domingo, 24 de junho de 2007

Holanda sagrou-se bi-campeã europeia de Sub-21

Holanda voltou a venceu o Europeu de Sub-21

Em primeiro lugar as minhas desculpas pelo facto de não ter havido posts desde 2º feira , mas obrigações profissionais inadiáveis deixaram-se sem rede . Por sinal até foi uma semana rica em informação desportiva , realçando o movimentadíssimo mercado de transferências (este assunto merecerá destaque durante a semana) , a vitória do Boca Juniors frente ao Grémio na Taça dos Libertadores da América , o surpreendente desastre de selecção nacional de Hóquei Patins que quedou-se pelo incrível 6º lugar e o não menos mediático afastamento de Portugal dos Jogos Olimpícos na prova de futebol durante a mediocre prestação no Campeonato da Europa de Sub-21 .

Dadas as justificações e partindo para o que interessa , a Holanda bisou com toda a justiça a conquista do campeonato da Europa de Futebol Sub-21 ao golear a Sérvia na grande final em Groningen por 4-1 .

Para quem acompanhou esta competição deverá ter ficado impressionado com esta laranja mecânica que promete num futuro próximo regressar aos bons velhos tempos , porque jogadores de qualidade não lhes falta . Uma palavra também para a Inglaterra , futebol que também apreciei bastante .

A Holanda chegou ao golo logo 16 minutos, após uma excelente iniciativa ofensiva, que culminou com um passe magistral de De Ridder. Bakkal recolheu o esférico superiormente e atirou a contar, perante um desamparado Kahriman. Três minutos volvidos, a Sérvia, à procura do empate, esteve perto de igualar, na sequência de um pontapé de canto. O cabeceamento de Duško Tošic passou muito perto do poste da baliza à guarda de Waterman.

Aos 21 minutos, o conjunto da casa voltou a criar perigo, desta vez com Bakkal na assistência para De Ridder. O avançado do Sevilha falhou a emenda à boca da baliza, numa fase em que os sérvios sentiam sérias dificuldades para travar o caudal ofensivo da “laranja mecânica”. Contudo, a Sérvia colocou a defesa holandesa em sentido, aos 35 minutos, após um livre de Kolarov. Waterman não interceptou o cruzamento-remate e a bola embateu com estrondo no poste direito.

Depois de uma primeira parte de claro domínio “laranja”, a formação de Miroslav Djukic surgiu no segundo tempo com uma atitude mais ofensiva. A Holanda ia respondendo com acerto na defesa, mas aos 57 minutos a Sérvia dispôs de uma boa ocasião, por intermédio de Jankovic. Ainda assim, o remate do centrocampista saiu à figura de Waterman. Só que aos 60 minutos a Holanda chegou ao 2-0 no seguimento de uma movimentação fantástica do seu ataque. De Ridder progrediu pelo lado direito, efectuou o cruzamento e Babel aproveitou um corte defeituoso da defesa sérvia para dilatar o marcador.

No minuto seguinte, a Sérvia sofreu nova contrariedade, já que Kolarov viu o segundo cartão amarelo, após uma entrada dura sobre Babel. Aos 66’ Rigters assinou o 3-0, sagrando-se no melhor marcador do Europeu, com quatro golos. Isolado perante Kahriman, o atacante do NAC Breda contornou o guarda-redes e, sem dificuldades, fez o terceiro tento da partida. Quatro minutos volvidos, Ivanovic carregou em falta Babel no interior da área, mas chamado a converter, o avançado holandês permitiu a defesa de Kahriman. O guardião Sérvio negou ainda o golo ao recém-entrado Bruins, aos 73 minutos, numa altura em que a turma da casa dominava totalmente a partida.

Aos 79 minutos, a Sérvia teve ainda tempo para marcar o golo de honra, depois de um cruzamento de Van der Struijk. Mrdja, de cabeça, fez o 3-1, mas a Holanda estabeleceu o 4-1 final a três minutos dos 90, com um tento de Bruins, a passe de De Ridder. Sem surpresas, o conjunto holandês acabou mesmo por vencer a final do Europeu de 2007, sagrando-se no primeiro país organizador a conquistar a prova , eles que tinham vencido em Portugal no ano passado .

Holanda 4-1 Sérvia
Otman Bakkal 17´
Ryan Babel 61´
Maceo Rigters 66´
Dragan Mrdja 79´
Luigi Bruins 87´


Foto: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Justa e previsível esta vitória da Holanda.

    ResponderEliminar
  2. A HOLANDA JOGA QUE SE FARTA E AQUELE 8 É UMA MÁQUINA DE JOGAR FUTEBOL .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas