terça-feira, 10 de julho de 2007

Mercado de Transferências ao rubro : Pepe no Real Madrid , Ricardo no Bétis

Pepe apresentado oficialmente no Real Madrid

É seguramente um ano em cheio para os cofres dos clubes portugueses e nomeadamente para FC Porto e Sporting. A notícia deve ter apanhado muita de gente surpresa, com a venda repentina do central do FC Porto Pepe para o Real Madrid numa verba de aproximadamente 30 milhões de euros! É obra! Depois das vendas de Anderson para o Manchester United, também por números elevadissímos (33 milhões) e Ricardo Costa para o Wolfsburgo (4 milhões) . Os dragões facturam já 63 milhões de euros em vendas, quase tanto, quando em 2004 venceram a Liga dos Campeões.

Em 2001, aterrava no Funchal mais um jovem jogador desconhecido do futebol brasileiro que tentava a sua sorte na Liga Portuguesa. Os olheiros do Marítimo atentos, reconheceram qualidades num defesa-central possante de 1 m,87 que alinhava no modesto Corinthians Alagoano e não tiveram dúvidas em contratar Képler Laveran Lima Ferreira (Pepe) .

Passados 3 anos vestido de verde-rubro e a fazer uma dupla de sucesso com o holândes Mitchell Van Der Gaag , Pepe tornou-se no verão de 2004 num dos principais alvos dos grandes de Portugal . O FC Porto vinha de uma época coroada com o triunfo na Liga dos Campeões e tinha acabado de vender Ricardo Carvalho para o Chelsea . Seguros do valor promissor de Pepe, o FC Porto vence a "corrida" pela disputa do ex-maritimista (1 milhão de euros) que logo na primeira época pegou de estaca ao lado do capitão Pedro Emanuel .

Após um primeiro ano de aprendizagem num grande clube e com entrada de Adriaanse, Pepe perdeu toda a timidez e caracterizou-se nos últimos dois anos como um defesa sólido e bastante regular, assumindo-se como o grande patrão da defesa portista tendo conquistado os melhores elogios da critíca portuguesa e internacional . Agora e com um proposta irrecusável, o Real Madrid leva uma das jóias azuis e brancas pela excêntrica quantia de 30 milhões de euros .

Já tive a dar uma vista de olhos pelo jornal espanhol "Marca" onde a notícia (link) está a ter um impacto impressionante (2000 mensagens até ao momento) .

Ricardo vai voar para as balizas do Bétis de Sevilha

Também se a transferência de Pepe foi surpresa, a saída do guarda-redes internacional português Ricardo do Sporting não foi por menos . A época leonina começara há poucos dias e o "Labreca do Montijo" tinha acabado de ser promovido a capitão da equipa, sucedendo a Custódio que partira para o Dínamo de Moscovo .

Como era de conhecimento público, Ricardo estava em negociações para renovação do seu contrato de trabalho, mas os números apresentados não foram aos interesses do nº1 de Portugal e o guarda-redes ruma ao Bétis de Sevilha (link) por valores que ainda não são de domínio público . O que se sabe é que já fez exames médicos e vai auferir um vencimento muito superior ao registado em Alvalade.

Post de arquivo do Desportugal sobre Ricardo com fotos de infância e pequeno resumo sobre a sua carreira desportiva até ao momento (link) .

Para terminar, falemos de um jogador que vai deixar saudades ao futebol português e principalmente aos benfiquistas . Falo do italiano Miccoli que foi apresentado oficialmente ontem no Palermo da Série A com grande manifestação por parte dos tifossi sicilianos ( podem ver as 83 fotos neste Link).

Quem também já foi apresentado com pompa e circunstância foi Nani ex-Sporting no colosso Manchester United (Foto) . Fica a frase do treinador dos red devils que Nani deveria ter ficado mais um ano em Portugal!

Fica a certeza absoluta que este defeso está a ser o mais agitado de sempre no que respeita às exportações de jogadores a alinhar em Portugal, e uma realidade futura que me preocupa, quanto à qualidade técnica do nosso futebol com a saídas das melhores referências . Resta-nos aguardar que Simão e Quaresma se mantenham por cá para termos algum perfume dos melhores talentos do futebol mundial.

Vídeo da transferência de Ricardo (Sporting/Portugal)


Vídeo do golo de Pepe frente ao Benfica



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Arquivo

Página Inicial

9 comentários:

  1. Apesar de ser um oferta muito tentadora é pena venderem os craques todos no mesmo ano, Anderson, Pepe, o Lucho já faltou mais, o Quaresma é sempre uma atracção para os tubarões financeiros.

    Só pensam em dinheiro fdx...a equipa que se f...que se lixe

    ResponderEliminar
  2. Digam o que quiserem, mas esse é um negócio de outro mundo . PEPE 30 MILHÕES !!!

    ResponderEliminar
  3. Boa venda do Porto, vamos a ver quem vem para o seu lugar, já que os plantéis começam a ficar definidos e ninguém gosta de vender um bom jogador. Não sei mesmo se arranjará outro à sua altura, é esperar para ver.

    ResponderEliminar
  4. Não querendo tirar mérito ao Pepe...
    30M por um defesa central é um abuso...VENDA DO OUTRO MUNDO!

    Pena tenho do Ricardo. Já tou com saudades de uns bons franguinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olha que chatice, pá. Lá vou eu ter que ver os jogos do Bétis para me divertir um bocado.
    btw, o auto-proclamado melhor guarda-redes que o Baía não consegue melhor que o Bétis?

    ResponderEliminar
  6. Já estou a imaginar o Ricardo na apresentação...

    "El "Riquiardo" estay muy "contienti" de estar aqui en el "Biétis"
    Fué "simprié" el "suenhio" di "Riquiardo" "jiugar" en La Liga "Espanhiola"
    "Riquiardo" vá "fazieri" todo para "ajudiari" el "Biétis" a "haceri" la "mejiori" temporada "possibili"


    Miccoli está como gosta ,sol,praia,reis e rainhas.

    ResponderEliminar
  7. Penso que está um bocado sobrevalorizado, tanto PEpe, como o Anderson. Agora para o Porto, fantásticos negócios, com esse dinheiro o que já dá para ir buscar...

    ResponderEliminar
  8. Hoje é o dia das contratações.
    Se por um lado gostava de ver o Pepe a jogar no campeonato português e de o ver ajudar o Porto na liga dos campeões por outro lado quero vê-lo a jogar noutro campeonato mais competitivo.
    Agora estou curioso para ver quem vai ser o seu substituto!

    ResponderEliminar
  9. Força Ricardo. Boa sorte na tua nova aventura . Quanto ao Pepe é razoável, mas 30 milhões,foi de certeza negócio à mesa e bem regado.

    Quanto ao Miccoli, quando a pasta manda, nada a fazer.

    Já agora o Nani deve ter ficado contente ao ouvir as declarações do fergunson

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas