quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Benfica perde 3-1 com Manchester United e vai para a Taça Uefa (vídeo)

Nélson começou sonho que terminou em pesadelo no teatro dos sonhos

O Benfica foi derrotado por 3 a 1 na última jornada da Liga dos Campeões em pleno Old Trafford , com o Manchester United e está fora dos oitavos de final , seguindo para a Taça Uefa .

Os encarnados ainda sonharam 45 minutos no "Teatro dos Sonhos " e chegaram a estar em primeiro lugar do grupo , mas o pesadelo chegaria e antes do primeiro tempo .

A paciência, ou expectativa, não pode ganhar jogos se não for conjugada com uma dose de audácia. Ao Benfica não se pedia que cometesse loucuras atacantes em Old Trafford, mas que assumisse o risco quando tal era necessário. Não o fez. Deixou-se dominar por um Manchester United que queria ganhar o jogo, apesar de só precisar do empate para seguir em frente na Liga dos Campeões. Nélson ainda alimentou o sonho, mas o receio, um meio-campo pouco eficaz e uma inoperância ofensiva abriram as portas da Taça Uefa, às custas da despedida da Champions (derrota por 3-1).

E foi mesmo num jogo de paciência que o Benfica apostou. Aguentou a pressão inicial do Manchester, sem evitar alguns sobressaltos, resultado das muitas perdas de bola a meio-campo. Nuno Assis esteve desorientado e sobrou para Petit e Katsouranis a tarefa de tentar parar a avalanche de jogadores ingleses. Parecia que os red devils precisavam de ganhar, contudo, muitos dos lances perderam-se no excesso de individualismo de Cristiano Ronaldo, que no segundo tempo subiria de produção. Paciente, com uma atitude pouco emotiva mas então justificável, o Benfica quase adormeceu o adversário e acabaria por tirar proveito. Simão era a referência no ataque, apesar de ser Nuno Gomes o "número dez" - táctica utilizada com sucesso em Alvalade, mas que ontem falhou - e foi o capitão que assistiu para um golo espectacular de Nélson, "esquecido" pelos ingleses.

A pressão que se seguiu do United foi avassaladora, de tal forma, que o Benfica foi obrigado a recuar. De nada valeram os pedidos de Fernando Santos para a equipa pressionar longe da baliza e foi um pronto-socorro chamado Ricardo Rocha que evitou males maiores. Desesperadamente a pedir o intervalo, este chegou tarde demais para os encarnados. Após vários livres concedidos à entrada da área e, num deles, Giggs aproveitaria para assistir Vidic e onde Quim parece sair muito mal batido , após saída a meio .

Na segunda parte tudo começava de novo: Benfica a ter de marcar e não poder sofrer golos. Porém, a equipa não alterava a estratégia. Sempre na expectativa. Entre algum nervosismo e ansiedade o Benfica pagou caro a falta de audácia. Num momento proibido de desconcentração defensiva, Ryan Giggs deu vantagem aos red devils, correspondendo a um centro de Cristiano Ronaldo. Segundo golo de cabeça para os ingleses e a missão ganhou contornos de impossível, confirmado a 15 minutos do final, quando Saha fez o terceiro , em ambas desatenções da defesa portuguesa .

De nada valeram as substituições (Paulo Jorge ! )e o árbitro ter fechado os olhos a duas grandes penalidades contra o Benfica. A "final" de Fernando Santos estava perdida. Um ano depois de ter eliminado o Manchester numa situação idêntica, então com Ronald Koeman como técnico, foi a vez dos ingleses retribuirem o afastamento , mas não total seguem para a Uefa.

Em conclusão , o Benfica abandona a Champions League por culpa própria , porque veio a confirmar-se a velha máxima " quem perde em casa na fase de grupos , sai " e foi isso que aconteceu na Luz , com este mesmo United . O Celtic provou que é inferior a ingleses e portugueses , mas no seu terreno foram fortes e ai ganharam o apuramento .

Classificação
1º Manchester United , 12 pontos (8º de final)
2º Celtic , 9 pontos (8º de final)
3º Benfica , 7 pontos (Taça Uefa)
4º Copenhaga , 7 pontos /elimininado)

Vídeo do jogo Manchester United 3-1 Benfica


Vídeo golo de Nélson


Outros artigos
Liga dos Campeões 2006/2007 (Vídeos e Notícias)

Foto : AP

Página Inicial

13 comentários:

  1. Infelizmente o Benfica não consegue ir este ano aosm1/8 final. Culpa deste jogo? Não, claro que não. Culpa dos jogos de copenhada e de Glasgow.

    A taça UEFA não é o lugar para o Benfica e por isso não estou contente, mas tenho a consciência que ocupavamos o 3º lugar do grupo e esse 3º respeitámos.

    Convenhamos que o que se exige ao Benfica são, pelo menos os 1/8, mas fizémos 7 pontos ainda fomos Manchester o gigante em sua casa, com um grande golo de Nelson.

    Depois de um passeio triunfal no ano passado, em que só caíu aos pés do futuro campeão, e com muita dificuldade, este ano o Benfica desilude, mas não envergonha.

    Na taça UEFA deveríamos estar entre os 4 ou 8 melhores, mas é legítimo que se deixe caír esta prova de nível medíocre e que não gera receitas e se tente recuperar o campeonato

    ResponderEliminar
  2. O manchester foi superior...e ganhou...é justo...fizemos o que podíamos...

    O benfica falta-lhe alguma estatura em bastantes jogadores, principalmente para os lances de bola parada....temos o luisao rocha katsoranis nuno gomes que ate sao altos, mas o resto é tudo baixinhos...micoli, simao, nuno asis, petit, nelson, leo...acho que faz alguma diferença nesse genero de lances, pois a estatura tb conta em termos de caparro que o jogador possui e um baixinho tem sempre menos, logo em lances divididos de area sao sempre batidos....

    O simão fez um grande jogo, mas o manchester atacou muito, e ainda para mais a transiçao defesa ataque do benfica foi horrivel, alias, o nuno gomes esteve desamparadissimo e o micoli nunca lhe veio a bola....

    como ja disseram aí em baixo, venha a uefa...nada garante um brilhantismo do benfica, mas tenta-se dar o melhor...

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Tenho orgulho em vocês rapazes!! São os maiores!!

    Que venha a Taça UEFA para o Benfica conquistá-la!!

    FORÇA!!

    Amo-te Benfica!!

    ResponderEliminar
  4. quanto ao jogo acho que o Benfica entrou bem assim esteve até ao golão do Nelson.. ma a partir dos ultimos 10 minutos da primeira parte o Man não deu qualquer hipoteses, viu-se bem que nao tava pa ser eliminado outra vez.. da parte do glorioso só mesmo o Simão é que jogou, e é de realçar mais uma vez o grande jogo do 33 Ricardo Rocha..
    e para variar o Santos anda a dormir.. mas quem é que a perder tira um avançado? tudo bem que nao tava a jogar nada, até aí nada contra, mas por o Paulo Jorge??? cum catano, isto nao lembra a ninguém.. só mesmo o banana do Santos para fazer tal coisa.. assim não dá pa ganhar nada...
    Só espero que estes jogos sirvam aos jogadores para aprender a jogar, primeiro toque, é raro falhar um passe, o Man ta fortíssimo..
    Agora é pensar na Uefa e tentar fazer uma boa figura, de preferencia para ganhar..
    Boa Sorte BENFICA
    Boa Sorte também ao Porto
    Força Portugal

    saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  5. Foi pena.

    Fizemos uma boa primeira parte, chegamos ao golo e estavamos a gerir bem.

    Mas nos últimos 5 minutos da primeira parte fomos muito lá para trás e sofremos o golo do empate que foi a chave do jogo, talvez se não tivesse acontecido esse golo o resultado podia ter sido bem diferente. Ah e de notar que o Quim foi mal batido...

    Na 2ª parte como era de esperar entrámos muito desmotivados e o Manchester chegou inevitavelmente ao 3-1.

    E acaba assim a nossa campanha na Champions mas ao contrário de outros ainda estamos na UEFA.

    ResponderEliminar
  6. Grande golo do Nelson, num grande benfica...na 1ªparte.
    Depois foi um descalabro.
    E agora...Boa Sorte na UEFA.

    ResponderEliminar
  7. Paciência.

    Perdemos o jogo ao intervalo, lembrar q o MU está a jogar na melhor forma dos ultimos anos, e que é uma grande equipa.

    Preferia nem ir à UEFA, confesso. Sim, naturalmente vou festejar caso formos ganhando, mas sempre vi a UEFA como um torneiozito de 2ª, para clubes bons de ligas como a italiana, espanhola e inglesa. Para um clube como o Benfica, Champions e mais nada...

    O apuramento foi perdido em Copenhaga e em Glasgow. Não hoje.

    ResponderEliminar
  8. Esta época fomos uma das maiores desilusões da prova. Era obrigação nossa terminarmos a fase de grupos com mais pontos que os 7 que alcançámos.

    E concordo que a eliminação não se deve à derrota de hoje mas sim à perda de pontos em Copenhaga (principalmente aqui). Foi aqui que ao empatarmos hipotecámos a passagem à próxima fase. Também se exigiria um pouco mais em Glasgow e na Luz frente ao Manchester mas tal não foi possível.

    Mas que venha a UEFA onde o Benfica é sem dúvidas nenhumas candidato a vencê-la embora pouco acredite nisso.

    ResponderEliminar
  9. Foi 1 prazer ver o Man Utd jogar. Parece que estão a voltar aos velhos tempos. 1 qualidade de passe excelente, os jogadores sempre em movimento, excelente.

    O Giggs é 1 senhor jogador, em forma ainda é dos melhores alas do mundo. O Ronaldo sem jogar muito fez 1 assistencia para golo, atirou-se 1 vez para a piscina na area e sofreu 1 falta não assassinalada na area.

    Excelente tb o Gary Neville. Fez o corredor todo.

    Em relação ao benfica gostei de ver o Simão. Voltou ao seu nivel de antigamente. Arrisca o 1x1, rapido, foi o jogador mais perigoso do Benfica. Grande golo do Nélson.

    Depois a 1 nivel muito mau esteve o Nuno Gomes que no 1º golo em vez de tentar seguir o seu adversário, tentar ir à bola apenas o tenta agarrar. A nivel ofensivo foi nulo. O mesmo se passa com o Nuno Assis.

    Boa sorte para o Benfica na TU e que o Man Utd ganhe a CL

    ResponderEliminar
  10. Vamos pra Uefa, onde somos uns dos favoritos à vitória. Entre continuar na LC e ir de vela já a seguir, e andar na Uefa e a equipa ganhar experiência europeia, e poder ganhar a competição, prefiro a 2ª hipótese.

    Agora, quem vier a seguir morre.

    ResponderEliminar
  11. O Benfica não passou a fase de grupos não foi pelo jogo em Manchester. Foi em jogos contra o Celtic e Copenhaga.

    Benfica ir para a UEFA é um prémio de consolação amargo. De qualquer forma o nome do Benfica e de Portugal ainda está lá.

    ResponderEliminar
  12. Um golaço enorme, ficou o menos nisso tudo o prazer de ter calado o estadio inteiro durante um grande momento e ter dado um susto imenso a uma equipa que nao esta habituada a isso no seu campo. os relatos sao fantasticos.
    obrigado Benfica , sempre Glorioso

    ResponderEliminar
  13. LINDO! até chorei a ver isto (Vídeo com relato)..
    pena que nao aguentaram depois ..
    mas agora a final da uefa tá a nossa espera! venha quem vier, estamos preparados para dar o melhor!
    BENFICA!!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas