quarta-feira, 18 de abril de 2007

Polónia e Ucrânia vão organizar Campeonato da Europa de 2012

EURO 2012 será disputado na Ucrânia e Polónia

Parece que foi "ontem" que Portugal estava a viver o Euro 2004 e já está atribuido o Euro 2012, que vai para a candidatura conjunta entre Polónia e Ucrânia .
A moda de atribuir aos países menos prováveis parece que pegou , e pela primeira vez na história da competição , o leste da Europa vai acolher o Campeonato da Europa de Futebol .

Quem ficou com um grande melão , foram os favoritos italianos , que tal como espanhóis para o Euro 2004 , foram batidos por países sem a força das grandes potências . Para trás ficou também a candidatura conjunta da Croàcia e Hungria .

Tanto a Polónia como a Ucrânia receberão jogos em quatro cidades na fase final de 2012. Na Polónia, essas cidades serão Gdansk, Poznan, Varsóvia e Wroclaw, enquanto na Ucrânia, Dnipropetrovsk, Donetsk, Kiev e Lvov serão as cidades anfitriãs.

A fase final da competição vai ser disputada em 12 estádios, divididos por onze cidades (Donetsk terá dois recintos). O jogo da final do Euro 2012 está marcado para o Estádio Olímpico de Kiev, que tem capacidade para cerca de 83 mil pessoas e foi construído em 1923, mas será agora alvo de uma renovação. E se a competição encerra na Ucrânia, é na Polónia que tudo começa. O Estádio Nacional de Varsóvia vai ser construído para acolher o pontapé de saída da competição. O final das obras de construção está previsto para 2009 e terá capacidade para 70 mil adeptos. Aqui será também disputada uma meia-final.

O outro finalista vai ser encontrado em Donetsk. O velhinho estádio do Shaktar vai dar lugar a um novo recinto, com capacidade para 55 mil pessoas e também previsto para 2009. Mas esta cidade vai ter dois recintos inseridos na competição. O Estádio Olímpico, construído em 1958, também será renovado e vai passar a acolher 34 mil pessoas. Será um dos oito recintos que vai receber apenas jogos da fase de grupos.

Os outros são o Ukraina Stadium de Lvov (83 mil), Estádio Municipal de Poznan (46 mil), o Olímpico de Wroclaw (45 mil), o Slaski Stadium de Chorzow (60 mil), o Estádio Nacional de Dnipropetrovski (34 mil), o Estádio do Wisla, em Cravócia (33 mil), e o Central Stadium de Odessa (34 mil). Fica a faltar apenas um recinto, o Baltic Arena de Gdansk, que vai ter capacidade para 44 mil pessoas e vai acolher também um jogo dos quartos-final.

Podem ver as fotos com as maquetes dos estádios do Euro 2012 neste site .

Foto: AP

Página Inicial

3 comentários:

  1. A Polónia vai construir/reconstruir estádios absolutamente megalómanos em termos de capacidade!

    Como é possível ?

    ResponderEliminar
  2. Depois de terem escolhido a África do Sul para organizar o Mundial esta decisão não me surpreendeu em nada. Só espero é que tudo corra bem na organização .

    ResponderEliminar
  3. NÃO ACHO BEM 2 PAISES A ORGANIZAR UM EURO .

    PORTUGAL CONSEGUIU E É MUITO + PEQUENO DO Q QUALQUER 1 DESSES .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas