nenhum jogador do Sporting não ter saido lesionado.

    Venha de lá a competição a sério.

    ResponderEliminar
  4. Bem, uma vitória é sempre uma vitória, ainda por cima contra um rival de longa data. Embora inserido num torneio de preparação, embora a sua importância seja relativa, esta vitória, serve acima de tudo, para unir e motivar mais as hostes.
    O jogo, em si, foi pouco atractivo, o futebol ainda não flui naturalmente e a os niveis fisicos próprios de pre-época impedem que a velocidade seja um aspecto essêncial para criar desiquilibrios. As duas equipas terão, ainda, muito trabalho pela frente para chegar a patamares mais elevados: deste ponto de vista acho mais preocupante o jogo para o Sporting, pois apresentou quase todas as suas armas, enquanto no SLB ainda faltam muitas caras que podem revolucionar por completo o seu jogo.

    ResponderEliminar
  5. Notório que o Porto tem muitas e boas soluções. Fez uma boa pré-epoca e nem se deu pela falta de Lucho no meio campo. Raul meireles está um senhor jogador, mas enquanto for tudo a feijões...
    Esperemos pelos verdadeiros testes, para já...boas indicações.

    Bollati - parece-me um jogador interessante, necessita de disciplina europeia e poderá estar ali um bom trinco.

    Leo Lima - muita magia naqueles pés, pequeno? talvez, mas tem qualidade.
    Novo Andersson? duvido, mas tem qualidade para desequilibrar.

    Fucile - é um jogador que tem evoluído muito desde que chegou ao Porto, estamos perante um caso serio de disputa do lugar de DD. Contudo este também pode jogar a esquerda, sinceramente é um jogador que me tem surpreendido e tem um grande futuro pela frente.

    R.Meireles - como já disse senhor jogador, enorme naquele meio campo. Quando não inventa e faz aquilo que sabe o Porto aumenta claramente de produtividade a meio campo.

    Tarik - de dispensado a surpreendente. Ganhou um lugar no plantel o que só mostra que quando se trabalha a recompensa é boa.

    Acho que a equipa titular do Porto andará pela que acabou o campeonato, excepto a entrada de P.Emanuel. Mas atenção ao central Sérvio deu boas indicações.
    Frente ao Sporting acredito também na titularidade de Kaz em vez de Lucho.

    ResponderEliminar
  6. Porto vence a "dobradinha" da pré-temporada!

    Torneio de Atalanta e torneio de Roterdão!

    Parabéns FCP!!!

    ResponderEliminar
  7. Não vi o jogo, mas já me disseram que o Benfica jogou melhor.

    Nada que não me surpreenda.

    Este Sporting tem estado muito fraquinho e apático à imagem do Paulo Bento.

    Não estou nada confiante para a supertaça nem para o resto do campeonato.

    ResponderEliminar
  8. Foi um jogo muito lento e de baixo ritmo com muitas infantilidades, mas penso que o este Benfica esta mais forte que o SCP.

    O Porto não estamdo a jogar nada de especial lá vai arrecadando troféus de férias.

    ResponderEliminar
  9. o porto parece-me estar melhor que Benfica e sporting .

    ResponderEliminar
  10. Excelente resultado do V. Setúbal - que, ao que relata a imprensa desportiva espanhola, poderia ter sido ainda melhor, não fora um golo vitoriano aparentemente mal invalidado no último quarto de hora do jogo

    ResponderEliminar
  11. Como e q uma equipa que a meu ver e das melhores da Europa empata com o Setubal?
    Ou o Setubal fez um grande jogo(se isso aconteceu ate q enfim q o carvalhal consegui meter uma equipa a jogar futebol) ou Sevilha jogou com a equipa B!

    ResponderEliminar
  12. Para o campeonato português ser considerado um dos melhores do mundo só falta uma coisa... Adeptos nos estádios!
    Sinceramente, e ao contrário dos abutres do costume, mesmo com as saídas constantes dos melhores jogadores, eu acho que o futebol português cada vez está melhor!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas