segunda-feira, 9 de julho de 2007

Copa América : México, Argentina, Brasil e Uruguai goleiam e estão nas meias-finais

Brasil apareceu finalmente e promete disputar título

A Copa América entrou na fase a eliminar e nos quartos-de-final as goleadas foram um tónico . O México deu 6 a 0 ao Paraguai que vinha fazendo uma prova bastante promissora , o Brasil que estava irreconhecível aplicou também chapa 6 ao Chile que apenas marcou um golo , o Uruguai venceu sem dificuldades os anfitriões (Venezuela) por 4-1 e a Argentina que tem sido a equipa mais vistosa, despachou o Perú com 4-0 .

É de facto uma competição estranha esta Copa América, que para quem tem assistido deve ter repararado que táctica e rigor defensivo é coisa que não existe. A nível pessoal penso que está aberto o caminho para Brasil e Argentina reencontrarem-se na final...veremos se será assim .

Depois de não ter convencido na primeira fase, nomeadamente com uma entrada em cena desastrada (0-2 com o México), o escrete esteve imparável nos "quartos", resolvendo ainda na primeira parte a questão do apuramento. Juan, aos 17 minutos, Júlio Baptista, aos 23, Robinho, aos 28 e 50 - já soma seis golos na prova -, Josué, aos 69, e Vagner Love, aos 85, apontaram os tentos brasileiros, enquanto Humberto Suazo marcou, aos 76, um tento sem honra para os chilenos.

Os problemas da equipa do Chile começaram, aliás, bem antes do jogo, com o técnico a afastar cinco jogadores, entre eles o ex-sportinguista Rodrigo Tello, envolvidos num incidente com empregadas de um hotel onde estão hospedos.

O Brasil colocou-se em excelente posição para vencer a prova, até devido à tradição: na última década, os "canarinhos", nos quais não alinharam o portista Helton e os "ex" Anderson e Diego, venceram a prova sempre que chegaram às "meias" (1997, 1999 e 2004).

O Brasil tem, no entanto, de passar pelo Uruguai, que alcançou as meias-finais pela quarta vez consecutiva e é "rainha" da prova, com os mesmos 14 títulos da Argentina. O avançado Diego Forlan foi a estrela na vitória frente à equipa da casa, a Venezuela, inaugurando (28 minutos) e fechando o marcador (92).

México esmagou Paraguai de Cardozo

O México deu uma goleda das antigas ao Paraguai por 6-0, passando desta forma às meias-finais da Copa América. Uma vitória facilitada pela expulsão do guarda-redes Bobadilla logo aos 2', após cometer falta na área sobre Castillo, que converteu o castigo máximo. Torrado elevou a vantagem aos 26', com Castillo a bisar aos 38'. Na segunda parte, Arce (78'), Blanco (de penálti, aos 87') e Omar Bravo (90') construíram a goleada azteca.

Oscar Cardozo foi titular, sendo substituído por Cabañas aos 67'. O reforço do Benfica mostrou bons pormenores, insuficientes para contrariar o poderio da equipa de Hugo Sanchez, que defronta agora nas meias-finais o vencedor do embate entre Argentina e Peru, que principia dentro de momentos na Venezuela.

Argentina tem estado fortissíma na Copa América

A Argentina comporta-se como o principal favorito e não teve piedade frente ao Perú vencendo por 4-0 . A superioridade argentina foi evidente logo na primeira parte, mas a verdade é que os golos não surgiram durante os primeiros 45 minutos. Na hora do remate, a bola teimava sempre em não conhecer a melhor direcção. Os peruanos, neste período, contaram ainda com a sorte, pois viram uma bola embater no poste.

Na segunda parte foi tudo diferente, até porque o golo inaugural, de autoria de Riquelme, apareceu logo aos 46'. A partir daí, os níveis de confiança dos argentinos aumentarem, ao mesmo tempo que os opositores rapidamente perceberam que o seu sonho tinha chegado ao fim. Messi, aos 61', fez o 2-0 e, aos 75', seria a vez de Maschareno acabar com as dúvidas que ainda pudessem existir. Mesmo ao cair do pano, Riquelme bisou e fechou a contagem. A exemplo dos três embates anteriores, também no derradeiro jogo dos quartos-de-final o favorito ganhou... e goleou.

Vídeos

Argentina 4-0 Perú
Juan Riquelme 46´e 85´
Javier Mascherano 73´
Lionel Messi 81´


México 6-0 Paraguai
Castillo 5´e 39´
Gerardo Torrado 27´
Fernando Arce 79´
Blanco 86´
Omar Bravo 91´


Brasil 6-1 Chile
Juan 15´
Júlio Baptista 22´
Robinho 27´e 51´
Josué 68´
Humberto Suazo 76´
Vágner Love 84´


Uruguai 4-1 Venezuela
Diego Forlán 37´
Juan Arango 40´
Pablo García 64´
Cristian Rodríguez 86´e 91´




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas