quinta-feira, 20 de maio de 2010

MOÇAMBOLA-2010 - Conseguirá Salvado quebrar a invencibilidade de Conde?

Depois da preciosa vitória diante do Desportivo, na última ronda, o Ferroviário vai a mais uma prova de fogo desta feita diante do Maxaquene, encontro agendado para a tarde de amanhã, no Estádio da Machava, e que pode catapultá-lo assim como retrocedê-lo na sua invejável trajectória no Moçambola, prova na qual ainda não conheceu o sabor amargo da derrota e lidera isolado concluídas oito jornadas.

A questão que se coloca é se Arnaldo Salvado conseguirá quebrar a invencibilidade de Chiquinho Conde que, galvanizado pelas vitórias, vai se assumindo de jornada em jornada como autêntico candidato ao título.

Cada jogo tem a sua história, sendo que a tarde de amanhã será mais uma daquelas que vão proporcionar aos amantes do futebol momentos de grande emoção e de euforia, atendendo que estarão perante mais um encontro entre colossos do Moçambola.

Um dos factores que chama atenção e alimenta grandes expectativas à volta deste encontro é o facto de colocar frente-a-frente duas equipas que pela tradição figuram como candidatas ao título. O Ferroviário não quer perder a liderança e o Maxaquene de vista os lugares cimeiros, agora na terceira posição.

Os empates consentidos nas duas últimas rondas, respectivamente, frente ao Atlético e FC de Lichinga, trouxeram um revés aos “tricolores” que vinham num ritmo acelerado e promissor. Agora partilham o terceiro lugar com a HCB de Songo. A luta pelo terceiro posto vai animar a ronda em perspectiva, pois os tetenses partem igualmente para o terreno do Textáfrica que, por seu turno, vai tentar vingar-se da derrota frente ao Vilankulo FC, no pretérito fim-de-semana, e sair debaixo da linha da água.

Na mira da queda do campeão está a Liga Muçulmana que recebe o Atlético, a tentar sair debaixo da linha da água. Aliás, a perseguição da Liga ao líder vem se enraizando de jornada em jornada e, jogando em casa, tem todas as condições criadas para manietar o adversário, factor aliado à grande motivação que reina no conjunto depois da vitória bem conseguida no “inferno” de Songo, na anterior ronda.

Com jogos tanto ou quanto acessíveis, estão o Ferroviário da Beira e Desportivo que recebem o FC de Lichinga e Sporting da Beira, respectivamente. Os “locomotivas” beirenses, na quinta posição, ainda sonham com os lugares cimeiros e têm no encalço o Vilankulo FC que, por seu turno, se desloca à capital para o embate com o Matchedje. Este é também um jogo a ter em conta, porque vai envolver duas equipas com o mesmo nível e procuram defender a sua dignidade na prova.

O Ferroviário da Beira deve igualmente precaver-se na recepção ao FC de Lichinga, que tenta corrigir os erros cometidos no arranque e o empate na recepção aos “tricolores” foi um bom sinal.

Enquanto isso, o Desportivo e o Sporting da Beira que estava agendado para domingo, foi adiado para a próxima quarta-feira, a pedido dos “alvi-negros” que, amanhã, vão participar no Torneio Mpumalanga Premier Football Cup.

O Costa do Sol viaja para o reduto do Ferroviário de Pemba (25 de Junho, casa emprestada), “lanterna vermelha” do campeonato. Esta é mais uma oportunidade para os “canarinhos” distanciarem-se cada vez mais da zona da linha da água e recuperar o espaço perdido.

Jogos da nona jornada

Amanhã

Estádio da Machava

15.00 – Ferroviário-Maxaquene

Campo do Maxaquene (Baixa)

15.00 – Matchedje-Vilankulo FC

Domingo

Campo da Liga Muçulmana

15.00 – Liga Muçulmana-Atlético Muçulmano

Estádio Municipal de Pemba

15.00 – Fer. Pemba-Costa do Sol

Campo do Fer. Beira

15.00 – Fer. Beira-FC Lichinga

Campo da Soalpo

15.00 – Textáfrica-HCB de Songo

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas