segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Benfica e FC Porto conquistam torneios do Guadiana e Roterdão respectivamente
O Benfica venceu o Sporting por 1-0 e conquistou o primeiro troféu da época. Os adeptos encarnados dirão que um dérbi é sempre um dérbi, os sportingistas responderão que não passou de um jogo particular. Mas o resultado lá está.
O Sporting apresentou-se quase na máxima força. Do onze que deverá começar a Supertaça com o FC Porto só faltou Abel. Pedro Silva fez a estreia de leão ao peito com uma exibição discreta. No Benfica, registaram-se as ausências dos lesionados Cardozo, Nuno Gomes, Zoro e Di Maria e ainda de Adu, que hoje regressa dos Estados Unidos. Rui Costa começou no banco, Mantorras acompanhou Bergessio no ataque e Luís Filipe foi titular a lateral-direito.
Os jogadoreses entregaram-se à luta com todo o ardor desde o apito inicial, mesmo tratando-se de um encontro de carácter particular. O ritmo de jogo foi bastante superior ao exibido nos jogos entre os eternos rivais e o Bétis.
O Benfica exerceu alguma supremacia nos primeiros minutos, mas foi sol de pouca
dura. O Sporting reequilibrou e pertenceu-lhe o primeiro remate com perigo com Liedson a chutar para defesa de Quim. Nos encarnados, quem dava nas vistas era o argentino Bergessio. Foram dele os mais perigosos remates do Benfica na primeira parte. O primeiro foi negado com uma grande defesa de Stojkovic. O segundo passou perto da barra do sérvio.
No último quarto de hora da primeira parte só deu Sporting. Isto porque o fantástico losango leonino do meio-campo começou a carburar. Veloso e Moutinho entregavam a bola jogável, Romagnoli desequilibrava e Izmailov (executa rápido e bem) parecia já estar em Alvalade há muito tempo. O Benfica limitava- se a cheirar a bola e aos encarnados valiam Luisão a limpar todas as bolas jogadas pelo ar e Quim, que deteve de forma soberba uma bomba de Ronny e um remate venenoso de Izmailov, em lance anulado por fora de jogo de Derlei.
A abrir a segunda parte, novo duelo entre o argentino e o sérvio, outra vez com vantagem leonina, com mais uma defesa de grande nível.Já com Rui Costa em campo (Luisão saiu e Katsouranis recuou para central) o jogo manteve-se animado e equilibrado. Quando se pensava que a questão iria ser decidida nos penáltis, surgiu o golo do Benfica, com David Luiz a desviar de cabeça um livre cobrado por Manuel Fernandes. O Benfica conquistava o seu primeiro troféu da pré-temporada, enquanto o Sporting ficava em 3º lugar, atrás do Bétis .
O FC Porto conquistou ontem o Torneio de Roterdão (o segundo da época), ao bater os chineses do Shanghai Shenhua, na segunda jornada da prova e num jogo em que bastaram 45 minutos a Leandro Lima para brilhar. No outro jogo que determinou a vitória na Holanda, o Feyenoord empatou a uma bola com o Arsenal.
Como tem sido habitual na pré-época, Jesualdo Ferreira fez alinhar a equipa em 4x3x3. Stepanov actuou pela primeira vez com a camisola do FC Porto, fazendo dupla no centro da defesa com Bruno Alves. Helton regressou à baliza, depois da Copa América, enquanto João Paulo surgiu a lateral-direito. Farias e Leandro Lima fizeram a estreia como titulares.
O FC Porto não poderia desejar melhor entrada no jogo: logo aos 5 minutos, o marroquino Tarik inaugurou o marcador, após assistência de Raúl Meireles. Os azuis e brancos abrandaram o ritmo e permitiram uma curiosa reacção do Shanghai. Helton foi obrigado a três boas intervenções e Jiang atirou ao poste. Pelo meio, Raúl Meireles também acertou na trave da baliza dos chineses. Entretanto, Farias lesionou-se e foi rendido por Lisandro López.
Até que entrou em cena Leandro Lima. O internacional sub-20 brasileiro encantou
no último quarto-de-hora da primeira parte. Revelou pormenores de luxo e marcou dois golos: o primeiro foi muito fácil, aproveitanto uma defesa para a frente do guarda-redes. O segundo, apesar de ter sido um frango, surgiu após uma magnífica jogada individual.
A segunda parte foi para esquecer. O resultado já estava feito e por isso os portistas não estiveram para grandes correrias. Quaresma ainda atirou um remate ao ferro de trivela e Tarik voltou a mostrar que talvez mereça ficar no plantel.
De destacar no rol de encontros particulares de ontem, para o empate do Vitória de Setúbal em Espanha frente ao actual vencedor da Taça UEFA, Sevilha a uma bola . Os sadinos ainda estiveram em vantagem até bem perto do fim com um golo de Kim, mas os sevilhanos não deixaram a completar a surpresa ao empatarem por Renato .
Resultados dos jogos de pré-temporada das equipas portuguesas
Benfica 1-0 Sporting (David Luiz)
FC Porto 3-0 Shanghai Shenhua FC (Tarik Sektioui, Leandro Lima, 2)
V.Guimarães 2-0 Al-Arabi SC (João Alves, Felipe Tigrão)
Sevilha 1-1 V.Setúbal (Renato; Kim Byong Suk)
Nacional 2-0 WAC Casablanca (Rodrigo Silva, Gonçalo)
Tourizense 1-0 E.Amadora (Cubano 62' )
Vídeos
Benfica 1-0 Sporting
David Luiz 79´
FC Porto 3-0 Shanghai Shenhua
Leandro Lima 39´
Leandro Lima 42´
Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)
Fotos: AP+Isabel Cutileiro
Página Inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Foi mais um jogo de pré-época é certo, mas ganhar esta "derby" e consequentemente o torneio do Guadiana foi muitíssimo bom para o moral da equipa para os jogos da Champions e para o próprio Fernando Santos.
ResponderEliminarNo Benfica é inevitável a referência ao David Luiz. Com apenas 20 anos está mesmo em grande, já não promete está confirmadíssimo!
O Quim acho que com esta exibição cimentou de vez o seu lugar no 11. Temos pena Butt...
Bergessio esteve bem melhor do que em outros jogos e apenas umas estrondosas defesas do Stoijkovic (a mim parece-me que a saída do Ricardo até foi bem benéfica...) evitaram que se estreasse a marcar.
Como menos bom detaco o caracter demasiadamente frio e provocatório do Manuel Fernandes para com os adversários. Ele sabe que tem tudo naqueles pés, agora mais humildade e respeito nos adversários e nos árbitros é obrigatório!!
E também um sorriso naquela cara, deixando aquele ar cisudo dava até mais encanto ao seu já grande futebol...
Melhor jogo do Benfica na pre-epoca, um jogo de características próprias de um amigável.
ResponderEliminarAgora venha a Liga dos Campeões, que isto já é história e esta vitória vale o que vale.
Cumprimentos
Começo por dar os parabéns ao Benfica pela conquista do troféu do Guadiana, também já têm no vosso museu esse prestigiante troféu.
ResponderEliminarFoi um jogo intenso a espaços, emotivo como qualquer Sporting - Benfica, nem que seja a feijões, será sempre um jogo emocionante e bem disputado.
O de hoje apesar de quase não ter futebol nenhum valeu por os outros 2(não vi o Benfica - Bétis, mas não deve ter sido melhor que o Sporting - Bétis).
O Sporting provou, como fosse preciso fazê-lo que tem uma base forte e onde irão entrar algumas peças para complementar e consolidar esse onze quando for preciso.
Não me diz nada a derrota de hoje, foi o Benfica, podia ter sido o Sporting, ficarei pior se perder dia 11, aí já é a valer e teremos de apresentar um futebol melhor.
Poderei dizer que do onze do Sporting pouco mudará, talvez a lateral esquerda, Izmailov apesar de ter mostrado mais irá discutir o lugar com Vukcevic, Tonel terá de ter cuidado com Gladstone, e o companheiro de Liedson está complicado definir, Derlei...Derlei, muito mau!!
Ora, avaliando a prestação dos jogadores:
Stojkovic - Bom guarda-redes.
Pedro Silva - Pareceu-me um bom lateral.
Tonel - Já falei dele acima.
Polga - Não dos jogos mais felizes, mas cumpriu, no golo do Benfica não teve culpa já que deixaram David Luiz aparecer-lhe pela frente.
Ronny - Não desgostei do Ronny, talvez dos seus melhores jogos.
Veloso - Com "150" kg como alguns afirmar consegue ter muita classe e ser um excelente joador.
Moutinho - Já vi melhor dele, e não estou a dizer que jogou mal.
Izmailov - Trabalhador, esforçado, é bom, mas espero que seja mais que isso.
Romagnoli - É o 10 daquela equipa e tem qualidade suficente para dar mais que isto à equipa do Sporting.
Liedson - Teve infeliz hoje, trabalhador como sempre mas hoje muito sozinho na frente.
Derlei - Manifestei-me quando soube da sua contratação e o que disse na altura parece-me que foi o mais correcto.
E os outros pouco fizeram para merecer destaque.
Da arbitragem, posso apenas dizer que fiquei contente por nenhum jogador do Sporting não ter saido lesionado.
Venha de lá a competição a sério.
Bem, uma vitória é sempre uma vitória, ainda por cima contra um rival de longa data. Embora inserido num torneio de preparação, embora a sua importância seja relativa, esta vitória, serve acima de tudo, para unir e motivar mais as hostes.
ResponderEliminarO jogo, em si, foi pouco atractivo, o futebol ainda não flui naturalmente e a os niveis fisicos próprios de pre-época impedem que a velocidade seja um aspecto essêncial para criar desiquilibrios. As duas equipas terão, ainda, muito trabalho pela frente para chegar a patamares mais elevados: deste ponto de vista acho mais preocupante o jogo para o Sporting, pois apresentou quase todas as suas armas, enquanto no SLB ainda faltam muitas caras que podem revolucionar por completo o seu jogo.
Notório que o Porto tem muitas e boas soluções. Fez uma boa pré-epoca e nem se deu pela falta de Lucho no meio campo. Raul meireles está um senhor jogador, mas enquanto for tudo a feijões...
ResponderEliminarEsperemos pelos verdadeiros testes, para já...boas indicações.
Bollati - parece-me um jogador interessante, necessita de disciplina europeia e poderá estar ali um bom trinco.
Leo Lima - muita magia naqueles pés, pequeno? talvez, mas tem qualidade.
Novo Andersson? duvido, mas tem qualidade para desequilibrar.
Fucile - é um jogador que tem evoluído muito desde que chegou ao Porto, estamos perante um caso serio de disputa do lugar de DD. Contudo este também pode jogar a esquerda, sinceramente é um jogador que me tem surpreendido e tem um grande futuro pela frente.
R.Meireles - como já disse senhor jogador, enorme naquele meio campo. Quando não inventa e faz aquilo que sabe o Porto aumenta claramente de produtividade a meio campo.
Tarik - de dispensado a surpreendente. Ganhou um lugar no plantel o que só mostra que quando se trabalha a recompensa é boa.
Acho que a equipa titular do Porto andará pela que acabou o campeonato, excepto a entrada de P.Emanuel. Mas atenção ao central Sérvio deu boas indicações.
Frente ao Sporting acredito também na titularidade de Kaz em vez de Lucho.
Porto vence a "dobradinha" da pré-temporada!
ResponderEliminarTorneio de Atalanta e torneio de Roterdão!
Parabéns FCP!!!
Não vi o jogo, mas já me disseram que o Benfica jogou melhor.
ResponderEliminarNada que não me surpreenda.
Este Sporting tem estado muito fraquinho e apático à imagem do Paulo Bento.
Não estou nada confiante para a supertaça nem para o resto do campeonato.
Foi um jogo muito lento e de baixo ritmo com muitas infantilidades, mas penso que o este Benfica esta mais forte que o SCP.
ResponderEliminarO Porto não estamdo a jogar nada de especial lá vai arrecadando troféus de férias.
o porto parece-me estar melhor que Benfica e sporting .
ResponderEliminarExcelente resultado do V. Setúbal - que, ao que relata a imprensa desportiva espanhola, poderia ter sido ainda melhor, não fora um golo vitoriano aparentemente mal invalidado no último quarto de hora do jogo
ResponderEliminarComo e q uma equipa que a meu ver e das melhores da Europa empata com o Setubal?
ResponderEliminarOu o Setubal fez um grande jogo(se isso aconteceu ate q enfim q o carvalhal consegui meter uma equipa a jogar futebol) ou Sevilha jogou com a equipa B!
Para o campeonato português ser considerado um dos melhores do mundo só falta uma coisa... Adeptos nos estádios!
ResponderEliminarSinceramente, e ao contrário dos abutres do costume, mesmo com as saídas constantes dos melhores jogadores, eu acho que o futebol português cada vez está melhor!