segunda-feira, 18 de junho de 2007

Liga Espanhola : 38 ª jornada (última) - Real Madrid sagra-se campeão e Real Sociedad e Celta na 2º divisão

Real Madrid volta a vencer a La Liga após 4 anos

Custou mas foi! O Real Madrid venceu o Maiorca por 3-1 e conquistou o 30.º título de campeão espanhol, um troféu que lhe fugia desde 2002/03.
No Santiago Bernabéu o Maiorca foi um osso bem duro de roer. Esteve a vencer até 23 minutos do fim (golo de Varela aos 17’), mas um bis de Reyes, que saltou do banco para marcar aos 67’ e 83’, e um golo de Diarra (80’) deram a volta ao marcador e deixaram o Barcelona a chorar sobre os pontos derramados na recta final da Liga.

A goleada por 1-5 do Barcelona na casa do Gimnástic, com golos de Puyol, Messi por duas vezes, Ronaldinho e Zambrotta, não valeu de nada, pois os ex-campeões terminaram com os mesmos 76 pontos mas perderam no desempate no confronto directo. Apesar de a esperança de ainda chegarem ao título ter sido uma realidade durante mais de uma hora, a verdade é que os catalães não tiveram razões para festejarem no final, tendo de se contentarem com o segundo lugar e o consequente apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

No final houve festa de arromba para os merengues, com cada jogador a arrecadar 70 mil contos de prémio! Na bancada foi o delírio, com o tenista Rafael Nadal, que tem o Maiorca como segundo clube, a festejar tanto como Victoria Beckham e os seus amigos Tom Cruise e Katie Holmes. Tão felizes ficaram os famosos actores que até um beijinho de parabéns deram!
A noite coroou ainda Van Nistelrooy como melhor marcador da prova com 29 golos e a despedida ofical de brasileiro Roberto Carlos (11 anos ao serviço do clube ) e do mediático David Beckham que vai para os Estados Unidos representar o LA Galaxy .

Barcelona goleou mas não valeu de nada

A outra parte de Madrid viveu no entanto uma noite de infeliz, pois o Atlético, com Costinha e Maniche no onze, voltou a não se apurar para a Taça UEFA, apesar da vitória em casa do Osasuna por 2-1. Maxi Rodríguez fez o primeiro golo "colchonero", com Savo Milosevic a conseguir empatar para o Osasuna, antes de Ignacio Monreal assinar um autogolo.

O Villarreal somou três vitais pontos em Sevilha, equipa que ainda tinha uma ténue esperança de se sagrar campeão. Com Duda a assistir do banco de suplentes, o conjunto andaluz soçobrou por 0-1, fruto do tento apontado por Fabricio Fuentes, que selou o apuramento do Villarreal para a Taça UEFA. Quem também logrou tal objectivo foi o Saragoça, que empatou a uma bola no terreno do Recreativo de Huelva (Beto foi titular). Javi Guerrero adiantou os anfitriões, mas o inevitável Diego Milito restabeleceu a igualdade para o Saragoça.

Real Madrid e Barça entram directamente na Liga dos Campeões; Sevilha e Valência vão à 3ª pré-eliminatória, enquanto Getafe como finalista da Taça do Rei, Villarreal e Saragoça rumam à Taça UEFA.

Dramática ainda a luta pela fuga à despromoção. O Gimnástic já tinha o destino traçado, faltava saber quais as duas equipas que o acompanhavam na queda à II Liga. Calhou a fava à Real Sociedad e ao Celta de Vigo. O histórico clube de San Sebastián ainda arrancou um empate 3-3 em Valência, mas não chegou...
Os galegos cumpriram a missão de vencer o Getafe (2-1), mas foram tramados pelas vitórias de Bétis e Athletic Bilbau, que assim fizeram a festa. Destaque ainda para o péssimo final de época de Jorge Andrade, expulso aos 14 minutos da vitória do Deportivo no estádio do Espanyol, por 3-1.

Festa merengue em pleno Santiago Barnabéu

Resultados da 38.ª Jornada (última)da Liga Espanhola - La Liga 2006/2007
Real Madrid - Maiorca, 3-1 (Reyes 68', 83', Diarra 80'; Varela 17')
Nàstic - Barcelona, 1-5 (Grahn 83'; Puyol 20', Messi 35', 51', Ronaldinho 38', Zambrotta 90')
Sevilha - Villarreal, 0-1 (Fuentes 50')
Recreativo Huelva - Saragoça, 1-1 (Guerrero 3'; D. Milito 75')
Osasuna - Atlético Madrid, 1-2 (Milosevic 47'; M.Rodriguez 38', Monreal 52' a.g.)
Athletic Bilbao - Levante, 2-0 (Serrano 60' p.b., Gabilondo 76')
Espanyol - Deportivo, 1-3 (Tamudo 47' g.p.; Iago 61', Sergio 63', Riki 84')
Racing Santander - Betis, 0-2 (Edu 80', 89')
Celta Vigo - Getafe, 2-1 (Bamogo 36', Lequi 65'; Redondo 26')
Valencia - Real Sociedad, 3-3 (Villa 6', Victor Lopez 19' p.b., Gerardo 82' p.b.; Garitano 2', Diaz de Cerio 36', Moretti 90' p.b.)

Classificação final da Liga Espanhola - La Liga 2006/2007
1. Real Madrid, 76 pontos(Campeão)
2. Barcelona, 76 pontos (liga dos campeões)
3. Sevilha, 71 pontos (pré-eliminatória da liga dos campeões)
4. Valencia, 66 pontos (pré-eliminatória da liga dos campeões)
5. Villarreal, 62 pontos (taça uefa)
6. Saragoça, 60 pontos (taça uefa)
7. Atlético Madrid, 60 pontos (intertoto)
8. Recreativo Huelva, 54 pontos
9. Getafe, 52 pontos
10. Racing Santander, 50 pontos
11. Espanhol, 49 pontos
12. Maiorca, 49 pontos
13. Deportivo Corunha, 47 pontos
14. Osasuna, 46 pontos
15. Levante, 42 pontos
16. Betis, 40 pontos
17. Athletic Bilbao, 40 pontos
18. Celta Vigo, 39 pontos (despromovido)
19. Real Sociedad, 35 pontos (despromovido)
20. Nàstic Terragona, 28 pontos (despromovido)

Vídeos

Real Madrid 3-1 Maiorca
Varela 17'
Reyes 68', 83'
Diarra 80'



Celebrações do Real Madrid


Nàstic 1-5 Barcelona
Puyol 20'
Messi 35', 51'
Ronaldinho 38'
Grahn 83'
Zambrotta 90'


Sevilha 0-1 Villarreal
Fuentes 50'











Osasuna 1-2 Atlético Madrid
M.Rodriguez 38'
Milosevic 47'
Monreal 52'












Valencia 3-3 Real Sociedad
Garitano 2'
Villa 6'
Victor Lopez 19'
Diaz de Cerio 36'
Gerardo 82'
Moretti 90'











Athletic Bilbao 2-0 Levante
Serrano 60'
Gabilondo 76'












Racing Santander 0-2 Betis
Edu 80', 89'











Celta Vigo 2-1 Getafe
Redondo 26'
Bamogo 36'
Lequi 65'











Espanyol 1-3 Deportivo
Tamudo 47'
Iago 61'
Sergio 63'
Riki 84'











Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

Foto: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Parabens Real!! Fiquei satisfeito, Não tenho equipa "estabelecida" na Espanha, mas este ano queria que o Real ganhasse pelo que lutaram nos ultimos jogos

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, assim é q dá gosto ganhar..

    REAL CAMPEÃO! Despedida em grande para o Beckham e o R. Carlos que eles bem merecem

    ResponderEliminar
  3. Fantástica a entrega destes jogadores e a sua qualidade. A recuperação de hoje foi notável e está ao alcance de poucas equipas.
    Título merecido, pela excelente recuperação.
    Vitória excelente para o Beckham e para o Roberto Carlos que vão sair do clube.

    ResponderEliminar
  4. Claro que o título é justo. O Real foi a equipa mais regular e a que melhor respondeu nos momentos decisivos. E tem todo o mérito nisso. E este jogo é o exemplo perfeito disso. Fizeram uma má primeira parte e recuperaram na garra na segunda parte. O Barça atropelou completamente o seu adversário, mas não perde o título hoje, não fez foi isto suficientes vezes durante a época. Já o Sevilha mostrou que não tem estofo para estas coisas. Como clube, é um título que volta ao seu dono. 30 campeonatos em Espanha, a primeira equipa a atingir essa marca num campeonato de topo diz tudo sobre eles. É o melhor clube do mundo.

    ResponderEliminar
  5. o Real simplesmente aproveitou o que os outros não quiseram, por falta de força ou por lúxuria. O Sevilha, se não estivesse em tantas frentes, teria sido campeão. O Barça, se não tivesse caído na tentação de pensar que eram os melhores, teria ganho o título. Ganhou no fim o Real Madrid, que passou por tudo nesta época, desde a saída do símbolo Ronaldo, à eminente saída do treinador, às decisões erradas do mesmo, às adversidades da arbitragem, à má forma de peças chave da equipa e aos apupos dos adeptos. É por isso um exemplo, não por ser o melhor clube do século XX, mas simplesmente porque lutaram mais que os outros e tiveram a sua recompensa.

    Venha o próxima época que já estou com saudades!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas