domingo, 13 de maio de 2007

Liga Inglesa : 38 ª jornada - (última) Manchester derrotado pelo West Ham e Sheffield United desceu

Manchester fez a festa apesar da derrota com o West Ham

Chegou ao fim mais uma edição da Liga Inglesa , que esta época teve no Manchester United e no Chelsea os grandes animadores pela luta do título . Com o título da Premiership já entregue ao Manchester United , restavam resolver as questões das vagas na Taça UEFA e da despromoção. Esta última dúvida foi desfeita com as permanências do Wigan e do West Ham a expensas do Sheffield United . Já Everton , Tottenham e Bolton serão os representantes ingleses na próxima edição da Taça UEFA.

Em nenhum outro estádio inglês se sentiu tanta tensão neste dia quanto em Bramall Lane, onde o Wigan necessitava de vencer o anfitrião Sheffield United para assegurar a permanência, algo que conseguiu, triunfando por 1-2 , resultado que, por outro lado, despromoveu os “blades”, juntamente com os já despromovidos Charlton e Watford . Já o West Ham, onde actua Luís Boa Morte, manteve-se na Premiership graças a um surpreendente triunfo, por 0-1 , em Old Trafford, frente à equipa onde pontifica Cristiano Ronaldo. Os campeões ingleses sucumbiram a um tento de Carlos Tévez, que combinou bem com Nigel Quashie antes de rematar de primeira, sem hipóteses de defesa para Edwin van der Sar, instantes antes do intervalo.

Em Sheffield, Paul Scharner abriu o activo para o Wigan com um colocadíssimo remate de pé esquerdo, antes de Jonathan Stead empatar para a equipa da casa através de um tento audaz, que o levou a chocar de cabeça com a cabeça do guarda-redes adversário, Mike Pollitt, no momento em que encaminhou a bola para as redes do Wigan. O tento da vitória surgiu no período de descontos da primeira parte, após Phil Jagielka ter colocado mão na bola. O substituto David Unsworth cobrou a respectiva grande penalidade com eficiência, sem possibilidade de defesa para Paddy Kenny. A partir de então, o Sheffield United montou cerco à área do Wigan e por duas vezes enviou a bola à trave, mas sem conseguir o tento da igualdade, que o manteria na Premiership, isto apesar de o Wigan ter jogado com menos um .

O Reading , estreante na Premiership, falhou a presença na próxima edição da Taça UEFA por um ponto, uma vez que o empate 3-3 no terreno do Blackburn Rovers não foi suficiente para garantir um lugar nas sete primeiras posições. Já o Tottenham conquistou o quinto lugar com um sucesso por 2-1 sobre o Manchester City . Os londrinos, onde actua Ricardo Rocha, serão acompanhados na Taça UEFA pelo Everton , clube onde evolui Manuel Fernandes - que empatou 1-1 em Stamford Bridge, frente ao Chelsea, de José Mourinho, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho – e pelo Bolton, que empatou 2-2 na recepção ao Aston Villa.

O Liverpool , finalista da Liga dos Campeões , teve por duas vezes de recuperar de desvantagens frente ao Charlton, e necessitou de uma grande penalidade convertida por Harry Kewell para empatar 2-2 em casa. Ainda assim, este resultado valeu o terceiro lugar final aos “reds”, que se superiorizaram pela diferença de golos ao Arsenal . Os "gunners" viram David James defender uma grande penalidade de Júlio Baptista no empate sem golos em Portsmouth.

Noutros jogos, o Middlesbrough terminou a época com uma vitória em casa, por 3-1, frente ao Fulham , ao passo que o “lanterna vermelha” Watford despediu-se da Premiership com um empate 1-1 frente ao Newcastle United , num jogo em que Owen voltou a lesionar-se .

Resultados da 38º jornada (última) da Liga Inglesa 2006/2007
Manchester United - West Ham, 0-1 (Tevez 47')
Chelsea - Everton, 1-1 (Drogba 56'; Vaughan 50')
Liverpool - Charlton, 2-2 (Xabi Alonso 62', Kewell 90'; Holland 2', Bent 71')
Portsmouth - Arsenal, 0-0
Tottenham - Manchester City, 2-1 (Keane 10', Berbatov 32'; Mpenza 40')
Bolton Wanderers - Aston Villa, 2-2 (Speed 32', Davies 58'; Gardner 37', Moore 81')
Blackburn Rovers - Reading, 3-3 (McCarthy 21', Bentley 56', Derbyshire 67'; Seol 36', Doyle 58', Gunnarsson 77')
Middlesbrough - Fulham, 3-1 (Viduka 34', 47', Wheater 45'; Davies 42')
Watford - Newcastle United, 1-1 (King 52' g.p.; Dyer 29')
Sheffield United - Wigan Athletic, 1-2 (Stead 38'; Scharner 14', Unsworth 45')

Classificação final da Liga Inglesa 2006/2007
1 Man.United 89 pontos - campeão
2 Chelsea 83 pontos - liga dos campeões
3 Liverpool 68 pontos - liga dos campeões
4 Arsenal 68 pontos - liga dos campeões
5 Tottenham 60 pontos - taça Uefa
6 Everton 58 pontos - taça Uefa
7 Bolton 56 pontos - taça Uefa
8 Reading 55 pontos
9 Portsmouth 54 pontos
10 Blackburn 52 pontos
11 Aston Villa 50 pontos
12 Middlesbrough 46 pontos
13 Newcastle 43 pontos
14 Man. City 42 pontos
15 West Ham 41 pontos
16 Fulham 39 pontos
17 Wigan Ath. 38 pontos
18 Sheffield Utd pontos (2ºdivisão)
19 Charlton 34 pontos (2ºdivisão)
20 Watford 28 pontos (2ºdivisão)

Vídeos

Manchester United 0-1 West Ham
Tevez 47'


Golos da 38º jornada da Liga Inglesa


Foto: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas